Dietas para Perder Peso: Conheça as Melhores e Veja os Cardápios Indicados

Quando procuramos saber mais sobre as dietas para perder peso, acabamos caindo em um mar de informações na internet. São tantas as recomendações que não sabemos exatamente em quais regimes confiar, não é mesmo?

Para ajudar nessa questão, preparei esse guia completo sobre as melhores dietas para você aplicar no seu dia a dia. Tem dieta para perder peso em 1 semana, dieta para emagrecer muito, dieta mais básica e leve e muitas outras para você conhecer e escolher a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. 

dietas para perder peso
Dietas para perder peso: Confira as melhores neste post!

Além disso, indico uma lista de alimentos que você pode consumir para se manter em forma e dicas extras e incríveis para quem vai começar uma dieta — porque sabemos que não basta deixar de comer algumas coisas, é preciso realizar algumas outras ações para ficar com o corpo em forma. 

Está esperando o quê? Vamos lá!

Dietas para perder peso em uma semana

Dietas que prometem a perda de peso em poucos dias (como em uma semana) são aquelas consideradas radicais. Portanto, já aviso que elas não são fáceis de serem executadas, mas o resultado compensa. 

Uma delas é a dieta do ovo, que é baseada na redução do consumo de calorias. Esse regime pode ser aplicado de três formas diferentes: para quem deseja perder peso em 3 dias, em 7 dias ou até em 1 mês. Como o próprio nome já diz, ela consiste na ingestão de dois ovos cozidos nas principais refeições do dia, como o almoço e o jantar

O ovo, quando cozido, faz com que o nosso corpo gaste mais calorias em sua digestão, além de promover a saciedade. Ele também é rico em proteínas e vitaminas lipossolúveis que se dissolvem em gordura, potencializando o emagrecimento.  

Para realizar essa dieta é importante cortar determinados alimentos da sua rotina, como bebidas alcoólicas , carboidratos e alimentos ricos em gordura saturadas. Certifique-se de incluir pequenas porções de vegetais folhosos, legumes crus e cozidos, frutas e proteínas magras (frangos e peixes) para acompanhar as refeições do dia. 

Veja um exemplo de cardápio para a dieta do ovo: 

  • Café da manhã: dois ovos cozidos ou uma omelete de couve e cogumelos;
  • Almoço: salada verde e proteína magra (frango ou peixe);
  • Jantar: legumes cozidos e um ovo cozido. 

Saiba tudo sobre a dieta do ovo conferindo o nosso artigo detalhado sobre o assunto.

Dietas para perder muito peso

A dieta da sopa é um método simples, rápido e efetivo para quem deseja perder muito peso! Ela permite perder até 2 kg em apenas dois dias — não é à toa que é uma das dietas mais seguidas pelas brasileiras! E ela não possui nenhum mistério: basta substituir uma ou mais refeições do seu dia (almoço e janta) por um caldo ou sopa

É super indicada não apenas para quem quer perder muito peso, mas também para quem precisa desintoxicar o organismo depois de um período de alimentação pesada e fora dos padrões saudáveis. Ela funciona porque ajuda a eliminar as impurezas do corpo, regular o intestino e traz aquela famosa sensação de saciedade que nos mantém satisfeitas. 

A dieta da sopa pode variar de acordo com os seus objetivos: se você deseja perder 2 kg em 2 dias, precisa consumir sopa ou caldo no almoço e no jantar. Se a sua meta é perder 3 kg em 15 dias, pode substituir apenas a janta, e por aí vai.

É importante conhecer a lista de alimentos proibidos e permitidos na dieta da sopa, para preparar as suas refeições de acordo com o que é exigido pelo regime. Feijões, ervilhas e grão-de bico e arroz, por exemplo, não podem fazer parte das suas sopas e caldos. Mas verduras, legumes e alguns temperos devem ter presença garantida. 

Veja um exemplo de cardápio para a dieta da sopa: 

  • Café da manhã: 1 xícara de chá verde, 1 fatia de queijo branco e 1 fatia de melão;
  • Lanche da manhã: 1 pêssego;
  • Almoço: 3 conchas de sopa;
  • Lanche da tarde: 1 xícara de salada de frutas;
  • Jantar: 2 conchas de sopa.

Saiba mais sobre sobre a Dieta da Sopa clicando aqui

Dietas básica para perder peso

Entre as principais dietas básicas para perder peso está aquela que é conhecida como dieta dos pontos. Neste regime você terá mais autonomia para escolher o que deseja comer — o que significa que poderá comer de tudo um pouco, dentro da sua pontuação, o que a torna uma dieta básica e não radical. 

A dieta dos pontos funciona da seguinte maneira: ao invés de somar calorias, você soma pontos (cada um equivale a 3,6 calorias). Dessa forma, você pode montar o cardápio que desejar, comer aquilo que gosta e limitar a sua refeição apenas aos pontos recomendados. Para perder 4 quilos em um mês, você deve consumir apenas 320 pontos dia, por exemplo. 

Veja uma distribuição de pontos para montar as suas refeições diárias: 

  • Carboidratos: 160 a 176 pontos;
  • Proteínas: 33 e 50 pontos;
  • Gorduras: 96 pontos. 

Para que essa dieta dê certo é preciso montar um diário alimentar e anotar tudo o que você consumiu no dia — um ótimo jeito de garantir que as suas refeições não ultrapassaram o limite de pontos recomendados. Também é preciso descontar pontos dos temperos usados na comida (15 pontos) e multiplicar os pontos da tabela por 3 quando consumir frituras.

Também é importante consultar uma tabela completa com a pontuação de cada alimento para se certificar de que está contabilizando tudo certinho. Assim, você se manterá saudável, não deixará de fora nenhum alimento nas suas refeições e ainda perderá peso! 

Dieta pronta para perder peso

Para quem está em busca de uma dieta pronta para ser seguida, indico a dieta Dukan. Ela é um método de emagrecimento criado pelo nutrólogo de mesmo nome e indica o consumo de uma grande quantidade de proteínas e uma redução na ingestão de carboidratos. Nessa dieta, você só poderá consumir 100 variedades de alimentos nas fases de emagrecimento. 

Essa dieta se divide em quatro fases, chamadas de ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. As duas primeiras fases, ataque e cruzeiro, possuem como objetivo a perda de peso. As duas últimas fases, consolidação e estabilização, são para estabilizar o peso perdido. 

Veja como funciona cada uma dessas fases: 

  • Ataque: dura de um a sete dias e você só pode ingerir os 66 alimentos indicados e ricos em proteínas. Eles podem ser consumidos à vontade, junto com 1 colher de farelo de aveia por dia. É possível perder até 5 kg nessa fase;
  • Cruzeiro: aqui são permitidos 100 tipos de alimentos, entre eles legumes e verduras. Essa fase dura 7 dias para cada quilo perdido. Também é orientado consumir 2 colheres de farelo de aveia por dia. Espera-se perder um quilo por semana;
  • Consolidação: nesta fase já estão liberadas as frutas, pão integral, queijos e carboidratos. As duas colheres de aveia por dia ainda são recomendadas. Essa fase deve durar 10 dias por peso perdido;
  • Estabilização: aqui a alimentação é livre. Mas você deve seguir três regras: uma vez por semana deve ingerir apenas proteínas, comer 3 colheres de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada diária com o abandono dos elevadores no dia a dia. 

Essa dieta é extensa, mas é uma daquelas que já possui tudo programado para você seguir e aplicar no seu dia a dia. É só começar!  

Dieta para perder peso e barriga 

Se o seu foco é perder peso e barriga, então você precisa conhecer a dieta do metabolismo rápido. Com ela, você perde 10 quilos em até 28 dias e ainda trabalha a barriga para que ela fique chapada! 

Essa dieta promete fazer com que o seu organismo queime gordura 24 horas por dia, mas para que isso aconteça você deve seguir as regras à risca. Ou seja, deve fazer cinco refeições por dia, comer 30 minutos depois de acordar, beber muita água, fazer exercícios e só consumir os alimentos permitidos. 

Essa dieta dura quatro semanas, que é o tempo ideal para que o seu corpo saia do modo lento de queima de gordura. A cada dois ou três dias você deve mudar a proporção de carboidrato, proteína e gorduras saudáveis no cardápio. O regime é dividido em três fases: 

  • 1ª fase: relaxar as glândulas suprarrenais. O cardápio tem uma dose maior de carboidrato para fazer o organismo acreditar que não vai ser submetido a uma dieta. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, proteína animal, proteína vegetal, grãos e amidos. Alimentos proibidos: gorduras, até mesmo as boas;
  • 2ª fase: destravar a gordura armazenada no organismo. Essa etapa é restritiva e dura apenas dois dias. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, proteína animal. Alimentos proibidos: proteína vegetal, amidos, grãos e gorduras de todos os tipos;
  • 3ª fase: queimar os estoques de gordura. As gorduras estocadas se tornam fonte de energia nessa etapa que dura três dias. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, proteína animal, proteína vegetal, grãos e amidos, gorduras saudáveis. 

É sempre bom lembrar: para que essa dieta do metabolismo rápido dê certo, você deve praticar 20 minutos de exercícios diariamente. 

Quais alimentos ajudam a perder peso? 

dietas para perder peso
E quando não queremos seguir dietas para perder peso? Veja a lista de alimentos que você pode comer para emagrecer!

Se a sua ideia não é entrar em uma dieta radical, mas sim conhecer uma lista de alimentos que ajudam a perder peso — e, com ela, montar a sua própria dieta —, esse tópico é para você . Aqui vou indicar uma lista completa de refeições que atuam no organismo de forma a estimular o emagrecimento. 

Dessa forma, você tem certeza de que está ingerindo os alimentos corretos e que agregam benefícios não só para o seu peso, mas também para a sua saúde. Confira!

Peixes e frutos do mar 

Você sabia que a inflamação é uma das grandes responsáveis pelo ganho de peso? É por esse motivo que você deve adicionar peixes e frutos do mar à sua rotina, já que eles possuem um nutrientes chamado ômega-3, que é um ácido graxo essencial que atua na desinflamação das células de gordura. 

Além de atuar no controle do peso, essa substância também ajuda a perder barriga. Alimentos como peixe e frutos do mar também aceleram o funcionamento do nosso metabolismo, transformando glicose em energia e impedindo que ela seja estocada em forma de gordura. Consuma esse tipo de refeição pelo menos três vezes por semana. 

Óleo de cártamo e outros óleos funcionais

Óleos funcionais são conhecidos por atuar no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra de ácido graxo para a produção de energia e diminuindo as nossas reservas de gordura. Aposte no óleo de cártamo e no óleo de coco: eles também agem na aceleração do metabolismo, que influencia muito na nossa perda de peso. 

Iogurtes com probióticos 

Pode parecer estranho o que eu vou falar agora, mas alguns lactobacilos produzem um tipo de gordura que é capaz de diminuir o percentual de gordura do nosso organismo. E não é só isso: iogurtes com probióticos também ajudam a equilibrar a flora intestinal. 

Isso se reflete no fortalecimentos das funções intestinais, o que reduz o inchaço e a sensação de estufamento, além de diminuir os gases e os sintomas de intestino preso. Ponto para quem quer emagrecer! 

Alimentos integrais

Alimentos integrais são ricos em fibras, importantes aliadas de quem deseja emagrecer. O consumo de fibras ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando o estufamento da barriga e aquela sensação de inchaço. Eles também são saudáveis porque possuem, em sua maioria, um índice glicêmico baixo. 

As fibras desaceleram a absorção da glicose dos alimentos, evitando picos de glicemia e do hormônio da insulina, que leva açúcar para as células. Assim, você não apenas reduz a gordura do organismo com o consumo de alimentos integrais, mas também torna-o mais saudável e livre de doenças como a diabetes. 

Frutas vermelhas

Foco nas frutas vermelhas ou vermelho-arroxeadas: elas são poderosas na tarefa de ajudar a perder barriga! As cascas dessas frutas possuem substâncias fitoquímicas com ação antioxidante, responsáveis por manter o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. 

O melhor jeito de consumir essas frutas é sem adição de açúcar, na quantidade de uma ou duas xícaras por dia. 

Chás

O chá verde atua no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal do nosso corpo. Essa mobilização faz com que calorias sejam queimadas no processo, o que contribui de forma eficaz para a perda de peso. O ideal é tomar uma xícara de chá de 30 a 40 minutos após o almoço e jantar. 

Outra opção de chá para emagrecer é o de hibisco, já que ele é capaz de reduzir a adipogênese — nesse processo, as células amadurecem e se tornam capazes de armazenar gordura. Além de ajudar nessa questão, o chá de hibisco também possui ação antioxidante que contribui para reduzir o depósito de gordura. 

Água 

Eu sei que você deve estar cansada de saber que a água é essencial para qualquer reação que aconteça no nosso organismo. Mas nunca é demais ressaltar que a ingestão desse líquido deve ser feita diariamente, principalmente por quem está em uma dieta. A água é fundamental para os processos de queima de gordura, eliminação de toxinas, entre outros.

Cardápio de dieta para perder peso 

Se você não se identificou com nenhuma das dietas que indiquei ao longo desse artigo, confira a seguir um cardápio básico de dieta para perder peso. Você pode utilizá-lo no seu dia a dia e fazer variações das refeições conforme for necessário e com as indicações de alimentos que dei por aqui — para se manter longe dos alimentos calóricos e gordurosos!

Café da manhã 

  • 1 pote de iogurte natural, ½ colher de óleo de coco, 2 torradas integral, 1 ovo cozido e 1 fruta. 

Lanche da manhã

  • 1 xícara de mix de castanhas, amêndoas e nozes.

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de alface e rúcula com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem. 1 batata cozida ou 1 prato raso de macarrão integral com molho de tomate. 1 filé médio de pescada grelhado e 1 colher (sopa) de couve refogada. 

Lanche da tarde

  • 1 pote de iogurte natural desnatado, ½ xícara de chá de frutas vermelhas e 2 colheres de aveia em flocos. 

Jantar

  • 1 prato (sobremesa) de alface roxa, tomate-cereja e pepino com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem. ½ colher de arroz ou abóbora cozida, 1 fatia de carne de panela e 1 suco natural de abacaxi com gengibre

Ceia

  • 1 iogurte natural

Dicas extras para perder peso 

Para finalizar, amiga, queria te dar algumas dicas extras para perder peso. Sabemos que não adianta apenas seguir uma dieta regrada, é preciso ter alguns hábitos diários que ajudam no processo de emagrecimento — e abandonar outros que não são saudáveis e que só atrapalham a conquista do seu objetivo. Confira:  

  • Reeducação alimentar e pratos variados: aproveite a dieta para reeducar a sua alimentação. Aposte nos pratos variados e experimente alimentos que você não come há tempos. Eles podem ser cruciais no seu dia a dia e no emagrecimento por conter substâncias nutritivas e que facilitam a perda de peso;
  • Suplementos naturais: eles potencializam e aceleram o seu emagrecimento. Aqui no Blog da Toda Saudável eu já escrevi várias resenhas contando como foi a minha experiência usando suplementos. Se você tiver curiosidade para saber qual emagrecedor funciona melhor pra mim (e para milhares de brasileiras), veja as minhas resenhas do Kifina, Womax Plus e Phyto Power;
  • Exercícios e hidratação: nenhuma dieta funciona por si só. Se você realmente deseja perder peso é preciso seguir uma rotina de exercícios e se hidratar diariamente. Confira aqui uma lista de exclusiva de exercícios para perder barriga que vai te ajudar a adicionar atividade física no seu dia a dia. 

Gostou das dicas? E das dietas recomendadas? Conte para mim nos comentários qual é o seu plano de emagrecimento. Vamos compartilhar nossas histórias e inspirar umas às outras!

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *