Dietas para Perder Peso: Conheça as Melhores e Veja os Cardápios Indicados

Emagrecimento | Atualizado em 10 março 2020

Quando procuramos saber mais sobre as dietas para perder peso, acabamos caindo em um mar de informa√ß√Ķes na internet.

S√£o tantas as recomenda√ß√Ķes que n√£o sabemos exatamente em quais regimes confiar, n√£o √© mesmo? ūü§Ē

Para ajudar nessa questão, preparei esse guia completo sobre as melhores dietas para você aplicar no seu dia a dia.

Tem dieta para perder peso em 1 semana, dieta para emagrecer muito, dieta mais básica e leve e muitas outras para você conhecer e escolher a que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Inclusive tem remédio para emagrecer rápido.

dietas para perder peso
Dietas para perder peso: Confira as melhores neste post!

Al√©m disso, indico uma lista de alimentos que voc√™ pode consumir para se manter em forma e dicas extras e incr√≠veis para quem vai come√ßar uma dieta ‚ÄĒ porque sabemos que n√£o basta deixar de comer algumas coisas, √© preciso realizar algumas outras a√ß√Ķes para ficar com o corpo em forma. 

Está esperando o quê? Vamos lá!

Dietas para perder peso em uma semana

Dietas que prometem a perda de peso em poucos dias (como em uma semana) s√£o aquelas consideradas radicais. Portanto, j√° aviso que elas n√£o s√£o f√°ceis de serem executadas, mas o resultado compensa. 

Uma delas é a dieta do ovo, que é baseada na redução do consumo de calorias.

Esse regime pode ser aplicado de três formas diferentes: para quem deseja perder peso em 3 dias, em 7 dias ou até em 1 mês.

Como o pr√≥prio nome j√° diz, ela consiste na ingest√£o de dois ovos cozidos nas principais refei√ß√Ķes do dia, como o almo√ßo e o jantar

O ovo, quando cozido, faz com que o nosso corpo gaste mais calorias em sua digestão, além de promover a saciedade.

Ele tamb√©m √© rico em prote√≠nas e vitaminas lipossol√ļveis que se dissolvem em gordura, potencializando o emagrecimento.  

Para realizar essa dieta √© importante cortar determinados alimentos da sua rotina, como bebidas alco√≥licas ūüćļ, carboidratos e alimentos ricos em gordura saturadas.

Certifique-se de incluir pequenas por√ß√Ķes de vegetais folhosos, legumes crus e cozidos, frutas e prote√≠nas magras (frangos e peixes) para acompanhar as refei√ß√Ķes do dia. 

Veja um exemplo de card√°pio para a dieta do ovo: 

  • Caf√© da manh√£: dois ovos cozidos ou uma omelete de couve e cogumelos;
  • Almo√ßo: salada verde e prote√≠na magra (frango ou peixe);
  • Jantar: legumes cozidos e um ovo cozido. 

ūüĎČ Saiba tudo sobre a dieta do ovo conferindo o nosso artigo detalhado sobre o assunto.

Dietas para perder muito peso

A dieta da sopa é um método simples, rápido e efetivo para quem deseja perder muito peso!

Ela permite perder at√© 2 kg em apenas dois dias ‚ÄĒ n√£o √© √† toa que √© uma das dietas mais seguidas pelas brasileiras!

E ela n√£o possui nenhum mist√©rio: basta substituir uma ou mais refei√ß√Ķes do seu dia (almo√ßo e janta) por um caldo ou sopa

√Č super indicada n√£o apenas para quem quer perder muito peso, mas tamb√©m para quem precisa desintoxicar o organismo depois de um per√≠odo de alimenta√ß√£o pesada e fora dos padr√Ķes saud√°veis.

Ela funciona porque ajuda a eliminar as impurezas do corpo, regular o intestino e traz aquela famosa sensa√ß√£o de saciedade que nos mant√©m satisfeitas. 

A dieta da sopa pode variar de acordo com os seus objetivos: se você deseja perder 2 kg em 2 dias, precisa consumir sopa ou caldo no almoço e no jantar. Se a sua meta é perder 3 kg em 15 dias, pode substituir apenas a janta, e por aí vai.

√Č importante conhecer a lista de alimentos proibidos e permitidos na dieta da sopa, para preparar as suas refei√ß√Ķes de acordo com o que √© exigido pelo regime.

Feij√Ķes, ervilhas e gr√£o-de bico e arroz, por exemplo, n√£o podem fazer parte das suas sopas e caldos.

Mas verduras, legumes e alguns temperos devem ter presen√ßa garantida. 

Veja um exemplo de card√°pio para a dieta da sopa: 

  • Caf√© da manh√£: 1 x√≠cara de ch√° verde, 1 fatia de queijo branco e 1 fatia de mel√£o;
  • Lanche da manh√£: 1 p√™ssego;
  • Almo√ßo: 3 conchas de sopa;
  • Lanche da tarde: 1 x√≠cara de salada de frutas;
  • Jantar: 2 conchas de sopa.

ūüĎČ Saiba mais sobre sobre a Dieta da Sopa clicando aqui

Dietas b√°sica para perder peso

Entre as principais dietas básicas para perder peso está aquela que é conhecida como dieta dos pontos.

Neste regime voc√™ ter√° mais autonomia para escolher o que deseja comer ‚ÄĒ o que significa que poder√° comer de tudo um pouco, dentro da sua pontua√ß√£o, o que a torna uma dieta b√°sica e n√£o radical. 

A dieta dos pontos funciona da seguinte maneira: ao invés de somar calorias, você soma pontos (cada um equivale a 3,6 calorias).

Dessa forma, você pode montar o cardápio que desejar, comer aquilo que gosta e limitar a sua refeição apenas aos pontos recomendados.

Para perder 4 quilos em um m√™s, voc√™ deve consumir apenas 320 pontos dia, por exemplo. 

Veja uma distribui√ß√£o de pontos para montar as suas refei√ß√Ķes di√°rias: 

  • Carboidratos: 160 a 176 pontos;
  • Prote√≠nas: 33 e 50 pontos;
  • Gorduras: 96 pontos. 

Para que essa dieta d√™ certo √© preciso montar um di√°rio alimentar e anotar tudo o que voc√™ consumiu no dia ‚ÄĒ um √≥timo jeito de garantir que as suas refei√ß√Ķes n√£o ultrapassaram o limite de pontos recomendados.

Também é preciso descontar pontos dos temperos usados na comida (15 pontos) e multiplicar os pontos da tabela por 3 quando consumir frituras.

Também é importante consultar uma tabela completa com a pontuação de cada alimento para se certificar de que está contabilizando tudo certinho.

Assim, voc√™ se manter√° saud√°vel, n√£o deixar√° de fora nenhum alimento nas suas refei√ß√Ķes e ainda perder√° peso! 

Dieta pronta para perder peso

Para quem est√° em busca de uma dieta pronta para ser seguida, indico a dieta Dukan.

Ela é um método de emagrecimento criado pelo nutrólogo de mesmo nome e indica o consumo de uma grande quantidade de proteínas e uma redução na ingestão de carboidratos.

Nessa dieta, voc√™ s√≥ poder√° consumir 100 variedades de alimentos nas fases de emagrecimento. 

Essa dieta se divide em quatro fases, chamadas de ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização.

As duas primeiras fases, ataque e cruzeiro, possuem como objetivo a perda de peso. As duas √ļltimas fases, consolida√ß√£o e estabiliza√ß√£o, s√£o para estabilizar o peso perdido. 

Veja como funciona cada uma dessas fases: 

  • Ataque: dura de um a sete dias e voc√™ s√≥ pode ingerir os 66 alimentos indicados e ricos em prote√≠nas. Eles podem ser consumidos √† vontade, junto com 1 colher de farelo de aveia por dia. √Č poss√≠vel perder at√© 5 kg nessa fase;
  • Cruzeiro: aqui s√£o permitidos 100 tipos de alimentos, entre eles legumes e verduras. Essa fase dura 7 dias para cada quilo perdido. Tamb√©m √© orientado consumir 2 colheres de farelo de aveia por dia. Espera-se perder um quilo por semana;
  • Consolida√ß√£o: nesta fase j√° est√£o liberadas as frutas, p√£o integral, queijos e carboidratos. As duas colheres de aveia por dia ainda s√£o recomendadas. Essa fase deve durar 10 dias por peso perdido;
  • Estabiliza√ß√£o: aqui a alimenta√ß√£o √© livre. Mas voc√™ deve seguir tr√™s regras: uma vez por semana deve ingerir apenas prote√≠nas, comer 3 colheres de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada di√°ria com o abandono dos elevadores no dia a dia. 

Essa dieta √© extensa, mas √© uma daquelas que j√° possui tudo programado para voc√™ seguir e aplicar no seu dia a dia. √Č s√≥ come√ßar!  

Dieta para perder peso e barriga 

Se o seu foco √© perder peso e barriga, ent√£o voc√™ precisa conhecer a dieta do metabolismo r√°pido. Com ela, voc√™ perde 10 quilos em at√© 28 dias e ainda trabalha a barriga para que ela fique chapada! 

Essa dieta promete fazer com que o seu organismo queime gordura 24 horas por dia, mas para que isso aconteça você deve seguir as regras à risca.

Ou seja, deve fazer cinco refei√ß√Ķes por dia, comer 30 minutos depois de acordar, beber muita √°gua, fazer exerc√≠cios e s√≥ consumir os alimentos permitidos. 

Essa dieta dura quatro semanas, que é o tempo ideal para que o seu corpo saia do modo lento de queima de gordura.

A cada dois ou tr√™s dias voc√™ deve mudar a propor√ß√£o de carboidrato, prote√≠na e gorduras saud√°veis no card√°pio. O regime √© dividido em tr√™s fases: 

  • 1¬™ fase: relaxar as gl√Ęndulas suprarrenais. O card√°pio tem uma dose maior de carboidrato para fazer o organismo acreditar que n√£o vai ser submetido a uma dieta. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, prote√≠na animal, prote√≠na vegetal, gr√£os e amidos. Alimentos proibidos: gorduras, at√© mesmo as boas;
  • 2¬™ fase: destravar a gordura armazenada no organismo. Essa etapa √© restritiva e dura apenas dois dias. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, prote√≠na animal. Alimentos proibidos: prote√≠na vegetal, amidos, gr√£os e gorduras de todos os tipos;
  • 3¬™ fase: queimar os estoques de gordura. As gorduras estocadas se tornam fonte de energia nessa etapa que dura tr√™s dias. Alimentos permitidos: verduras e legumes, frutas, prote√≠na animal, prote√≠na vegetal, gr√£os e amidos, gorduras saud√°veis. 

√Č sempre bom lembrar: para que essa dieta do metabolismo r√°pido d√™ certo, voc√™ deve praticar 20 minutos de exerc√≠cios diariamente. 

Quais alimentos ajudam a perder peso? 

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E quando não queremos seguir dietas para perder peso? Veja a lista de alimentos que você pode comer para emagrecer!

Se a sua ideia n√£o √© entrar em uma dieta radical, mas sim conhecer uma lista de alimentos que ajudam a perder peso ‚ÄĒ e, com ela, montar a sua pr√≥pria dieta ‚ÄĒ, esse t√≥pico √© para voc√™ ūü§ó.

Aqui vou indicar uma lista completa de refei√ß√Ķes que atuam no organismo de forma a estimular o emagrecimento. 

Dessa forma, voc√™ tem certeza de que est√° ingerindo os alimentos corretos e que agregam benef√≠cios n√£o s√≥ para o seu peso, mas tamb√©m para a sua sa√ļde. Confira!

Peixes e frutos do mar 

Você sabia que a inflamação é uma das grandes responsáveis pelo ganho de peso?

√Č por esse motivo que voc√™ deve adicionar peixes e frutos do mar √† sua rotina, j√° que eles possuem um nutrientes chamado √īmega-3, que √© um √°cido graxo essencial que atua na desinflama√ß√£o das c√©lulas de gordura. 

Al√©m de atuar no controle do peso, essa subst√Ęncia tamb√©m ajuda a perder barriga.

Alimentos como peixe e frutos do mar também aceleram o funcionamento do nosso metabolismo, transformando glicose em energia e impedindo que ela seja estocada em forma de gordura.

Consuma esse tipo de refei√ß√£o pelo menos tr√™s vezes por semana. 

√ďleo de c√°rtamo e outros √≥leos funcionais

√ďleos funcionais s√£o conhecidos por atuar no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra de √°cido graxo para a produ√ß√£o de energia e diminuindo as nossas reservas de gordura.

Aposte no √≥leo de c√°rtamo e no √≥leo de coco: eles tamb√©m agem na acelera√ß√£o do metabolismo, que influencia muito na nossa perda de peso. 

Iogurtes com probi√≥ticos 

Pode parecer estranho o que eu vou falar agora, mas alguns lactobacilos produzem um tipo de gordura que é capaz de diminuir o percentual de gordura do nosso organismo.

E n√£o √© s√≥ isso: iogurtes com probi√≥ticos tamb√©m ajudam a equilibrar a flora intestinal. 

Isso se reflete no fortalecimentos das fun√ß√Ķes intestinais, o que reduz o incha√ßo e a sensa√ß√£o de estufamento, al√©m de diminuir os gases e os sintomas de intestino preso. Ponto para quem quer emagrecer! 

Alimentos integrais

Alimentos integrais s√£o ricos em fibras, importantes aliadas de quem deseja emagrecer.

O consumo de fibras ajuda a melhorar o tr√Ęnsito intestinal, evitando o estufamento da barriga e aquela sensa√ß√£o de incha√ßo.

Eles tamb√©m s√£o saud√°veis porque possuem, em sua maioria, um √≠ndice glic√™mico baixo. 

As fibras desaceleram a absor√ß√£o da glicose dos alimentos, evitando picos de glicemia e do horm√īnio da insulina, que leva a√ß√ļcar para as c√©lulas.

Assim, voc√™ n√£o apenas reduz a gordura do organismo com o consumo de alimentos integrais, mas tamb√©m torna-o mais saud√°vel e livre de doen√ßas como a diabetes. 

Frutas vermelhas

Foco nas frutas vermelhas ou vermelho-arroxeadas: elas s√£o poderosas na tarefa de ajudar a perder barriga!

As cascas dessas frutas possuem subst√Ęncias fitoqu√≠micas com a√ß√£o antioxidante, respons√°veis por manter o sistema circulat√≥rio eficiente, melhorando a irriga√ß√£o dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. 

O melhor jeito de consumir essas frutas √© sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar, na quantidade de uma ou duas x√≠caras por dia. 

Ch√°s

O ch√° verde ūüćĶ atua no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal do nosso corpo.

Essa mobilização faz com que calorias sejam queimadas no processo, o que contribui de forma eficaz para a perda de peso.

O ideal √© tomar uma x√≠cara de ch√° de 30 a 40 minutos ap√≥s o almo√ßo e jantar. 

Outra op√ß√£o de ch√° para emagrecer √© o de hibisco, j√° que ele √© capaz de reduzir a adipog√™nese ‚ÄĒ nesse processo, as c√©lulas amadurecem e se tornam capazes de armazenar gordura.

Al√©m de ajudar nessa quest√£o, o ch√° de hibisco tamb√©m possui a√ß√£o antioxidante que contribui para reduzir o dep√≥sito de gordura. 

√Āgua 

Eu sei que você deve estar cansada de saber que a água é essencial para qualquer reação que aconteça no nosso organismo.

Mas nunca é demais ressaltar que a ingestão desse líquido deve ser feita diariamente, principalmente por quem está em uma dieta.

A água é fundamental para os processos de queima de gordura, eliminação de toxinas, entre outros.

Card√°pio de dieta para perder peso 

Se você não se identificou com nenhuma das dietas que indiquei ao longo desse artigo, confira a seguir um cardápio básico de dieta para perder peso.

Voc√™ pode utiliz√°-lo no seu dia a dia e fazer varia√ß√Ķes das refei√ß√Ķes conforme for necess√°rio e com as indica√ß√Ķes de alimentos que dei por aqui ‚ÄĒ para se manter longe dos alimentos cal√≥ricos e gordurosos!

Caf√© da manh√£ 

  • 1 pote de iogurte natural, ¬Ĺ colher de √≥leo de coco, 2 torradas integral, 1 ovo cozido e 1 fruta. 

Lanche da manh√£

  • 1 x√≠cara de mix de castanhas, am√™ndoas e nozes.

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de alface e r√ļcula com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem. 1 batata cozida ou 1 prato raso de macarr√£o integral com molho de tomate. 1 fil√© m√©dio de pescada grelhado e 1 colher (sopa) de couve refogada. 

Lanche da tarde

  • 1 pote de iogurte natural desnatado, ¬Ĺ x√≠cara de ch√° de frutas vermelhas e 2 colheres de aveia em flocos. 

Jantar

  • 1 prato (sobremesa) de alface roxa, tomate-cereja e pepino com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem. ¬Ĺ colher de arroz ou ab√≥bora cozida, 1 fatia de carne de panela e 1 suco natural de abacaxi com gengibre

Ceia

  • 1 iogurte natural

Dicas extras para perder peso 

Para finalizar, amiga, queria te dar algumas dicas extras para perder peso.

Sabemos que n√£o adianta apenas seguir uma dieta regrada, √© preciso ter alguns h√°bitos di√°rios que ajudam no processo de emagrecimento ‚ÄĒ e abandonar outros que n√£o s√£o saud√°veis e que s√≥ atrapalham a conquista do seu objetivo. Confira:  

  • Reeduca√ß√£o alimentar e pratos variados: aproveite a dieta para reeducar a sua alimenta√ß√£o. Aposte nos pratos variados e experimente alimentos que voc√™ n√£o come h√° tempos. Eles podem ser cruciais no seu dia a dia e no emagrecimento por conter subst√Ęncias nutritivas e que facilitam a perda de peso;
  • Suplementos naturais: eles potencializam e aceleram o seu emagrecimento. Aqui no Blog da Toda Saud√°vel eu j√° escrevi v√°rias resenhas contando como foi a minha experi√™ncia usando suplementos. Se voc√™ tiver curiosidade para saber qual emagrecedor funciona melhor pra mim (e para milhares de brasileiras), veja as minhas resenhas do Kifina, Womax Plus e Phyto Power;
  • Exerc√≠cios e hidrata√ß√£o: nenhuma dieta funciona por si s√≥. Se voc√™ realmente deseja perder peso √© preciso seguir uma rotina de exerc√≠cios e se hidratar diariamente. Confira aqui uma lista de exclusiva de exerc√≠cios para perder barriga que vai te ajudar a adicionar atividade f√≠sica no seu dia a dia. 

Gostou das dicas? E das dietas recomendadas?

Conte para mim nos comentários qual é o seu plano de emagrecimento.

Vamos compartilhar nossas histórias e inspirar umas às outras!

Até mais!