Gengibre, o doce sabor picante!

O gengibre é uma raiz que tem propriedades anti-inflamatória, ajuda na digestão, alivia náuseas e vômitos, atua na prevenção de gripes e resfriados, é analgésico e cardiotônico, e muito mais. Enfim, o gengibre é igual as promessas de casamento é uma planta que nos ajuda na saúde e na doença, nos faz sentir bem, de forma natural e sem esforço, o melhor é se aprender a usá-lo de várias maneiras, na cozinha e na saúde.

Para o que faz bem?

No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina milenar reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicando para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Quem não deve utilizar?

Ainda assim pode trazer algumas complicações para que tem algumas doenças, o que melhor é consultar seu médico. Com por exemplo: Úlceras gástricas, Gastrite, Doença de Crohn, Cólon irritável, Colite, Cálculos Biliares ou Colelitíase.

Já em caso de hipertensão ou níveis de tensão arterial elevados não é recomendável tomar gengibre, já que alguns dos componentes desta raiz podem aumentar os valores arteriais e serem prejudiciais ou inclusive perigosos. Evidentemente, as pessoas que estão recebendo tratamento farmacêutico para evitar a pressão alta também não devem consumir este produto natural.

O gengibre pode interferir também sobre outros medicamentos e é por isso que devem abrir mão dele pessoas que estão sendo tratadas com remédios para: Circulação Sanguínea, Diabetes, Anticoagulantes.

Durante a gravidez e a amamentação, é possível que interfira em processos hormonais e é por isso que se recomenda evitar seu consumo ou, em último caso, consulte o para a questão de incorporá-lo à alimentação da mulher grávida. Do mesmo modo é melhor evitá-lo.

Na culinária há vários modos de consumir essa raiz muito versátil como ingrediente principal ou coadjuvante.

Modos de Preparo:

Água de gengibre 

Para eliminar as gordurinhas extras do corpo, a água de gengibre pode ser uma grande aliada, pois possui efeito diurético e termogênico no organismo. Basta adicionar de quatro a cinco rodelas de gengibre em uma garrafa de água.

Chá de gengibre

Além de prevenir problemas de saúde como gripes e dores de garganta, o chá de gengibre emagrece e ajuda a secar gorduras. Porém, nesse caso ele perde um pouco de suas propriedades.

Suco com gengibre

Sucos detox são ricos em nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo e ajudam na perda de peso e na manutenção da saúde. Para preparar um suco detox com gengibre, escolha ingredientes como frutas e canela e misture todos juntos no liquidificador, pois juntos ativam o metabolismo e te alimentam.

Shake com gengibre

O shake emagrecedor serve para perder peso com saúde, acrescente na bebida, além do gengibre, a linhaça serve como fonte de fibras que favorece o emagrecimento e o abacaxi, alimento que ajuda a emagrecer rápido e pode ser usado em várias preparações.

Receita Shake de morango com gengibre

Esse Shake leva canela e cacau, que são alimentos termogênicos e biomassa de banana verde, rica em amido resistente que aumenta a sensação de saciedade.

Ingredientes:

200 ml de leite de soja

1 banana

4 morangos

1 rodela de gengibre

1 colher (chá) canela em pó

1 colher (chá) cacau em pó

1 colher (sopa) biomassa da banana verde

1 colher (chá) semente de chia

Receita de Gengibre em Conserva (Gari): 

Mais uma forma consumir Gengibre é em conserva, pois possui os mesmos benefícios do Gengibre cru, porém com teor calórico superior devido à presença do Açúcar.

Ingredientes:

Lascas finas (400g) de Gengibre cozinhar em fogo baixo e adicionar 1/2 xícara (chá) de Açúcar, 1 xícara (200ml) de vinagre e 3 colheres (chá) de sal.

Depois manter na geladeira por dois dias. A porção ideal é 1 colher (sobremesa) por dia. Normalmente se consome com Sushi essa conserva.

Gostou desse assunto? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.

Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/

Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/

Bjs

Deixe seu Comentário