Hibisco – Para que Serve, Benefícios e Receitas de Chá

Hibisco – Para que Serve, Benefícios e Receitas de Chá
5 (100%) 3 vote[s]

Se você já esteve à procura de um jeito de emagrecer que não seja tão radical, já deve ter se deparado por aí com o hibisco ou com o chá dessa planta.

Mas o que pouca gente sabe é que o hibisco não tem como benefício apenas a perda de peso .

O chá também é responsável por cuidar da nossa saúde como ninguém e é exatamente sobre todas essas vantagens secretas que eu vou falar nesse artigo!

hibisco para que serve

Hibisco para que serve? O que é? Descubra a resposta para essas e outras perguntas neste post!

E uma coisa importante: não é todo mundo que pode tomar o chá de hibisco! Ele possui uma lista de contraindicações essencial para quem deseja se aventurar com essa planta!

Vem saber mais sobre o chá de hibisco, para que serve, quais são seus benefícios para a saúde e como prepará-lo em casa. Vamos lá?

HIBISCO: O QUE É E PARA QUE SERVE?

Afinal, para que serve esse tal de hibisco? Primeiro, deixa eu te contar um pouquinho sobre ele…

O hibisco é um daqueles elementos naturais que se tornou muito popular e presente no dia a dia de quem deseja ter uma alimentação saudável e cheia de nutrientes.

A planta teve sua origem na Índia e na Malásia, espalhou-se pela África e teve uso incorporado no Brasil na época da escravidão. A flor da planta de hibisco é comumente usada para fazer chás que prometem inúmeros benefícios ao organismo além do emagrecimento.

Mas o que torna o hibisco um alimento tão benéfico?

A resposta é um elemento conhecido como antocianina. Sua alta concentração tem ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a fazer com que células danificadas voltem a atuar normalmente.

Outra boa notícia é que essas ações fazem com que nosso corpo deixe de acumular toxinas, o que ajuda muito em processos de emagrecimento. E não para por aí!

A planta também conta com enzimas e mucilagens em sua composição que, quando ingeridas, atuam em diferentes partes do nosso corpo como no estômago, intestino e rins. Mas é preciso ficar atenta: o chá de hibisco é feito a partir da planta Hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente daquelas que comumente encontramos em jardins, ok?

O hibisco também é fonte de outras vitaminas, minerais e proteínas — e até carboidratos. Veja uma lista com tudo o que você consome quando utiliza a planta em suas refeições:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Ácido fólico.

Já viu vantagens em consumir o hibisco para melhorar a sua saúde? Então é hora de conhecer ainda mais sobre os benefícios que essa flor traz para a sua vida .

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE HIBISCO?

Já comentei com você para que serve o hibisco e citei superficialmente alguns dos benefícios deste, mas agora é hora de entrar em detalhes sobre cada uma dessas vantagens. No Brasil, a planta ficou famosa por conta da dieta do chá de hibisco — mas essa planta ainda tem muito a nos oferecer. Dá só uma olhada:

1. Retarda o envelhecimento

É isso mesmo: o hibisco possui propriedades que ajudam a afastar os sinais de envelhecimento. A planta conta com alto nível de compostos fenólicos, como antocianinas, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, que se juntam para prevenir o estresse causados às células e que acabam por nos deixar com rugas e outras marcas da idade.

Preocupada com rugas, sinas da idade e flacidez? Acabe com isso com o Renova 31!

2. Reduz a gordura corporal e ajuda a emagrecer

O chá de hibisco, comumente usado em dietas por quem pretende emagrecer, possui zero calorias. Ou seja, seu consumo não contribui para o acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, pesquisas mostram que o consumo de hibisco reduz  a criação das células de gordura no abdômen e nos quadris. Ele também bloqueia a produção de uma substância chamada amilase, que nada mais é do que uma enzima que transforma o amido do nosso corpo em açúcar, ajudando ainda mais no processo de emagrecimento.

É importante ressaltar que só o chá de hibisco não faz milagres, hein? Além de inseri-lo na sua dieta, é preciso adotar um cardápio alimentar equilibrado e a prática de exercícios.

Precisa emagrecer urgente? Dá só uma olhada nessas 9 dicas e emagreça já!

3. Controla o nível de colesterol

Pesquisas comprovam que o consumo regular do chá de hibisco ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ele também diminui os triglicerídeos em portadores de diabetes e síndrome metabólica — doenças que geralmente estão associadas à obesidade e aumento de pressão.

O que acontece na prática é o seguinte: o hibisco atua no organismo de forma a aumentar o colesterol que é considerado bom para o nosso corpo e diminuindo o colesterol que é ruim, assim como os triglicérides.

Quer reduzir o nível de colesterol ruim e ainda emagrecer? Não deixe de conhecer o emagrecedor natural Kifina!

4. Reduz os danos ao fígado

Esse benefício também já foi comprovado cientificamente: o hibisco também ajuda a melhorar a saúde do fígado. Seu consumo acaba por liberar enzimas desintoxicantes e reduzir os danos causados ao órgão, principalmente aqueles relacionados ao excesso de bebidas alcoólicas .

Mas não adianta tomar o chá de hibisco apenas uma vez e achar que vai ficar tudo bem: as pesquisas constataram que o extrato de hibisco faz efeito quando tomado regularmente por doze semanas. Ao final desse período, foi constatada a melhora de quadros de esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado.

Que tal um chazinho rápido e poderoso pra reduzir a gordura no fígado? Clique aqui e veja 13 opções para isso!

5. Ajuda nas funções digestivas e intestinais

O hibisco também é considerado um tipo de laxante de baixa potência. Isso significa que ele é um ótimo aliado de quem tem problemas de digestão ou nas funções intestinais. Por conter flavonoides, responsáveis por ações diuréticas, o corpo acaba por facilitar esses processos e eliminar a retenção de líquidos.

A dica é consumi-lo durante as manhãs, em jejum, para que os efeitos sejam potencializados.

Não se esqueça de consumir alimentos ricos em fibras caso você esteja com problemas de intestino preso!

6. Diminui a pressão arterial

Que a pressão alta é a causadora de problemas cardíacos , como o infarto, ou AVCs (acidente vascular cerebral), isso você já sabe. A novidade é que o hibisco também ajuda a reduzir a pressão arterial, ou seja, sua atuação no organismo diminui o risco dessas doenças.

Isso acontece também por conta das antocianinas presentes no hibisco que que acabam por combater a hipertensão.

Apesar de todos esses benefícios, uma pergunta importante sobre o consumo de hibisco é a seguinte: existe alguma contraindicação para o consumo do chá feito com essa planta?

Quais são os riscos apresentados por quem toma essa bebida regularmente?

Vou responder a tudo isso no próximo tópico!

O CHÁ DE HIBISCO É CONTRAINDICADO EM QUAIS SITUAÇÕES?

Mesmo com todas as mil maravilhas prometidas pelo consumo do chá de hibisco, sua ingestão não é recomendada em algumas situações. Veja quais são elas:

  • Não é recomendado para quem faz terapia de reposição hormonal (TRH) ou para quem toma pílulas anticoncepcionais, pois reduz os níveis de estrogênio no organismo;
  • Gestantes ou lactantes devem evitar o chá de hibisco, pois ele altera o equilíbrio hormonal do organismo, além de atuar na musculação do útero, podendo causar um aborto ou mutações genéticas;
  • O consumo de chá de hibisco próximo ao horário de dormir pode alterar a qualidade do seu sono. O ideal é tomar em jejum, logo ao acordar, para potencializar os benefícios da bebida;
  • O chá de hibisco também deve ser evitado por quem possui doenças cardíacas graves. Sua ingestão ajuda na eliminação de potássio e eletrólitos do organismo, minerais que são essenciais para pessoas nessas condições;
  • Não tomar chá de hibisco junto com outros medicamentos, pois a bebida pode cortar o efeito de remédios. Para ter uma interação saudável entre esses dois elementos, consulte um médico.

Agora que você conhece todos os benefícios e contra-indicações sobre o consumo de hibisco, está na hora de aprender a produzir o alimento mais famoso derivado dessa planta: chá de hibisco. Vamos lá?

COMO PREPARAR O CHÁ DE HIBISCO?

hibisco para que serve

Descubra aqui como preparar o seu chá de hibisco!

Agora que você já sabe muito bem para que serve o hibisco e quer preparar o seu chá, você precisa ter acesso à flor da planta , que pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados. Uma outra opção é o sachê do chá que diminui os nutrientes da bebida, mas pode ser ser mais prático.

Você deve prepará-lo por meio da infusão. Esquente um litro de água, sem fervê-la, e em seguida adicione uma colher de sopa da planta seca de hibisco. Deixe o líquido descansar por cinco minutos e coe. Armazene o chá em um recipiente de vidro para conservá-lo melhor.

Uma outra opção para tomar o chá de hibisco é consumindo-o gelado. Apesar de ser recomendado que você tome o chá após seu preparo, para preservar todos os nutrientes, você pode deixá-lo na geladeira por até seis horas. Outra dica importante: não adoce a bebida e tome de uma a duas xícaras de 200 ml por dia.  

HIBISCO: QUALIDADE DE VIDA E PROTEÇÃO PARA A SUA SAÚDE

Hibisco é uma planta que se popularizou nos últimos tempos no Brasil, apesar de ser consumida há séculos na Índia e na Malásia. Por possuir propriedades nutritivas extremamente benéficas, o chá feito com a flor da planta está no cardápio de todo mundo que deseja ter uma vida e um organismo mais saudável.

O hibisco é conhecido principalmente por agir ativamente na perda de peso, mas a planta possui outros benefícios para a saúde e o hibisco serve para outras finalidades. Seu chá pode ser usado como antioxidante e anti-inflamatório, além de servir para regular as funções intestinais, digestivas, e diminuir a pressão arterial.

Entre as principais vitaminas e sais minerais presentes no hibisco encontram-se: vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ácido fólico.

O chá de hibisco é fácil de ser preparado e deve ser consumido imediatamente para que seus nutrientes sejam ativados no organismo. Ele é contra-indicado para gestantes, lactantes, portadores de doenças cardíacas graves e pacientes que fazem terapia de reposição hormonal.

E você, já tomou o chá de hibisco ?

Sentiu os benefícios que esse chá agrega ao organismo?

Conta pra mim nos comentários! Quero saber tudo sobre a sua experiência com essa planta extremamente saudável.

Até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: