Lista de Carboidratos que Engordam: Saiba Tudo Sobre esses 12 Alimentos e Descubra os Tipos de Carboidratos que Existem

Alimentos, Emagrecimento | Atualizado em 25 novembro 2019

Alimentos ricos em carboidratos são os primeiros a serem cortados de qualquer dieta. Afinal, eles são apontados como os principais vilões para o emagrecimento saudável 😮.

lista de carboidratos que engordam
Confira a lista completa de carboidratos que engordam!

Mas e se eu te falar que não é bem assim, que os carboidratos são fontes de energia para o nosso organismo e que, sem eles, o nosso corpo simplesmente não funciona?

Já vou adiantar dois segredos sobre o consumo desse nutriente: você deve saber escolher a quantidade e a fonte certa de carboidratos.

Antes, vou deixar uma dica aqui, se você está querendo emagrecer de maneira rápida e saudável. Dá uma olhada nesses três suplementos para emagrecer que são o maior sucesso do mercado brasileiro:

Entenda mais sobre carboidratos, seus benefícios para o corpo e se ele realmente engorda — conto tudo sobre isso nesse texto.

Além disso, também indico uma lista completa de carboidratos para quem quer emagrecer e outra lista de carboidratos que engordam.

Vamos lá?

O que são carboidratos?

Carboidratos são elementos essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Esse nutriente é formado por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio e também pode ser chamado de açúcar.

A principal função do carboidrato para o nosso corpo é a de gerar energia.

Quando essa energia não é gasta, ela se armazena no corpo em forma de gordura. É por isso que se vê muito por aí a afirmação de que carboidrato engorda 🤔.

Mas será que isso é realmente verdade? Vou falar mais sobre este assunto ao longo do texto.

Fora isso, os carboidratos são responsáveis por regular o nosso metabolismo proteico, poupando as proteínas presentes no nosso organismo.

Ele também evita a oxidação das gorduras e o excesso de acidez no sangue nos fluidos corporais. São importantes para quem faz atividades físicas, já que está diretamente relacionado à formação dos músculos.

Os carboidratos estão majoritariamente presentes em alimentos de origem vegetal. O único alimento de origem animal que possui esse nutriente é o mel.

Existem diversas classificações dos carboidratos, que podem ser usadas para que você conheça mais sobre os alimentos constituídos pelo nutriente e use-o para atingir os seus objetivos de saúde.

Quais são os tipos de carboidrato?

Os carboidratos podem ser classificados de acordo com sua estrutura e nível glicêmico — ou seja, pela sua capacidade de produzir determinados níveis de açúcar no sangue.

Nesse caso, são divididos em carboidratos simples e carboidratos complexos. Veja mais sobre eles a seguir.

Carboidratos simples

Esse tipo de carboidrato possui uma estrutura mais simples e de fácil digestão, por isso sua nomenclatura.

Inclusive, os alimentos que possuem altos níveis de carboidratos simples são os que mais fazem mal à saúde .

Chocolates 🍫🍬, massas brancas e balas são exemplos de carboidratos simples.

Por outro lado, a frutose e a lactose também integram esse tipo de carboidrato, que é encontrado em certas frutas e nos derivados do leite.

Apesar de contar com o tipo de carboidrato que não é considerado muito bom para a saúde, esses alimentos são indispensáveis para o organismo, já que são fontes de vitaminas e outros nutrientes.

Mas por que os carboidratos simples são considerados ruins?

É que, quando ingeridas, as moléculas desse nutriente são responsáveis por um pico de insulina, que pode ser considerada como uma elevação da taxa de açúcar no sangue.

Isso faz com que o nosso organismo não desenvolva a sensação de saciedade, fazendo com que a gente fique com fome em um curto período de tempo, já que os níveis de glicose do corpo começam a diminuir com rapidez.

Justamente por esse motivo é que os alimentos ricos em carboidratos simples não são indicados para quem deseja emagrecer.

Os carboidratos simples podem ser encontrados em alimentos como:

  • Arroz branco;
  • Pão branco;
  • Doces;
  • Biscoitos;
  • Sorvete;
  • Bebidas isotônicas;
  • Leites e derivados;
  • Macarrão;
  • Refrigerante;
  • Chocolates.

Carboidratos complexos

Quando as moléculas de carboidratos se unem, elas formam estruturas complexas.

Essas estruturas geralmente estão associadas às fibras alimentares, que são responsáveis por fazer com que o processo de digestão e a chegada de açúcar no sangue seja feita de forma lenta e gradual.

Possuem um baixo índice glicêmico.

Por conta dessa liberação moderada de nutrientes, os carboidratos complexos são capazes de fornecer energia ao organismo por mais tempo.

Essa características está relacionada à sensação de saciedade e à outras ações benéficas ao organismo, fazendo com que esse tipo de carboidrato seja considerado bom para a saúde.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, pode apostar nos alimentos que possuem esse tipo de nutriente para te ajudar nessa tarefa!

É possível encontrar carboidratos complexos nos seguintes alimentos:

  • Mandioca;
  • Vegetais;
  • Abóbora;
  • Brócolis;
  • Linhaça;
  • Cereais integrais;
  • Batata doce;
  • Grão de bico;
  • Aveia;
  • Milho e ervilha.

Carboidratos engordam?

A resposta é: depende.

Os carboidratos, até mesmo os simples, muitas vezes não são vilões da nossa saúde.

O problema é a quantidade de alimentos com esse nutriente que ingerimos diariamente.

Como falei anteriormente, quando a energia gerada pelo carboidrato não é utilizada pelo nosso corpo, ela acaba se fixando no corpo como gordura.

Nessa brincadeira, ganhamos peso.

Então o problema em si não são os carboidratos, mas a ingestão excessiva deles, assim como a falta de atividades físicas para consumir a energia por eles disponibilizada.

E não estou falando apenas de exercícios físicos: andar, correr, varrer a casa, ler e outras ações comuns também gastam energia!

O recomendado é comer de 200 a 300 gramas de carboidratos por dia, o que pode ser atingido facilmente com o consumo de arroz no almoço e no jantar, um pão francês no café da manhã e biscoitos ao longo do dia.

Qual é a diferença entre carboidratos bons e carboidratos ruins?

Você provavelmente já ouviu falar naquela dieta que prega o seguinte: evite os carboidratos ruins e consuma apenas os carboidratos bons.

Mas o que isso significa de verdade? 🤔

Como já mencionei antes, são considerados carboidratos ruins aqueles que possuem uma estrutura mais simples e que, por isso, elevam rapidamente o nível de açúcar no nosso organismo.

Esse fator propicia doenças relacionadas ao nível de glicose e estimula o ganho de peso.

Já os carboidratos complexos são aqueles que possuem uma estrutura mais elaborada e que contam com grandes quantidades de fibras alimentares.

As fibras ajudam no processo de digestão, tornando-a mais lenta, e facilitando a ação intestinal.

Mas é importante ressaltar que nem todo carboidrato simples é totalmente ruim para a saúde.

Afinal, não são encontrados apenas em doces e refrigerantes, mas também em frutas e derivados de leite — que são alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Portanto, tenha uma dieta equilibrada entre os carboidratos simples e os complexos.

Sempre que possível, opte pelos complexos — entre arroz branco e arroz integral, por exemplo, o último é mais benéfico —, mas não deixe de lado as frutas, que não pode ser substituídas.

Tenha em mente que o problema do carboidrato é o excesso de consumo.

Para saber exatamente quais são os alimentos com carboidratos que podem ajudar a engordar ou emagrecer, veja uma lista completa a seguir.

Lista de carboidratos que engordam (carboidratos ruins)

Esses são alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos ruins (simples), ou seja, uma lista de carboidratos que engordam.

  • Arroz branco;
  • Batata frita;
  • Refrigerantes e sucos industrializados;
  • Biscoito de água e sal;
  • Bolacha recheada;
  • Bolos industrializados;
  • Pão francês;
  • Pão de forma;
  • Corn flakes;
  • Mel;
  • Doces e alimentos ricos em açúcar refinado e farinha branca;
  • Massas.

Agora, vamos aprender um pouco mais sobre cada um desses alimentos da Lista de Carboidratos que Engordam:

Arroz Branco

Arroz Branco é a versão processada do Arroz Integral, nesse processo, praticamente todos os nutrientes do produto são retirados para que a cor branca prevaleça. Sobrando somente o carboidrato podre.

Batata Frita

Batata frita é o processo de encher de gordura um carboidrato. Tanto o carboidrato quanto a gordura são fontes de energia para o nosso corpo.

Como nosso organismo fica lotado de energia sem ter como gastar, acaba utilizando a gordura primeiro e o que sobre ajuda a entupir artérias.

Enquanto que quase todo o carboidrato ingerido acaba sendo estocado em forma de gordura localizada.

Refrigerantes e Sucos Industrializados

Isso nem chega a ser considerado alimento por muitos especialistas, pois trata-se somente de uma bomba de açúcar e sódio.

Evite-os sempre que possível.

Biscoito de Água e Sal

O mais espantoso, para mim, foi descobrir que o biscoito de água e sal contém, entre seus ingredientes, farinha, açúcar e diversos outros itens que, além de não serem nada nutritivos, aumentam nosso índice glicêmico.

Bolacha Recheada

Se estiver procurando excesso de gordura Trans, esse é o produto que você deve consumir! Brincadeiras à parte, bolachas recheadas são, no fim das contas, gordura da pior espécie, açúcar em excesso e sódio.

Essa combinação é explosiva e nos causa mais males que o cigarro!

Bolos Industrializados

Vamos combinar que tudo o que é “industrializado” não tem “saúde” como foco. Bolos industrializados entram na mesma categoria dos sucos industrializados.

Com um agravante: além do excesso de açúcar, também existe um excesso de gordura e conservantes para mantê-los fofinhos por mais tempo.

Quer muito comer um bolo? Faça um, ainda não vai ser muito saudável para o corpo, mas o será para sua mente, pois você se distrairá.

Pão Francês

Esse alimento não é tão prejudicial, mas como é feito à base de farinha branca, trata-se de só mais um alimento rico em carboidrato e sem nenhum nutriente para a nossa saúde.

Pão de Forma

Um pouco pior que o anterior, pois leva mais gordura e açúcares na sua produção. Além de outros ingredientes e conservantes artificiais.

Também somente outro alimento pobre em nutrientes.

Corn Flakes (sucrilhos)

Segundo a Wikipédia: Flocos de milho são um cereal matinal produzido pela torrefação de flocos feitos de grãos de, milho. Esta preparação do cereal foi criada por John Harvey Kellogg em 1894, como alimento que achava que seria saudável para os pacientes do Sanatório de Battle Creek, no Michigan, que dirigia. 

Hoje sabemos que sua industrialização retira os principais nutrientes do milho. O que o torna somente mais uma fonte de carboidratos vazia.

Não tanto quanto a farinha branca, mas os nutrientes que possui não compensam a quantidade de carboidrato ingerida.

Mel

Aqui vai uma ressalva. Não vou dizer que mel faz mal à saúde, muito pelo contrário, é uma fonte de nutrientes maravilhosa.

O problema é que ele não tem o poder adoçante do açúcar e, quando usado com o objetivo de adoçar sucos ou sobremesas, acaba-se utilizando demais, o que faz com que consumamos muito mais carboidrato do que se utilizássemos o próprio açúcar.

Alimente-se com mel, mas como um complemento, não como adoçante!

Doces e Alimentos ricos em Açúcar Refinado e Farinha Branca

Já falei tudo o que tinha para falar sobre açúcar refinado e farinha branca. Pense, já fazem mal quando ingeridos junto com outros alimentos.

Agora, imagina quando são a única coisa que nosso organismo tem para absorver…

Esse é o caso de doces, balas, chiclés…

Evite ao máximo dar isso para crianças. Deixe para as visitas da vovó nos finais de semana.

Ah, e se você for a vovó, faça um bolo bem gostoso junto com seus netos, ainda vai ser um excesso de carboidrato e açúcar, mas recheado de boas lembranças e afeto que elas levarão para a vida toda!

Massas

Ai que dó, eu amo massas. Mas, sua base é farinha branca, nem preciso dizer mais nada.

Dê preferência para massas feitas com farinha integral, mesmo assim, substitua-a por aipim, batata doce ou outras fontes de carboidrato mais ricas…

… Que veremos a seguir!

Lista de carboidratos que emagrecem (carboidratos bons)

Na contramão dos alimentos ricos em carboidratos simples estão aqueles que são indicados para quem quer emagrecer e ter uma vida mais saudável, já que são fonte de carboidratos bons (complexos).

A lista abaixo conta com indicações valiosas para você incluir na sua dieta e deixá-la mais rica em fibras alimentares.

  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • Quinoa;
  • Grão-de-bico;
  • Batata doce;
  • Tapioca;
  • Farinha de linhaça;
  • Couve;
  • Feijão preto;
  • Lentilha;
  • Pão integral;
  • Brócolis;
  • Amendoim;
  • Abóbora.

Uma coisa que você precisa saber sobre o processamento dos carboidratos dentro do nosso organismo é que além da quantidade consumida desse nutriente, é preciso também ficar de olho no índice glicêmico do alimento.

Isso define quão rápido o açúcar chega ao nosso sangue — quanto mais alto o índice, mais lento será o processo e isso é benéfico.

Conheça outros alimentos que não aparentam, mas possuem um alto nível de carboidratos

Molho para saladas

Pode não parecer, mas os molhos para saladas industrializados que encontramos facilmente nos supermercado são ricos em carboidratos.

O pior é que esse produto também é cheio de sódio e conservantes e todas essas substâncias são extremamente prejudiciais à saúde.

Cafés ☕️

Cafés comuns e puros são alimentos pobres em carboidratos. Mas sabe aquelas versões especiais que começaram a ser comercializadas recentemente?

Pois é, eles possuem altos índices não apenas de carboidratos, mas também de calorias. Evite aqueles que possuem chocolate e chantilly.

Iogurtes

Calma, não estou falando dos iogurtes naturais — estão são extremamente saudáveis e agregam muitos benefícios ao organismo quando são consumidos rotineiramente.

O problema são aqueles iogurtes incrementados com coberturas e outras especiarias, que elevam os índices de carboidratos às alturas.

Carnes preparadas

Carnes, no geral, são ótimas fontes de proteína e não de carboidrato. Porém, o modo de preparo desse alimento pode mudar totalmente as informações nutricionais desse produto.

Temperos, molhos e a versão à milanesa (aquela em que empanam a carne na farinha de rosca) aumentam muito o índice de carboidratos da sua refeição.

Sementes e castanhas

Apesar de serem riquíssimas em fibras e super indicadas em dietas, as sementes e castanhas possuem grandes taxas de carboidratos em suas composições.

Aqui, vale saber essa informação para não consumir em excesso — afinal, esses alimentos são importantes na rotina de quem deseja emagrecer.

Conclusão

E você, querida leitora, consome carboidratos na sua rotina? Quais são as fontes desse nutriente você precisa cortar da sua dieta?

Acha que os carboidratos são realmente vilões? Gostou dessa lista de carboidratos que engordam? Conte nos comentários! Quero saber mais sobre as suas práticas alimentares!

Quer perder peso de verdade e saber qual é o melhor remédio para emagrecer rápido do mercado atual? Clique aqui e leia meu artigo.

Até mais!