15 Benefícios do Chá Verde para Emagrecer e Cuidar da sua Saúde

15 Benefícios do Chá Verde para Emagrecer e Cuidar da sua Saúde
5 (100%) 1 vote[s]

A primeira bebida mais consumida no mundo é a água . A segunda, é o chá .

Agora imagine que de todo esse consumo mundial de chá, 20% é exclusivamente do tipo verde!

 

benefícios do chá verde

Dá pra acreditar que o chá verde é tão famoso assim?

Sim! Quando eu soube dessa informação pela primeira vez eu também fiquei chocada ! Eu jurava que o chá de camomila, erva-doce ou hortelã iam ser os favoritos, mas que nada; o chá verde é o grande querido da vez.

E não é pra menos, tanto é que hoje vou te explicar o porquê de ele ser tão popular e adorado pelas mulheres, mas antes já quero te adiantar uma coisa:

Se você é super preocupada com a sua saúde e está querendo se livrar de uns quilinhos extras, então você precisa conhecer os benefícios do chá verde! Tá na hora de emagrecer de uma vez por todas e ser feliz amiga!

Vem comigo que hoje vou te contar todos os 15 benefícios dessa bebida e como usá-la para emagrecer com muita saúde. Vamos começar?!

CHÁ VERDE: PROPRIEDADES E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Além de ajudar na perda de peso por acelerar o metabolismo, e apesar do gostinho amargo, o chá verde ainda agrega muitos benefícios à saúde por conta de suas propriedades de composição.

Ao consumir este chá, por exemplo, ingerimos muitas vitaminas e sais minerais — nutrientes super importantes para o funcionamento do nosso corpo e das funções metabólicas. São eles: manganês, potássio, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2.

Além disso, o chá verde também possui entre suas propriedades um antioxidante chamado catequina. Junto com outra substância, chamada bioflavonóide, a catequina atua na prevenção de câncer, bloqueando possíveis alterações celulares que dão origem aos tumores.

O chá verde tem sua origem em uma planta chamada Camellia sinensis, a mesma que também desenvolve o chá preto e o chá branco. Todas elas são bebidas extremamente populares em vários países além do Brasil. Inclusive, na Índia e na China o chá verde e seus benefícios já são sentidos há mais de 4 mil anos!

As informações nutricionais do chá verde podem variar, pois elas são influenciadas pelo local onde a erva é plantada e pelo modo como o ela é tratada no processo de produção do chá. No entanto, sabe-se que o chá verde é rico em cafeína e que a quantidade dessa substância presente varia entre 10 a 86 mg por folha da planta.

Dá pra acreditar que esse chá emagrece, deixa a gente mais saudável e previne até o câncer?

Mas calma que tem mais…

15 BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA A SAÚDE

A hora tão esperada: vamos conferir todos os benefícios do chá verde!

  1. Incentiva a queima de gordura corporal;
  2. Ajuda a perder peso;
  3. Previne doenças cardiovasculares e diabetes;
  4. Previne o câncer;
  5. Melhora as atividades cerebrais;
  6. Fortalece o sistema imunológico;
  7. Fornece mais energia para o desempenho físico;
  8. Diminui as chances de doenças degenerativas;
  9. Atua contra infecções;
  10. Ajuda nos processos digestivos;
  11. Acelera o metabolismo;
  12. Melhora o humor;
  13. Protege as células do envelhecimento;
  14. Combate o colesterol;
  15. Combate a depressão.

É ou não é um chá que traz muitos benefícios para a nossa vida?

Agora a grande questão que fica é: Por que diabos o chá verde é tão melhor e mais poderoso do que os outros chás?

Vou desvendar esse segredo para você no próximo tópico!

POR QUE O CHÁ VERDE É MAIS BENÉFICO DO QUE OS OUTROS CHÁS?

benefícios do chá verde

Afinal, por que o chá verde é tão poderoso?

Como já conversei com você, o chá verde possui inúmeras propriedades e substâncias que são muito boas para a saúde.

Comparado à outros chás, ele se destaca por potencializar as atividades das bactérias do bem que atuam no nosso intestino, também chamadas de microbiota intestinal. Por sua vez, essa ajuda ao trânsito intestinal está diretamente ligada ao fato de que o chá verde ajuda a emagrecer.

Ele é o tipo de bebida que agrega poucas calorias ao nosso corpo, passa uma sensação de saciedade e ainda ajuda na digestão, livrando-nos da sensação de inchaço ou desconforto.

Ou seja, tudo de bom para emagrecer!

Além disso, o chá verde é repleto de cafeína chegando a ter uma quantidade muito parecida com a do café. Essa substância se equilibra com outros compostos do chá verde que são calmantes, melhorando assim o nosso humor .

Ah, e não é só isso! Graças ao chá verde ainda podemos ficar mais ativas, dispostas pra realizar atividades e longe de sintomas depressivos.

A essa altura do campeonato, você já sabe quase tudo que precisa pra tirar todas as vantagens possíveis do chá verde, mas ainda faltam alguns pontos importantes.

Vamos a eles!

SACHÊS, CÁPSULAS OU EM FOLHAS. QUAIS SÃO OS TIPOS DE CHÁ VERDE?

Quando eu falo em “tipos de chá verde” estou me referindo ao seguinte:

  1. Sua forma natural, comercializada por meio de suas folhas secas;
  2. Em sachês, com as folhas trituradas e comumente vendido nos mercados;
  3. Ou em cápsulas, para quem deseja evitar o gosto amargo do chá.

É claro que a forma natural acaba por preservar mais os nutrientes presentes no chá verde. Porém, esse tipo de consumo pode ser um pouco difícil, já que a bebida possui um sabor amargo e adstringente (aquele gostinho ruim que fica quando comemos uma fruta verde).

Obs.: Com as folhas, o chá deve ser preparado seguindo certas recomendações (explico mais sobre elas no próximo tópico).

O chá em saquinho, ou sachê, que geralmente é encontrado em supermercados, acaba por não trazer tantos nutrientes quanto o chá que é feito com as folhas da planta. As propriedades benéficas se perdem porque neles são adicionados os caules da planta que não possuem tantos nutrientes.  

Já as cápsulas de chá verde são suplementos alimentares portanto acabam por manter as propriedades do chá que ativam os benefícios prometidos. São produzidos por laboratórios e podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Mas é preciso ficar atenta: o consumo do chá verde possui algumas recomendações para que você consiga colher os benefícios com sucesso.

Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura e seguir para o próximo tópico!

QUANDO CONSUMIR O CHÁ VERDE?

Por conta da cafeína presente neste chá, a primeira dica é não beber o chá depois das 16h. A cafeína é conhecida por nos estimular e dar ânimo para executarmos nossas tarefas do dia a dia. Logo, tomar uma boa dose dessa substância perto do horário de dormir pode acabar prejudicando a qualidade do sono , principalmente para quem sofre de insônia .

Além disso, é importante beber o chá verde trinta minutos antes das refeições. Isso porque, como mencionei aqui, ele possui propriedades digestivas.

Ele também contribui para a limpeza digestiva, deixando nosso corpo pronto para receber novos alimentos sem nos deixar com a sensação de estarmos “estufadas”.

Recomenda-se também de 3 a 4 xícaras por dia de chá verde para que o consumo não cause efeitos colaterais, como taquicardia, confusão mental, aumento da pressão ou gastrite. Para o chá verde em cápsula, é recomendado a ingestão de até três cápsulas por dia, de acordo com a marca do produto.

Agora, se você ama tomar um chazinho… Que tal aprender a prepará-lo aí na sua casa? Ensino uma receita ótima no próximo tópico! Confira!

COMO PREPARAR O CHÁ VERDE?

benefícios do chá verde

Aprenda a preparar o chá verde e faça aí na sua casa!

Se engana quem pensa que ele deve ser feito de forma comum, como todos os outros chás. O preparo do chá verde exige alguns cuidados para que nenhum nutriente seja perdido. Veja só:

INGREDIENTES

  • 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde ;
  • 1 xícara de água .

MODO DE PREPARO

  1. Aqueça a água no fogão. É importante que ela esteja muito quente para dissolver alguns compostos, mas que não chegue a ferver; quando estiver fazendo bolhas, desligue o fogo. Isso fará com que o gosto fique menos amargo e com que nenhum nutriente seja perdido; 
  2. Derrame a água sobre as folhas de chá verde. Tampe;
  3. Deixe a mistura abafada por três minutos; mais do que isso fará com que o chá fique amargo. Depois, coe o chá e tome sem açúcar.

Pronto, agora você sabe preparar o seu próprio chá verde, com as folhas que podem ser adquiridas em estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais.

CHÁ VERDE: O ALIADO DE QUEM QUER EMAGRECER E CUIDAR DA SAÚDE

Neste artigo, você descobriu um pouco mais sobre os benefícios do chá verde, essa bebida consumida há mais de 4 mil anos com o objetivo de trazer mais saúde ao nosso organismo.

O chá verde também é um ótimo aliado de quem deseja emagrecer, por conta de suas propriedades digestivas e por ser uma fonte rica em sais minerais e vitaminas.

Entre os principais benefícios do chá verde estão a prevenção de doenças cardiovasculares, da diabetes e de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer. O chá ainda protege de alguns sintomas de pressão e previne os mais variados tipos de câncer — tudo por conta das substâncias que o compõe, como a catequina.

Por ajudar nos processos digestivos, o chá verde também é amplamente usado por quem deseja emagrecer. Ele ajuda no trânsito intestinal, dando uma sensação de saciedade para quem o consome e também fazendo uma limpeza digestiva.

Por isso, para colher os principais benefícios da ingestão do chá verde, é preciso seguir algumas recomendações: o preparo do chá deve ser feito na temperatura correta e ele deve ser consumido entre as refeições, além de evitar tomá-lo à noite devido à sua alta concentração de cafeína.

E chegamos a mais um fim de artigo amiga!

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que este artigo te ajude a emagrecer com saúde! Mas conta aqui nos comentários pra mim o que você achou dos benefícios desse chá e se você já teve alguma experiência com essa bebida.

Espero o seu comentário viu.

Até breve! 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: