Antioxidantes? Conheça os 18 alimentos que não podem faltar na sua mesa!

Alimentos, Bem-estar, Saúde | Atualizado em 25 novembro 2019

Amiga, hoje o assunto que eu tenho pra compartilhar com você tem tudo a ver com a nossa rotina. Sabe a famosa vitamina C?

Pois então… E se eu te contar que alimentos como a laranja e o limão são poderosos antioxidantes e podem fazer verdadeiras maravilhas no nosso corpo?!

Antioxidantes
Conheça tudo sobre os antioxidantes e aprenda a tirar o melhor que esses alimentos têm a oferecer!

Estou falando aqui sobre ter uma pele mais lisa, os hormônios super controlados e uma saúde de ferro!

Gostou? Calma que ainda tem mais porque os benefícios dos antioxidantes não param por aí!

Se você quer saber tudo sobre o tema, vem comigo que hoje vou te falar o que são esses tais de antioxidantes, seus benefícios, os 18 alimentos mais ricos nessa propriedade e os cuidados que você precisa tomar caso a sua dieta não contenha essas comidas.

Vamos juntas?

O QUE SÃO OS ANTIOXIDANTES?

Os antioxidantes são ativos que dificultam o processo de oxidação de outras moléculas.

Embora a oxidação seja fundamental para o bom funcionamento dos organismos, ela apresenta como lado negativo a produção de radicais livres.

Você já deve ter ouvido falar neles. Os radicais livres são bem conhecidos pelos seus efeitos degenerativos, mutagênicos e aceleradores do envelhecimento.

São eles que causam os sinais da idade como as rugas e as linhas de expressão.

Clique aqui e saiba mais sobre como eliminar rugas, linhas de expressão e flacidez na pele.

Mas ninguém aqui quer antecipar a velhice, não é mesmo?

Por isso é importante entender o que são os antioxidantes e como eles podem nos ajudar: o papel deles é proteger as células sadias do nosso organismo contra a ação danosa dos radicais livres.

Agora que você já sabe o básico sobre o assunto, que tal conhecer mais a fundo como funcionam os antioxidantes?

COMO ELES FUNCIONAM?

Vou te contar o passo a passo sobre como eles atuam:

  1. Primeiro, os antioxidantes neutralizam os radicais livres, átomos ou moléculas que precisam se estabilizar;
  2. Os radicais roubam elétrons de quem está ao seu redor e essa reação causa danos às células;
  3. Os antioxidantes inibem esse processo ao doar elétrons aos radicais. Dessa forma, tanto as células como o seu DNA ficam a salvo.

Resumindo, os antioxidantes podem agir reparando os danos causados pelos radicais, estabilizando-os ou eliminando esses radicais livres do nosso organismo.

E QUAIS SÃO OS TIPOS DE ANTIOXIDANTES?

Basicamente, existem dois:

  1. Enzimáticos: Produzidos naturalmente pelo nosso organismo como por exemplo a catalase, o superóxido dismutase e a glutationa peroxidase. Nomes bem estranhos, né?
  2. Não enzimáticos: Podem ser produzidos pelo corpo ou adquiridos pela alimentação e uso tópico direto na pele. Aqui encontramos alguns velhos conhecidos como as vitaminas A, C e E, minerais como o manganês e o selênio, além do betacaroteno e os flavonoides.

Como já comentei com você, além de nos ajudarem no combate ao envelhecimento da pele, essas substâncias também nos protegem contra agressores externos tais como a poluição e a radiação infravermelha.

Para manter sua pele impecável, lisa e super jovem por muito mais tempo, procure usar dermocosméticos ou produtos naturais específicos para isso como o Revital.

Comentei bastante sobre o Revital e os resultados que atingi com ele neste link.

Outra boa prática para manter a pele impecável é consumir certos tipos de alimentos ricos em antioxidantes. Em falar em comida, deixa eu te contar em quais pratos você pode encontrar os abençoados antioxidantes!

CONHEÇA OS 18 PRINCIPAIS ALIMENTOS ANTIOXIDANTES

alimentos antioxidantes
Conheça os 18 principais alimentos antioxidantes!

1- Açafrão (ou cúrcuma)
A especiaria é repleta de curcuminoides, compostos responsáveis pela ação antioxidante, anti-inflamatória e anti-idade.

A cúrcuma retira os radicais livres e impede os danos causados aos ácidos graxos poliinsaturados das células. Inclusive, a cúrcuma é uma raiz e o açafrão é a mesma substância, só que na forma de pó.

Por conta dessa flexibilidade, caso você for almoçar fora, leve um potinho com o tempero de açafrão e salpique por cima do seu prato de arroz com feijão ou ensopado.

2- Açaí
Além de ser delicioso, é uma das frutas com maior poder antioxidante. É rico em proteína, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E. Além disso, também contém ferro, fósforo, cálcio e potássio. Em outras palavras, é tudo de bom!

3- Aveia
A aveia é um tipo de cereal integral e, portanto, é um fonte de fibras e diversos nutrientes. Entre eles estão a vitamina B, importante para diversas funções corporais, e a vitamina E, antioxidante poderoso.

Além disso, a aveia é rica em silício, o que auxilia na estruturação da pele e redução da celulite.

Mas ela não para por aí: magnésio e fósforo, essenciais para o sistema imunológico, e a betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea, também estão presentes na aveia.

4- Azeite de oliva
Saboroso e super importante na luta contra o envelhecimento, o azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas e tem características antioxidantes e anti-inflamatórias.

Se quiser tirar o maior proveito possível deste azeite, dê preferência para o extravirgem. Isso porque este tem taxa de acidez inferior a 1% e contém vitamina E, compostos fenólicos e esteróis livres.

Um combo maravilhoso de antioxidantes. E amiga, como se já não fosse bom o suficiente, o azeite de oliva ainda é capaz de prevenir disfunções no endotélio. Em outras palavras, ainda combate a aterosclerose e doenças arteriais!

5- Cacau
As sementes do cacaueiro são ricas em antioxidantes como os flavonoides, compostos presentes em diversas frutas e bebidas, e os polifenóis, que atuam inibindo os radicais livres gerados pela exposição do nosso corpo aos raios solares.

Estudos recentes também mostram que os flavonoides do cacau são super positivos para o nosso cérebro, protegem os vasos sanguíneos do entupimento e ainda combatem o envelhecimento precoce.

Para conseguir todas essas vantagens, consuma chocolate amargo ou escuro (porcentagem de cacau superior a 70%) e em baixa quantidade (no máximo 2 quadradinhos).

Uma outra alternativa é escolher o cacau em pó ou na forma de amêndoas. Amiga, quem diria que uma delícia dessas estaria na lista, não é mesmo?

6- Cravo
A exemplo do cacau, alimentos marrons como o cravo e a canela também são excelentes antioxidantes.

Os cravos são especiarias usadas para temperar e dar um aroma delicioso às refeições, além de serem eficazes contra inflamações, dores de dentes e, pasmem, melhorar o desempenho sexual. 

7- Chá verde
Um queridinho do emagrecimento e da anti retenção de água corporal, o chá verde também é sensacional no combate aos radicais livres. Ele é rico em polifenóis, como a catequina, e tem capacidade de ativar as enzimas do nosso fígado responsáveis por eliminar toxinas corporais.

Mas fique atenta aos detalhes: não tome este chá antes de dormir, pois ele possui cafeína, e só compre as folhas ou extrato seco de fornecedores confiáveis!

Se você está interessada em emagrecer com saúde e sem sofrimento, pare tudo e confira esse artigo!

8- Frutas cítricas
Chegou a vez da famosa vitamina C! Laranja , limão , goiaba, lima-da-pérsia e companhia apresentam boas doses dessa vitamina, além de bioflavonoides.

Esta categoria de frutas contém carotenóides como a naringenina, responsável pela cor desses alimentos deliciosos e com funções primordiais para o nosso corpo.

9- Frutas vermelhas
Assim como acontece no tomate e na cenoura , o benefício das frutas vermelhas vem dos compostos que dão cor às frutas: antocianinas e carotenoides.

Nesta categoria, uma das mais poderosas em termos de antioxidantes, você pode consumir morango , uvas vermelhas e roxas e cerejas .

10- Linhaça
Incrível para o combate à celulite e ao acúmulo de impurezas, a linhaça ainda é rica em ômega 3 e 6, vitamina E, minerais e é um anti-inflamatório natural que auxilia na regulação dos hormônios.

Outros benefícios da linhaça incluem: proteção contra o câncer de mama, controle da diabetes, osteoporose e reforço ao nosso sistema imunológico. Como sugestão de consumo, aconselho você a triturar linhaça e salpicar sobre a salada.

11- Mamão e abacaxi
Outras frutas deliciosas com propriedades antioxidantes e antiedema, além de enzimas que ajudam a digerir proteínas e facilitam a digestão.

12- Melão
Fundamental para auxiliar em processos de inflamação. Seu poder pode ser potencializado se ingerido com as sementes. Para consumi-las uma dica é fazer a trituração das mesmas, isso garantirá um maior fornecimento de fibras.

13- Óleo de gergelim
Rica fonte de vitamina E, ou seja, outro antioxidante maravilhoso. Também possui propriedades anti-inflamatórias.

14- Peixes
Combatem a osteoporose e são repletos de ômega 3. Independente de ser atum, salmão, sardinha ou o peixe que for, a gordura benéfica presente nesse tipo de alimento diminui também o risco de doenças cardiovasculares.

Amiga, prepare três porções de pescado semanalmente e inclua essa fonte de bons lipídios no seu cardápio.

15- Pepino
De forma simples e direta, o pepino é rico em sais minerais, vitaminas A e C, ajuda a eliminar várias toxinas do nosso corpo e ainda atua como anti-inflamatório. Vários benefícios em um alimento só!

16- Sálvia
A erva Sálvia apresenta uma série de vantagens em adição ao poder antioxidante. Entre os benefícios podemos citar: regulagem de hormônios femininos, efeito analgésico, propriedades de anti-inflamatório e auxílio no controle dos níveis de colesterol.

17- Semente de abóbora
Mais uma semente como nossa aliada. A semente de abóbora ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que combate as inflamações. Em paralelo, a semente de girassol também é outro alimento antioxidante bem eficiente.

18- Uva
Não é à toa que os médicos indicam aquela famosa tacinha de vinho por dia. A uva contém uma grande quantidade de flavonoides e não flavonoides, como o resveratrol, para ajudar no combate aos radicais livres.

O grande destaque fica justamente por conta do resveratrol: esse antioxidante protege o nosso cérebro e o sistema nervoso de doenças perigosas.

Além disso, suas propriedades diminuem a pressão arterial, melhoram a resposta do sistema imunológico e previne o nosso corpo de doenças cardiovasculares.

Viu só amiga como alimentação e beleza tem tudo a ver? Então faça um esforcinho e inclua esses alimentos maravilhosos na sua dieta.

E pra te ajudar a fazer isso, trouxe algumas receitinhas top e super fáceis de executar. Dá só uma olhadinha!

RECEITAS COM ANTIOXIDANTES

sucos antioxidantes
Confira os deliciosos sucos antioxidantes!

Uma forma bem tranquila de incluir alimentos antioxidantes na dieta é por meio dos sucos .

Tem coisa mais fácil do que separar os ingredientes, bater tudo no liquidificador e tomar? Amiga, bora conhecer essas receitas incríveis:

Suco de açaí e incrementos

Ingredientes:

  • ½ polpa de açaí congelada;
  • ½ xícara de suco de uva, pode ser integral;
  • 6 a 8 morangos;
  • cacau em pó a gosto;
  • 1 rodelinha de gengibre.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e consuma.

Suco de uva e manga

Ingredientes:

  • 250ml de suco de uva, pode ser integral;
  • 100g de manga palmer;
  • 1 colher de café de gengibre ralado;
  • 2 pedras de gelo.

Liquidifique todos os ingredientes e consuma.

Suco de uva e laranja

Ingredientes:

  • 300 ml de suco de uva, integral ou não;
  • 100 ml de suco de laranja;
  • 1 xícara de espinafre;
  • 2 cubos de gelo.

Misture todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.

Amiga, você ainda pode usar a sua criatividade e misturar suas frutas favoritas para dar origem a sua própria receita. Basta escolher ingredientes ricos em antioxidantes e está tudo certo.

Você ainda pode estar se perguntando… “Ok, em um mundo perfeito onde todos mantém uma alimentação saudável e balanceada, os antioxidantes conseguem atuar bem e cumprir com o seu papel. Mas e se eu não me alimentar bem, o que acontece?”

Aí minha amiga, você pode sofrer com o chamado Estresse Oxidativo…

ESTRESSE OXIDATIVO?

Isso mesmo! O estresse oxidativo ocorre quando os radicais livres produzidos estão em excesso e em maior número que as defesas naturais do nosso organismo.

Nestes casos, o corpo não é mais capaz de neutralizar essas moléculas.

As principais consequências desse quadro são:

  1. Envelhecimento precoce causado pela morte das células;
  2. Mal de Parkinson;
  3. Certos tipos de câncer;
  4. Alzheimer;
  5. Aterosclerose, entre outras doenças.

Como se não bastasse, hábitos ruins como ingestão de bebidas alcoólicas , uso de cigarro , o estresse no dia a dia  e a alimentação desbalanceada colaboram para agravar ainda mais o problema.

Mas calma amiga, pra tudo existe solução! A melhor forma de evitar o estresse oxidativo é ingerindo alimentos daquela listinha que acabamos de comentar.

E é muito fácil incluir frutas cítricas, cenoura e sucos na nossa dieta, não é mesmo?

Agora que tal falarmos de coisas boas? Bora conferir os benefícios dos antioxidantes!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS ANTIOXIDANTES?

Benefícios antioxidantes
Descubra os benefícios dos antioxidantes!

De forma simples e direta, incluir antioxidantes na sua dieta vai te trazer os seguintes benefícios:

  1. Retardo do envelhecimento precoce;
  2. Prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson e certos tipos de câncer;
  3. Diminuem o risco de derrames cerebrais e de infartos;
  4. Proteção contra os raios UV;
  5. Defesa da pele contra a poluição.

Entre outras vantagens. Vou explorá-las mais detalhadamente agora nos mitos e verdades!

MITOS E VERDADES DOS ANTIOXIDANTES

Amiga, chegou a hora da verdade! Vou desmentir e confirmar vários boatos que circulam por aí sobre os antioxidantes. Confira!

1. Quanto mais ingerirmos antioxidantes, melhor

MITO!

Apesar das características negativas dos radicais livres, eles ainda desempenham funções importantes no nosso corpo.

Sinalizar para que as células de gordura se convertam em músculos é uma delas. Outra é dilatar os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo de sangue.

Logo, ingerir uma quantidade acima do normal de antioxidantes não traz benefícios, muito pelo contrário. Chega a ser quase tão ruim quanto o quadro de estresse oxidativo.

2. Quando cozidos, os alimentos perdem antioxidantes

VERDADE!

De modo geral, podemos dizer que sim, mas tudo vai depender do tipo de comida que estamos falando. O betacaroteno da cenoura e o licopeno do tomate , por exemplo, são potencializados depois de cozidos.

Já os alimentos de cor arroxeada, como a jabuticaba e o repolho roxo, devem ser consumidos preferencialmente cru mesmos.

Isso porque as antocianinas se perdem com a temperatura elevada e lá se vão os antioxidantes. Frutas cítricas também entram na jogada: o ideal é descascar a laranja e comê-la logo em seguida, por exemplo.

3. Devemos ingerir mais frutas e verduras

VERDADE!

Os vegetais são as principais fontes naturais dos antioxidantes, logo devemos consumi-los sempre que possível.

E amiga, deixa eu te contar uma coisa, quanto mais colorido for o nosso prato, melhor! Tons de roxos são ricos em antocianinas.

Já as polpas mais avermelhadas e laranja indicam fontes de carotenóides. Pra finalizar, hortaliças e frutos fecham o conjunto com vitaminas e sais minerais. É um combo de saúde, bem estar e muitos benefícios!

4. Nem tudo que vemos no mercado é fonte de antioxidante

VERDADE!

Aqui a dica é sempre ficar de olho no rótulo das embalagens: sulfitos e hidroxianisol butilado (BHA) diminuem a deterioração dos alimentos e são importantes aliados da indústria, por exemplo.

Dessa forma, se você encontrá-los no seu produto, significa que ele tem sim antioxidantes e está tudo ok.

5. Todo antioxidante tem as mesmas propriedades

MITO!

Cada um deles atua em determinado tipo de tecido e, dentro das células, tem afinidade com uma estrutura específica.

Pra facilitar, deixa eu te contar um exemplo: A vitamina E é lipossolúvel e tem compatibilidade com membranas celulares, já a vitamina C é hidrossolúvel e atua em meio aquoso.

O trabalho em conjunto dessas duas vitaminas ajuda na defesa do DNA que fica alocado no núcleo celular.

Portanto, não existe um único antioxidante. Aliás, vale lembrar que o nosso próprio corpo também produz agentes contra os radicais livres, caso das enzimas catalase e glutationa peroxidase.

Comentei com você sobre eles lá no começo deste artigo, no tópico “tipos de antioxidantes”.

6. Antioxidantes garantem uma vida longa

MITO!

Ingerir antioxidantes ajuda na longevidade, mas não é o único que interfere nesse fator. Genética, ambiente, alimentação saudável, prática de exercícios, boa hidratação, entre outros pontos também colaboram para uma vida mais longa.

Se você acompanha o blog da Toda Saudável, já viu eu comentar sobre macronutrientes, fibras alimentares, carboidratos e outras componentes que garantem uma alimentação fabulosa (e emagrecedora).

Assim, a sua lista de compras deve conter com frutas, hortaliças, peixes, carne vermelha, ovos e etc.

Ah, uma observação amiga: além da prática regular de exercícios, dê uma atenção especial para a qualidade do seu sono. Esse é uma fator decisivo para frustrar os radicais livres e reparar os tecidos.

E não se esqueça de evitar o cigarro e o álcool, conforme conversei com você ainda a pouco.

7. Existem ingredientes pró-oxidantes

VERDADE!

O elevado consumo de açúcar, de gordura trans e de álcool aumenta as taxas de oxidação do nosso corpo. De quebra, isso pode levar a um desequilíbrio e contribuir para agravar processos inflamatórios.

Um verdadeiro estrago para nossas artérias, coração e cérebro.

8. O uso de antioxidantes aumenta a proteção solar

VERDADE!

Essas substâncias podem ser facilmente combinadas a ação do protetor solar, isso porque ajudam a proteger e corrigir os danos causados pela radiação.

Para tanto, é importante que o protetor tenha amplo espectro, com um FPS mínimo de 30, além de ser adequado para o seu tipo de pele.

9. A vitamina C é o antioxidante com mais benefícios para a pele

VERDADE!

Que a vitamina C é o queridinho das dermatologistas todo mundo já sabe, não é? Agora vamos descobrir o porquê: em sua forma pura, o ácido ascórbico fortalece as defesas naturais da nossa pele.

O mesmo ainda promove luminosidade e auxilia nos tratamentos de clareamento e antienvelhecimento. Se combinado com as ações de outros antioxidantes, como a vitamina E, o seu poder fica ainda maior.

Em falar em luminosidade, além de uma pele maravilhosa, que tal garantir um sorriso brilhante também? Saiba como clicando aqui.

10. Os produtos antioxidantes só podem ser usados de dia

MITO!

Preciso encerrar esse tópico desmentindo essa farsa. Quando usados de dia, os antioxidantes potencializam sim a proteção da pele contra os raios solares e previnem os danos causados por agressores.

O grande lance é que durante noite, após a limpeza da pele, o uso de produtos antioxidantes vai eliminar os radicais livres e combater diretamente os seus efeitos na pele, aumentando os benefícios dos tratamentos antienvelhecimento e garantindo aquela pele maravilhosa pra gente!

COMO POSSO INCLUIR ANTIOXIDANTES NA MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE?

Cuidados da pele com antioxidantes
Utilize os antioxidantes a seu favor e cuide da sua pele!

Amiga leitora, vou te dar algumas dicas fáceis e rápidas que eu mesma pratico aqui em casa. Dá só uma olhada:

  1. A primeira coisa que eu faço é uma limpeza adequada da pele;
  2. Em seguida, seco delicadamente e passo um creme ou sérum com antioxidante. Uma dica aqui é escolher o produto com antioxidantes que tenha a textura adequada para o seu tipo de pele. Os séruns possuem rápida absorção e são mais adaptáveis;
  3. Por último, se for de manhã , aplique um protetor solar ou uma maquiagem com FPS. Caso seja à noite , aplique o produto de tratamento mesmo.

Com essas dicas super simples você incorpora os antioxidantes no seu dia a dia facilmente. Pra potencializar o efeito, não esqueça de ingerir alimentos ricos nessas substâncias também, viu?

INCLUA ANTIOXIDANTES NA SUA ALIMENTAÇÃO!

Amiga, hoje passei pra você tudo sobre os antioxidantes. Vimos que eles combatem os radicais livres, reduzem o ritmo de envelhecimento da nossa pele e nos protegem contra uma infinidade de doenças.

Conhecemos os 18 alimentos indispensáveis para a nossa dieta, como incluí-los na nossa rotina através de receitinhas super fáceis e ainda descobrimos todos os benefícios dos antioxidantes.

Hoje derrubei aqui com você uma série de boatos e bizarrices que circulam por aí sobre os antioxidantes, assim como reafirmei algumas ideias que são verdadeiras sobre o assunto.

Agora que você já está super atenta sobre as consequências negativas que a falta de antioxidantes causa, você não vai mais deixá-los de lado na sua alimentação, não é mesmo?

Caso você queira cuidar ainda mais de você mesma, não deixe de conferir a resenha aqui do blog sobre o Kifina, um emagrecedor que “come” gordura. Não perca essa!

E, se você gostou desse post, compartilha com as amigas? Deixa o seu comentário aqui em baixo também, quero te conhecer melhor! Vou adorar tirar todas as suas dúvidas e conversar com você.

Conte comigo para o que precisar amiga leitora.

Beijos e até a próxima!