Diferenças entre a melhor forma de adoçar, Açúcar Mascavo, Demerara e Mel.

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O açúcar demerara fica entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Em termos nutricionais ele é muito parecido com os valores nutricionais do açúcar mascavo.

O grão do açúcar demerara é marrom claro e é o açúcar usado, já que ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo (que deixa um gosto de cana-de-açúcar).

Seus únicos inconvenientes são: ter os grãos grandes e de difícil dissolução (mas isso é simples de resolver peneirando o açúcar e triturando no liquidificador quando os grãos forem muito grandes); e ser mais caro que os demais.

Os benefícios do açúcar demerara são observados a partir dos nutrientes que nele estão presente, enquanto o açúcar refinado não possui nada ou quase nada em termos nutricionais pois foi muito processado.

O poder adoçante do açúcar demerara é menor que o do açúcar branco, então, acabamos tendo que colocar um pouquinho a mais de quantidade de açúcar que o habitual, na seguinte proporção: para 1 colher de chá de açúcar branco colocar a mesma colher, mas cheia.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos como o açúcar branco refinado, o qual é muito claro, branquinho e bonito, dissolve facilmente, não altera a cor, nem dá gosto de caldo de cana aos alimentos, porém , o açúcar branco é prejudicial à saúde, assim como o arroz branco que recebe o mesmo processo de refino pra ficar limpinho e branquinho e sem propriedades nutricionais.

Às vezes, se quero grãos mais finos para alguma receita, trituro o açúcar demerara no liquidificador usando a tecla pulsar e uso normalmente. Em receitas que levam muito açúcar como bolos e doces em calda, use na mesma quantidade que o açúcar refinado.

Já o mel que é o que eu prefiro é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.

O mel é um importante complemento à alimentação humana, pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substancias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Lembramos:

Qualquer tipo de açúcar engorda, inclusive o demerara. No entanto, tanto o açúcar demerara quanto o açúcar mascavo têm 376 calorias em 100 g, o açúcar branco tem 387 calorias na mesma quantidade de açúcar, portanto, engorda um pouco mais que o demerara, além de não oferecer benefícios do açúcar demerara e mascavo. Já o mel tem é o menos calórico com 324 calorias em 100g.

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Bjs

2 Comments

  1. Sandra 08/02/2019
    • Rose Santos 13/02/2019

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