Diferenças entre a melhor forma de adoçar, Açúcar Mascavo, Demerara e Mel.

Diferenças entre a melhor forma de adoçar, Açúcar Mascavo, Demerara e Mel.
5 (100%) 1 vote[s]

O açúcar demerara fica entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Em termos nutricionais ele é muito parecido com os valores nutricionais do açúcar mascavo.

O grão do açúcar demerara é marrom claro e é o açúcar usado, já que ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo (que deixa um gosto de cana-de-açúcar).

Seus únicos inconvenientes são: ter os grãos grandes e de difícil dissolução (mas isso é simples de resolver peneirando o açúcar e triturando no liquidificador quando os grãos forem muito grandes); e ser mais caro que os demais.

Os benefícios do açúcar demerara são observados a partir dos nutrientes que nele estão presente, enquanto o açúcar refinado não possui nada ou quase nada em termos nutricionais pois foi muito processado.

O poder adoçante do açúcar demerara é menor que o do açúcar branco, então, acabamos tendo que colocar um pouquinho a mais de quantidade de açúcar que o habitual, na seguinte proporção: para 1 colher de chá de açúcar branco colocar a mesma colher, mas cheia.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos como o açúcar branco refinado, o qual é muito claro, branquinho e bonito, dissolve facilmente, não altera a cor, nem dá gosto de caldo de cana aos alimentos, porém , o açúcar branco é prejudicial à saúde, assim como o arroz branco que recebe o mesmo processo de refino pra ficar limpinho e branquinho e sem propriedades nutricionais.

Às vezes, se quero grãos mais finos para alguma receita, trituro o açúcar demerara no liquidificador usando a tecla pulsar e uso normalmente. Em receitas que levam muito açúcar como bolos e doces em calda, use na mesma quantidade que o açúcar refinado.

Já o mel que é o que eu prefiro é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.

O mel é um importante complemento à alimentação humana, pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substancias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Lembramos:

Qualquer tipo de açúcar engorda, inclusive o demerara. No entanto, tanto o açúcar demerara quanto o açúcar mascavo têm 376 calorias em 100 g, o açúcar branco tem 387 calorias na mesma quantidade de açúcar, portanto, engorda um pouco mais que o demerara, além de não oferecer benefícios do açúcar demerara e mascavo. Já o mel tem é o menos calórico com 324 calorias em 100g.

Gostou desse assunto? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.

Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/

Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/

Bjs

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Sandra disse:

    Oi
    Bom dia
    Enfim o que realmente seria saudável. Tendo consumido esse tempo todo o açúcar branco, o que mudaria agora em minha saúde. Afinal o açúcar branco contina no organismo ou seria eliminado do corpo humano.

    • Rose Santos disse:

      Oi, Sandra. Obrigada por sua pergunta. Assim, o açúcar branco é caloria pura e vazia. Não traz nenhum benefício para nossa saúde e é imediatamente absorvido. Enquanto que o demerara ainda preserva uma pequena quantidade dos nutrientes da cana. E, por ser integral, ele demora um pouco mais para ser absorvido pelo organismo, dessa forma ele acaba sendo eliminado antes de ser totalmente absorvido.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: