Alimentos ricos em fibras – Conheça os únicos 2 tipos e por que é importante consumi-los

Alimentos ricos em fibras – Conheça os únicos 2 tipos e por que é importante consumi-los
5 (100%) 9 votes

Os alimentos ricos em fibras são ótimos aliados de nossa saúde, de maneira geral. Isso porque eles agem como potentes reguladores dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Na verdade, sempre ouvi falar muito bem sobre estes alimentos. Muitas vezes, inclusive, observei pessoas dizendo que este tipo de nutriente era indispensável no processo de emagrecimento.

A partir disso, fiquei bastante curiosa para saber mais sobre o tema. Afinal, quem é que não gostaria de perder peso de forma saudável, consumindo produtos naturais, não é mesmo?

E foi assim que fui à busca de informações sobre este tema. E hoje estou aqui para lhe apresentar tudo o que eu aprendi sobre o assunto.

alimentos ricos em fibras

Alguns alimentos ricos em fibras. Veja os dois tipos que existem

No decorrer deste artigo eu apresento algumas dicas e alguns apontamentos importantes para o processo de emagrecimento.

Saiba por que os alimentos ricos em fibras são ótimos aliados da nossa saúde e do nosso emagrecimento. E assim, crie uma dieta mais balanceada e que realmente te ajude a chegar aos seus objetivos.

Assim como eu cheguei.

CONHEÇA OS DOIS TIPOS DE FIBRAS

Primeiramente, é muito importante que você entenda que existem dois tipos de fibras, de maneira ampla. Ambas apresentam benefícios para a nossa saúde, mas é essencial que possamos conhecê-las para encaixá-las corretamente em nossa dieta.

Sinceramente, nem imaginava que existiam estes dois grupos. Na verdade, nunca havia dado muita atenção para as classificações dos alimentos em si.

Sempre ouvi falar que comer alimentos de origem vegetal era importante para manter uma dieta saudável, bem como para emagrecer. Mas nunca havia me questionado sobre a imensidão de possibilidades que existem.

Pois bem, para que você não cometa o mesmo erro que eu cometi, já vou lhe apresentar os dois tipos de fibras que existem. Assim você já poderá anotar na sua agenda quais alimentos ricos em fibras precisa comprar no mercado, para começar o seu elaborado processo de emagrecimento saudável.

Vamos lá?

AS FIBRAS SOLÚVEIS

fibras solúveis

exemplo de fibras solúveis

As fibras solúveis são responsáveis por aumentar o tempo do trânsito intestinal, e assim, elas estão diretamente relacionadas à diminuição do processo de esvaziamento gástrico, ao retardo da absorção de glicose no sangue, a diminuição do colesterol, dentre outros benéficos.

Esta fibra é conhecida por manter a sensação de saciedade por mais tempo. E assim, automaticamente auxilia no processo de emagrecimento. Afinal, quando estamos satisfeitos, as chances de consumirmos “besteiras” são bem menores, não é mesmo?

Pois uma coisa é fato: quando eu me alimento com qualquer tipo de vegetal que seja uma rica fonte de fibra, automaticamente sinto menos fome. Você, inclusive, já deve ter notado algum episódio parecido.

Isso ocorre justamente porque a fibra solúvel se dissolve na água, se transformando em um gel expansivo. Logo, nos sentimos muito mais cheias por mais tempo. E o processo de digestão é mais lento.

AS FIBRAS INSOLÚVEIS

fibras insolúveis

exemplo de fibras insolúveis

Em contrapartida, existem também os alimentos ricos em fibras insolúveis. Ou seja, eles não podem ser dissolvidos em água.

Mas, para que servem, então?

Bem, eu também não conseguia diferenciá-los muito bem. Mas vamos com calma!

Diferente do que ocorre com os alimentos com fibras solúveis, os com as fibras insolúveis ajudam a digerir os alimentos. Ou seja, eles aceleram o nosso trânsito intestinal.

Sabe aqueles casos de prisão de ventre? Que acabam deixando a gente mais inchada e com uma sensação de peso? Pois é! Este tipo de fibra trabalhará para que isso não ocorra. Mantendo sempre o equilíbrio intestinal em dia.

Da mesma forma como ocorre com as fibras solúveis, as insolúveis também inibem a absorção da glicose no sangue.

Portanto, a ingestão deste tipo de alimento é essencial para manter o nosso trânsito intestinal saudável. Além de manter a saúde do sangue equilibrada também.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS?

É claro que o que eu escrevi acima é apenas uma apresentação breve da função da fibra em nosso organismo. Afinal, elas podem ser nossas fortes aliadas no processo de emagrecimento também, como eu já falei.

Para te ajudar a entender de vez por que as pessoas costumam afirmar isso, elenquei os principais benefícios envolvidos com o consumo de alimentos ricos em fibras. Veja e me diga depois o que você acha:

  1. Sensação de saciedade por muito mais tempo: Devido ao trânsito intestinal ficar mais lento com as fibras solúveis;
  2. Diminuição do colesterol: A absorção da gordura pelo sangue é diminuída expressivamente;
  3. Desincha o corpo: Por conta da melhora no trânsito intestinal, no caso das fibras insolúveis;
  4. Equilibram a flora intestinal: Por conta de redução do pH do cólon;
  5. Exerce efeito sobre o metabolismo: Melhorando-o de forma significativa;
  6. Reduz as chances de desenvolver doenças como: doenças do coração, hipertensão, desordens gastrointestinais;
  7. Atua na melhora do sistema imunológico;
  8. Dentre outros benefícios.

POR QUE CONSUMIR ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS?

Fiquei abismada quando me deparei com pesquisas recentes (2) que, de alguma forma, apontavam a falta do consumo de fibras alimentares em dietas de pessoas com sobrepeso.

Isso quer dizer que as fibras fazem falta na nossa alimentação, quando não são incluídas corretamente.

Afinal, eu mesma já notei este tipo de impacto. Sempre sentia aquela fome logo depois de comer, além de ter alguns episódios de constipação. Ficava preocupada por não saber o que estava acontecendo.

E foi aí que comecei a ler mais sobre os alimentos com fibra. E percebi que eles são muito mais importantes do que parecem ser.

Na verdade, sempre ouvia de minha mãe que eu precisava comer muita fibra, para não ficar com o “intestino preso”. Mas, na verdade, o consumo de fibra vai além disso.

Sim, elas melhoram o trânsito intestinal, e pode acelerar ou tornar mais lento o processo. Mas elas também trabalham ao nosso favor, quando buscamos um auxílio (ou até mesmo a peça que faltava) para o emagrecimento saudável.

Pois pare e pense: imagina só você unir a saciedade por mais tempo, com um intestino que não tenha dificuldades para formar o nosso bolo fecal?

Sim, pode soar um pouco estranha esta frase, mas eu vou te explicar! Acontece que quando consumimos alimentos com fibras, temos menos fome em um mesmo período de tempo, se comparado a refeições sem este nutriente.

Ou seja, se eu almoçar um prato repleto de vegetais ricos em fibras, eu vou sentir fome mais tarde do que alguém que comeu um prato com poucas fibras. Entendeu?

E da mesma forma eu estarei auxiliando o meu intestino a trabalhar corretamente. Equilibrando a sua flora e inibindo a constipação.

E, bingo! Serão dois objetivos atingidos apenas com a ingestão de fibras.

COMO EMAGRECER CONSUMINDO ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

mulher comendo alimentos ricos em fibrasImagino que se você chegou até aqui, certamente já deve ter tido aquele insight certeiro sobre o consumo de fibras, não é? Pois é! Como mencionei anteriormente, estudos comprovam a relação entre o sobrepeso e a falta de ingestão de fibras alimentares.

Afinal, pare e pense comigo: se o trânsito intestinal não funciona, e se não proporcionamos subsídios para manter a saciedade por mais tempo, o que acontece?

A resposta é bem simples: teremos um acúmulo maior de “comida parada” em nosso intestino, pesando o nosso corpo. E enquanto este “peso” fica ali, quase parado, nós estamos aqui fora morrendo de fome porque já faz mais de uma hora que almoçamos.

Triste não é? Eu sei exatamente o que você está sentindo. Eu nunca tinha me dado conta do quanto o trânsito intestinal está atrelado com o sobrepeso. Muito menos que as fibras eram responsáveis por me manter mais satisfeita e por mais tempo.

Sempre atrelei o consumo de vegetais apenas a vitaminas e minerais. Doce engano!

Acreditava que pratos com saladas estavam relacionados apenas à baixa caloria do mesmo. Mas não! Eles também auxiliam o nosso organismo, o nosso metabolismo e nos ajudam a emagrecer.

E sabe o que mais? A emagrecer de forma totalmente natural e saudável. Legal, não é?

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS?

Se você é assim como eu, certamente já está com o lápis e o papel na mão esperando para anotar quais são os alimentos com fibras, certo? Afinal, nós queremos para ontem aquele resultado incrível em nosso processo de emagrecimento.

Eu mesma fui correndo no mercado fazer aquela compra imensa, sem mesmo calcular quanto eu consumiria por dia. Só depois me dei conta que não sabia elaborar muito bem a minha dieta…

Mas, a solução para isso eu conto mais tarde, está bem? Por agora você precisa conhecer a listinha de alimentos que são fonte de fibras, para você já escolher aqueles saborosos para a sua janta. Veja a seguir:

Alimentos com fibras solúveis:

  • Aveia;
  • Cevada;
  • Chia;
  • Batata;
  • Batata-doce;
  • Couve-flor;
  • Maçã;
  • Limão;
  • Morango;
  • Laranja;
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Dentre outros.

Alimentos com fibras insolúveis:

  • Pães;
  • Cereais;
  • Arroz;
  • Trigos;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Aipo;
  • Tomate;
  • Abóbora;
  • Couve-manteiga;
  • Frutas secas;
  • Cascas de frutas;
  • Bagaços de frutas;
  • Arroz castanho;
  • Feijão;
  • Dentre outros.

Estes são os alimentos mais presentes em nosso dia a dia que contêm fibras alimentares. O interessante é que eles são super práticos e rápidos de fazer, não é? Assim, se você não tem muita prática na cozinha – eu pelo menos, não tenho quase nenhuma, rsrsrs – pode apostar em saladinhas rápidas, e pronto!

NÃO CONSIGO MONTAR UMA DIETA MUITO EQUILIBRADA, E AGORA?

Eu sei exatamente o que você está passando, minha amiga! Como eu mencionei ali em cima, eu amo todos estes vegetais que listei, mas sou uma verdadeira negação na cozinha. Logo, nunca sei quanta salada consumir, ou fazer, ou comprar.

Mas, fique calma! Você não está sozinha quanto a isso. E, na verdade, eu até tenho uma surpresinha pra você que chegou até aqui, no meu artigo.

Pois se você se dedicou em ler todas as informações que eu pesquisei e trouxe, é porque realmente está interessada em ter uma vida mais saudável, certo?

Certo! Então, nada melhor do que emagrecer e manter o nosso peso equilibrado e saudável também, não é?

Pois é! E as fibras alimentares estão aí para nos ajudar. Não podemos, portanto, transformar este tipo de nutriente em uma verdadeira dor de cabeça na hora de fazermos as nossas compras. Não mesmo!

Os alimentos ricos em fibras precisam, necessariamente, estarem ao nosso lado, na nossa busca por uma dieta saudável. Para que apenas assim possamos emagrecer rapidamente e sem aqueles esforços mirabolantes que vemos por aí.

Mas, infelizmente, nem sempre podemos ir à feira e comprar tudo aquilo que precisamos, não é? Então, o que fazer diante disso?

Bom, eu tenho uma solução para você, e aposto que você vai gostar

Acompanha pra saber mais!

O PODER DAS FIBRAS QUE COMEM GORDURA

Kifina FuncionaÉ claro que muitos estudiosos já se deram conta que os alimentos ricos em fibras são responsáveis por manter a nossa saúde e peso equilibrados. E a partir disso, é claro que eles buscaram alternativas para facilitar ainda mais o nosso dia a dia!

E se você é uma dessas que não tem tanto tempo assim para cuidar do que põe no prato, assim como eu, então acompanha essa minha dica.

Certamente você já deve ter ouvido falar dos eliminadores de gorduras naturais em cápsulas, não é?

E, provavelmente, você tenha ouvido falar a respeito do mais vendido no Brasil atualmente, chamado Kifina (só dá ele nas redes sociais) e seu slogan tão famoso…

Mas, possivelmente – se você é desconfiada e precavida que nem eu­ – deve ter ficado com um pezinho atrás quando ouviu o slogan “o poder das fibras que comem gordura”.

Eu mesma fiquei! Até porque eu nem sabia qual era a importância do consumo de fibras… Mas, deixei aquele preconceito tolo de lado e saí em busca de informações.

E depois de muita resistência e pesquisa, cheguei a uma única conclusão: que o emagrecedor Kifina funciona, e funciona muito! No começo fiquei desconfiada, mas depois que vi os resultados em mim, e atrelei tudo isso aos poderes das fibras… Bem, me senti realizada.

Portanto, queria te convidar a conhecer esta possibilidade também. Pois além de incluir os alimentos ricos em fibras em sua dieta, buscar uma alternativa natural e comprovada também pode ser uma ótima pedida para você.

Já pensou perder aqueles incômodos quilinhos a mais que não te deixam em paz? E tudo isso de uma maneira comprovada e natural?

É, minha amiga! Se você chegou até o fim deste artigo é porque certamente é uma pessoa determinada e sabe o que quer. E por isso eu te digo: não desista agora. O Emagrecedor Kifina funciona, e funciona muito! E poderá trazer os poderes das fibras para dentro da sua casa.

PERMITA QUE O PODER DAS FIBRAS AUXILIEM O SEU EMAGRECIMENTO

E assim, diga adeus aquelas dietas malucas e restritivas. Os alimentos ricos em fibras estão aí para te auxiliar neste processo. Mas, mais do que isso, emagrecedores eficientes, com o auxílio do poder das fibras que comem gordura, também estão aí para te auxiliar.

Se você é uma pessoa como eu, que adora apostar em possibilidades reais e não busca milagres na internet, clique aqui e descubra por que Kifina funciona. Tenho certeza que você vai se apaixonar pela história que vou lhe contar lá!

Mas, hei, não se esqueça de me contar o que achou depois, ok? E se tiver qualquer dúvida, também pode me procurar!

Sei que o processo de emagrecimento pode ser difícil. Por essa razão me mostro à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Eu estou fazendo a minha parte e estou apostando no poder das fibras. Os resultados já estão aparecendo. Mas, e você, está disposta a conquistar resultados incríveis também?

Vem comigo experimentar o poder das fibras no processo de emagrecimento!

Leave a Reply