Como Melhorar a Pele: Dicas, Alimentação e Tratamentos [GUIA COMPLETO]

Não importa qual seja a estação do ano, estamos sempre nos perguntando: como melhorar a pele? Como posso me livrar de estrias, celulites, rugas e flacidez?

Calma amiga, existe solução pra tudo e com a pele não poderia ser diferente, não é mesmo? É possível, sim, cuidar dela e diminuir os efeitos do envelhecimento no nosso corpo.

como melhorar a pele
Descubra como melhorar a pele e livre-se de rugas, estrias e outros preocupações!

Saiba que, além de tratamentos, existem também algumas práticas bem simples e que podem fazer toda a diferença no combate ao envelhecimento.

Preparada para saber quais são? Vou te contar tudo nesse post, vem comigo!

CONHEÇA SUA PELE: O QUE É COLÁGENO?

Para saber como melhorar a pele, é preciso conhecer primeiro o fator principal que dá a ela um aspecto bonito e jovial: o colágeno. Essa substância é responsável por formar as fibras elásticas do nosso organismo, aquelas que sustentam nossa pele.

Além disso, o colágeno também é responsável por melhorar nossos cabelos, unhas, cartilagens e ossos.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas a partir dos 30 anos, nosso corpo vai diminuindo a quantidade de produção da substância, diminuindo 1% a cada ano — o que está diretamente ligado ao fato da nossa pele envelhecer com o tempo.

A falta de colágeno é o que ocasiona o aparecimento de estrias, celulites, rugas e flacidez. Por isso é importante garantir uma alimentação rica em colágeno ou até mesmo introduzir suplementos dessa substância na nossa dieta se você deseja melhorar o aspecto da sua pele.

Dito isso, é hora de conhecer alguns truques, além do colágeno, para melhorar o aspecto da sua pele. Vamos lá?

9 DICAS PARA MELHORAR A PELE

como melhorar a pele
Veja 9 dicas super simples para melhorar a saúde da sua pele!

Conheça o seu tipo de pele

Acima, eu expliquei um pouco sobre o elemento colágeno, que ajuda a nossa pele a ficar com uma aparência maravilhosa. Mas para saber exatamente o que fazer para que ela atinja todo o seu potencial de beleza, é preciso conhecer o seu tipo de pele.

Sua pele é seca? Oleosa? Mista? Ou normal?

Isso é o que vai definir os tipos de cuidado que você deve ter com ela, além dos produtos que não vão fazer mal para os seus poros, mas sim deixá-los ainda mais radiantes.

Descubra qual é o seu tipo de pele e tenha certeza de que está usando os produtos corretos no seu corpo. As embalagens geralmente indicam para que tipo de pele o produto é indicado, ok?

Diminua a frequência do uso de maquiagem

Você é daquelas que, como eu, usa maquiagem diariamente? Então é preciso ter um cuidado extra com a pele, viu, amiga? Por dois motivos: o primeiro é que a maquiagem, quando não é retirada corretamente, acaba por entupir nossos poros e deixar a nossa pele com um aspecto feio.

O segundo é que, se você cuida bem da sua pele facial, fica ainda mais fácil criar uma make de arrasar . Isso porque um rosto bem cuidado facilita a aplicação de texturas e a fixação da maquiagem — o que diminui a quantidade de produtos para cobrir as imperfeições da pele.

Assim, a gente sai ganhando com uma pele perfeita, com ou sem maquiagem!

Limpe o rosto durante o dia

Se engana quem acha que limpeza de pele deve ser feita apenas após o uso de maquiagem . A pele precisa ser limpa diariamente para evitar imperfeições —  e mais de uma vez por dia.

Leve dentro da sua bolsa um lenço especial (ou um sabonete específico) para realizar a limpeza de pele durante o dia. Use a sua hora do almoço, quando for escovar os dentes, para realizar a tarefa e dar um respiro para os seus poros.

E, claro, antes de dormir repita o procedimento. De madrugada, a nossa pele se renova, portanto é essencial que você a deixe limpa para que ela amanheça com um aspecto saudável. E não se esqueça de usar sempre o produto indicado para o seu tipo de pele.

Tenha o hábito de usar creme hidratante

Hidratantes são essenciais para repor água à nossa pele, deixando-a com o aspecto rejuvenescedor. Eles também ajudam a controlar a entrada de agentes infecciosos no nosso organismo, principalmente aqueles que possuem ácido hialurônico em suas composições.

Aloe vera também é um componente importantes para os cremes hidratantes. Além de minimizar inflamações na nossa pele, ele contribui para a manutenção de seu bronzeamento e ainda reduzem o efeito de descamação. E esses produtos devem ser usados em qualquer época do ano: faça chuva  ou sol !  

Beba água

Beber água é uma atitude benéfica para o nosso organismo como um todo. Para a pele, então, nem se fala. A água facilita a chegada de nutrientes às nossas células, fazendo com que elas não murchem e não deixem nossa pele com um aspecto ruim.

Além disso, o consumo de água também é super importante para a produção de colágeno, um componente importante no corpo de quem quer evitar a flacidez ou outros sinais de envelhecimento.

Tenha uma alimentação balanceada

Existem três tipos de alimentos que são ótimos para a saúde da nossa pele: alimentos ricos em proteínas, colágeno e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam na manutenção dos nossos músculos e no preenchimento da nossa pele, o que ajuda muito a deixá-la com um aspecto revigorado.

Além disso, é importante cortar comidas com alto teor de gordura saturada do seu cardápio. Afinal, esse tipo de alimento só faz com que a gente retenha líquido no corpo, influenciando não apenas no acúmulo de peso, mas também na perda de firmeza da nossa pele — a famosa flacidez.

Use filtro solar

Tomar sol pode ser muito benéfico ao nosso corpo, afinal, são os raios que ajudam o nosso organismo a produzir vitamina C. Mas em determinados horários o sol pode ser um vilão para a saúde da nossa pele, tudo por conta da intensidade dos raios UV, que podem causar o envelhecimento e até mesmo doenças como o câncer de pele.

Para evitar a perda de colágeno natural da pele, portanto, é preciso usar filtro solar todos os dias até mesmo em dias nublados .

Priorize uma boa noite de sono

Pode parecer mentira, mas ter uma boa noite de sono faz toda a diferença para quem ter uma pele de aspecto radiante e saudável. O ideal é dormir mais ou menos 7 horas por noite, para que a gente fique relaxada durante o dia, evitando os hormônios do stress e, com eles, o envelhecimento da pele.

Faça esfoliações na pele

Essa dica é apenas para quem tem a pele oleosa ou mista. Se você faz parte desse grupo, pode usar esfoliantes durante a limpeza de pele para tirar as células mortas. Durante a aplicação, a pele deve estar úmida e o esfoliante deve ser aplicado em movimentos circulares por 20 segundos.

Quem tem a pele seca ou normal deve tomar cuidado com o uso de esfoliante. Eles podem ressecar ainda mais a pele, trazendo o efeito contrário para quem deseja melhor a aparência.

EXISTEM TRATAMENTOS PARA MELHORAR A PELE?

Para problemas de flacidez, por exemplo,existem alguns tratamentos não invasivos (não cirúrgicos) para recuperar a textura da pele. Veja alguns:

  • Carboxiterapia;
  • Radiofrequência;
  • Laser Infravermelho;
  • Mesoterapia;
  • Ultrassom microfocado.

Esses tratamentos, em sua maioria, estimulam a produção de colágeno na pele por meio de seu aquecimento. Assim, as fibras elásticas do nosso corpo voltam às suas posições, deixando nossa pele com uma aparência mais tonificada e elástica.

Além disso, é preciso ir além do tratamento e incorporar à sua rotina alguns hábitos saudáveis para evitar problemas de pele. Entre eles, estão a prática de exercícios , o abandono do hábito de fumar e beber  e prezar por uma alimentação saudável.

E COMO TER UMA PELE MAIS JOVEM?

Além dos cremes específicos para o objetivo de rejuvenescer a pele, você pode mudar algumas coisas na sua rotina para que a sua pele seja melhor cuidada. Veja ações práticas para melhorar a sua pele no dia a dia:

  • Uso diário de protetor solar;
  • Consumo de água;
  • Evitar exposição ao sol em horários não recomendados;
  • Prática de exercícios que favorecem a saúde da pele, como a musculação;
  • Inserir alimentos ricos em proteínas, colágeno e antioxidantes na sua dieta;
  • Cortar comidas gordurosas do cardápio;
  • Garantir um peso estável, para que a sua pele não sofra o “efeito-sanfona”.

Seguindo essas dicas gerais e as dicas específicas que eu dei no tópico anterior, a saúde da sua pele vai nas alturas!

COLÁGENO HIDROLISADO AJUDA A MELHORAR A PELE?

Um produto comumente procurado por quem quer melhorar o aspecto da pele é o colágeno hidrolisado. Como eu expliquei anteriormente, o colágeno pode ser adquirido através da alimentação (em frutas cítricas, por exemplo), mas sua deficiência também pode ser combatida por meio de suplementos.

Os suplementos contém o colágeno hidrolisado, que é chamado assim por passar pelo processo de hidrólise, o que facilita sua absorção pelo organismo. Os suplementos de colágeno hidrolisado são considerados alimentos pelo Anvisa e podem ser comprados sem prescrição médica (o suplemento Renova 31 é um ótimo exemplo disso!).

Os efeitos são os mesmos, ou seja, também é possível se beneficiar do colágeno hidrolisado para melhorar a pele. Porém, é preciso ficar atenta com a dose, para obter os efeitos desejados de elasticidade e firmeza na pele. O recomendado é consumir de 8 a 10 gramas de colágeno por dia.

Agora que você já sabe quais cuidados precisa para ter uma pele cada vez mais jovem, clique aqui e saiba como ter tudo isso ainda mais rápido como esse suplemento de colágeno hidrolisado mais vendido do Brasil, o Renova 31.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *