Babosa: Para que Serve? Veja 10 Benefícios da Planta para a Saúde e Beleza!

Babosa: Para que Serve? Veja 10 Benefícios da Planta para a Saúde e Beleza!
5 (100%) 1 vote[s]

Alguém já te indicou a babosa para cuidar dos cabelos e da pele? (E você ainda se pensou na hora: socorro, eu não sei nem o que é nem para o que serve a babosa ).

Se sim, pode levar o conselho a sério: a planta é realmente ótima para a nossa saúde e possui inúmeros benefícios para o nosso corpo e organismo. E fique tranquila, neste artigo você vai aprender tudo desde o om

babosa para que serve

Babosa: para que serve? Descubra aqui a resposta para essa e outras questões!

Se você está a procura de um ingrediente natural para hidratar os cabelos, proteger a pele de rugas e dos raios de sol e até mesmo combater acnes, prisão de ventre e outras doenças, a babosa vai te ajudar.

Nesse artigo, você vai descobrir quais são as propriedades da babosa, pra que serve essa planta e o mais importante: como utilizá-la. 

Vem comigo descobrir os benefícios dessa planta tão famosa!

BABOSA: PARA QUE SERVE E O QUE É?

A babosa é uma planta muito comum no dia a dia do brasileiro. Também conhecida como Aloe Vera, Caraguatá ou Erva Babosa, ela veio há muitos anos do Norte da África e do Sul da Europa e, já naquela época era usada com objetivos medicinais.

É uma planta espinhosa, de folhas compridas e com característica gelatinosa — que lembra uma espécie de baba; por isso seu nome popular, “babosa”. Ela também é comumente usada na forma de um gel, aplicado no corpo, ou em forma de suco, que pode ser consumido oralmente.

Uma das principais características da babosa é sua versatilidade, já que ela não só é usada como remédio caseiro, mas também para fins cosméticos . Ou seja, um produto natural que oferece o melhor dos dois mundos para a nossa saúde!

A planta possui propriedades calmantes, cicatrizantes, anti térmicas, anestésicas e anti-inflamatórias, o que faz jus ao seu apelido de “planta da imortalidade”. Além disso, também possui uma capacidade hidratante que a torna ótima para aplicação em cabelos e peles.

De forma geral, a babosa serve para:

  • Diminuir sinais de envelhecimento (rugas);
  • Aliviar queimaduras contraídas pelo sol;
  • Ajudar no processo de cicatrização;
  • Aliviar incômodo de picadas de inseto;
  • Curar dores musculares;
  • Tratar acnes e espinhas;
  • Hidratar cabelos e peles;
  • Aliviar dores de cabeça.

É importante ressaltar que, no Brasil, o uso da babosa só é permitido pela Anvisa em produtos cosméticos. Ou seja, você não encontrar alimentos feitos à base de babosa por aí, tá? Isso acontece porque ainda não foi comprovado que os benefícios da babosa são maiores do que os efeitos colaterais de sua ingestão.

Estes são apenas alguns dos benefícios do uso da babosa, vou falar mais sobre eles ao longo deste texto. Agora que você já sabe o que é a babosa e para que serve, é hora de conhecer as propriedades dela e porque essa planta é tão benéfica ao nosso corpo .

PROPRIEDADES DA BABOSA

São inúmeras as propriedades benéficas da babosa. A planta possui, principalmente, ativos regeneradores que funcionam como antioxidante natural, ajudando na eliminação de rugas e no cuidado com a pele, por exemplo.

Além disso, pesquisas comprovaram que a babosa possui propriedades anti-histamínica, anti-inflamatória e antioxidante. Mas não para por aí, ela também pode estimular a síntese de colágeno e é um vasoconstritor. Suas propriedades anti-cicatrizantes ajudam no combate à psoríase e herpes, assim como na diminuição de acnes.

O gel da babosa, que pode ser obtido no corte das folhas da planta, possui nutrientes como magnésio, cálcio, selênio, potássio e zinco, além das vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, A e C.

Quer entender como esses componentes atuam em benefício do nosso corpo? Não perca o próximo tópico!

BENEFÍCIOS DO USO DA BABOSA

babosa para que serve

Confira a lista completa com todos os benefícios da babosa!

A babosa serve não apenas para a confecção de medicamentos caseiros, mas também para fins cosméticos. Veja como se aproveitar de todos os benefícios que a planta pode oferecer ao nosso organismo:

1. Hidrata os cabelos

Por ser rica em água , a babosa é uma planta que ajuda na hidratação — seja do corpo ou do organismo, através do chá ou do gel.

Mas existe um outro ponto positivo para quem aplica o gel de babosa nos cabelos: suas enzimas ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo. Dessa forma, você se livra até mesmo de caspas. Ela também é uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios.

2. Age como antirrugas

A babosa estimula a produção de colágeno na pele, substância que é necessária para evitar a flacidez e manter a elasticidade. Além disso, ela também possui propriedades antioxidantes, que atuam na regeneração da pele, atuando no combate às rugas. O uso regular de babosa pode diminuir e até mesmo eliminar marcas de expressão.

3. Atua como remédio para a pele

Mas não é só nas rugas que a babosa atua, não! Ela também é um ótimo remédio para doenças de pele, principalmente para queimaduras adquiridas por meio do sol . O gel da babosa atua como um cicatrizante, melhorando a circulação do sangue em volta da ferida e contribuindo para sua recuperação.

Por vezes, a babosa é até usada como proteção contra os raios UV. Ela não substitui o protetor solar, mas é uma ótima alternativa para quem quer se proteger ainda mais do sol.

4. Ajuda a emagrecer

Por possuir propriedades depurativas e antioxidantes, a babosa também é uma ótima aliada de quem deseja emagrecer. A dica é produzir o suco da planta e misturá-lo com limão , para que a desintoxicação seja potencializada.

A bebida deve ser tomada antes do café da manhã e é preciso ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios para que seus efeitos sejam sentidos com mais eficácia.

5. Atua contra dores de cabeça e dores musculares

A babosa possui propriedades relaxantes e anestesiantes que ajudam na descontração dos músculos do corpo. Por isso, ela pode ser usada contra dores musculares e dores de cabeça.

Outra dica para relaxar com a babosa é utilizá-la como gel de massagem no couro cabeludo, para obter um efeito anti-estresse.

6. Evita a acne

As propriedades anti-inflamatórias da babosa atuam de forma excelente contra a acne. Por isso é comum ver loções, sabões e cremes com aloe vera, já que ela pode atuar não apenas contra as espinhas, mas também no controle de oleosidade do rosto.

Em casos de espinhas, é possível usar o gel de babosa na ferida para diminuir dores e inchaço.

7. Alivia a prisão de ventre

A babosa é recomendada para quem deseja regular o intestino. Nesse caso, ela se torna um purgante com o objetivo de fazer uma limpeza intestinal. O consumo da planta ajuda a aumentar o teor de água do intestino, estimulando o peristaltismo e facilitando a excreção.

8. Atua no sistema digestivo

As enzimas fornecidas pela babosa contribuem para a decomposição de açúcares e gorduras no organismo. Além de ajudar a emagrecer, isso também é benéfico para o sistema digestivo, pois garante um funcionamento adequado do processo.

Além disso, a babosa possui inúmeros nutrientes e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo — o que facilita ainda mais não só a manutenção e o funcionamento do sistema digestivo, mas de todos os outros presentes no nosso corpo.

9. Remove maquiagem

Para quem procura uma forma natural de retirar maquiagem da pele, a babosa é uma ótima solução. Ela não possui os químicos que são encontrados nos produtos para esse fim e também tem o adicional de hidratar a pele, ao mesmo tempo em que a livra dos componentes da maquiagem.

A babosa é também um ótimo esfoliante, pois acaba limpando as camadas profundas da pele, oferecendo oxigênio para as células manterem-se saudáveis. Nesse caso, o gel pode ser aplicado com a mão nas áreas a serem limpas; também é possível adicionar açúcar ao gel de babosa, para que ele tenha um efeito esfoliante.

10. Ajuda o sistema imunológico

A babosa é conhecida por aumentar a produção de linfócitos T no nosso organismo, o que ajuda no funcionamento no sistema imunológico e no combate a infecções. Além disso, ela também controla o colesterol, ativando a circulação sanguínea e removendo o excesso de gordura das artérias.

As propriedades antibióticas da babosa podem ser usadas para combater gripes e resfriados, assim como quadros de asma, bronquite e rinite.

EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES

Apesar dos inúmeros benefícios da babosa para o nosso organismo é preciso ficar atenta à quantidade e frequência de uso da planta para que ela não provoque efeitos colaterais.

As contraindicações não são para uso externo da babosa, como no caso do gel, mas sim para ingestão — que pode ser feita através do suco da babosa. Como já mencionei, a Anvisa proíbe a comercialização de produtos com babosa para consumo via oral pois os efeitos colaterais podem ser muitos, entre eles diarreia e cólicas.

Em primeiro lugar, caso você esteja fazendo uso de algum medicamento, é importante perguntar ao seu médico se não há problema na interação entre as duas substâncias.

Caso não haja, é preciso conhecer os tipos de babosa disponíveis para uso. A planta possui inúmeras espécies, que podem acabar sendo tóxicas para o ser humano e que não devem ser consumidas. Ao comprar babosa, certifique-se de que ela é do tipo correto, Barbadensis miller.

O consumo de babosa não é recomendado para gestantes, crianças, lactantes, pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, disenterias e nefrite.

COMO USAR O GEL E O SUCO DE BABOSA

O gel e o suco de babosa podem ser preparados de forma simples e prática. Veja a seguir:

1. Gel de babosa

Ingredientes

  • 1 folha de babosa (aloe vera);
  • 1 copo de água .

Modo de Preparo

  1. Abra a folha de babosa, retire o gel e coloque no liquidificador. A proporção deve ser a de uma colher (sopa) de babosa para 1 copo de água;
  2. Aplique na área de tratamento.

2. Suco de babosa

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa Barbadensis Miller;
  • 1 litro de água ;
  • 1 colher de mel;
  • 1 maçã (ou suco de limão , se o que você deseja é emagrecer).

Modo de Preparo

  1. Tire os espinhos das folhas de babosa e corte-as para retirar sua polpa;
  2. Misture 100 g de babosa com 1 litro de água. Bata tudo no liquidificador e adoce com mel e maçã;
  3. Beba o suco durante o dia. A qualquer sinal de enjoo ou diarreia, pare o consumo imediatamente e procure um médico.

BABOSA: INGREDIENTE NATURAL PARA A SAÚDE E BELEZA

A babosa é um ingrediente natural muito comum na rotina dos brasileiros. A planta de folhas longas e espinhosas engana na aparência exterior, pois por dentro contém um gel que é muito utilizado nos cuidados com a saúde e com a pele.

Também conhecida como aloe vera, a babosa é comumente usada em produtos de beleza por conta de suas propriedades hidratantes e antioxidantes. Ela ajuda na prevenção de rugas e marcas de envelhecimento, no cuidado com acnes e também em queimaduras adquiridas por meio do sol.

Além disso a babosa serve para hidratar o cabelo, atuando na eliminação de células mortas do couro cabeludo, que acabam sendo o principal motivo para o aparecimento de caspas.

Mas se engana quem acha que a babosa serve somente para fins cosméticos. Existe uma outra forma de usar a babosa (sem ser na forma de gel), e é com a produção do suco da polpa da planta.

A babosa atua também como anti-inflamatório, antioxidante, antibiótico e cicatrizante. Por isso, é ótima para curar doenças como prisão de ventre e outras relacionadas ao sistema digestivo e ao intestino.

O único problema é que a ingestão de babosa deve ser feita com precaução. Por conta de seus efeitos colaterais, a Anvisa não permite a distribuição e comercialização de produtos alimentícios com aloe vera em sua composição.

Portanto, ao fazer o suco em casa, é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida e se atentar à qualquer sinal de rejeição do organismo à babosa.

Recapitulando: o gel da babosa, usado de forma externa, não possui nenhuma contraindicação. O que pode gerar efeitos colaterais é a ingestão do suco de babosa, ok?

De qualquer forma, a babosa é contraindicada para gestantes, lactantes e crianças. Pessoas com inflamações no útero e no ovário, fissuras anais, varizes e nefrite também devem passar longe da planta.

Você já usou babosa para tratar a saúde? E como ingrediente cosmético? Conte para mim nos comentários! Quero saber quais são as suas dicas para o uso da babosa.

Beijos e até a próxima! 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: