Cartilagem Articular: o que é, Onde Fica e Principais Tratamentos

Cartilagem Articular: o que é, Onde Fica e Principais Tratamentos
4 (80%) 1 vote

Amiga, você já sentiu aquela dor forte no joelho e tem quase certeza de que isso está ligado à sua articulação? Teve dificuldades pra se mover? Já foi diagnosticada com artrite ou artrose pelo seu médico de confiança?

cartilagem articular

Entenda o que é a cartilagem articular e descubra como você pode tratar as dores nas articulações!

Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas, então este artigo sobre a cartilagem articular foi feito  para você!

Mas você deve estar se perguntando: o que é essa tal de cartilagem?

Amiga, deixa eu resumir as coisas. Em poucas palavras, a cartilagem articular é uma espécie de membrana que reveste nossas articulações e ossos. Se der problema com ela aparecem os sintomas ruins de dor e desconforto que você já sentiu.

Por isso é tão importante que você saiba tudo sobre o assunto e tenha mais cuidado com a saúde do seu corpo.

Então, está esperando o que? Vem comigo, que hoje eu vou te passar todas as informações que você precisa sobre a cartilagem articular, os possíveis tratamentos e a atenção que você deve ter para reduzir os danos nessa parte do seu corpo. E, claro, sempre mantendo aquele padrão de vida o mais saudável possível né!

Vamos lá?

O QUE É A CARTILAGEM ARTICULAR?

Durante as minhas pesquisas, descobri que a cartilagem articular também é conhecida como cartilagem hialina. A cartilagem articular é uma espécie de membrana macroscópica, que tem um aspecto parecido com o do vidro, semi-dura e lisa. 

Além disso, ela é avascular, o que significa que ela não recebe sangue. Por isso sua cor é branca e não avermelhada – e também é esta característica que faz com que as lesões na cartilagem possuam uma regeneração incompleta em adultos. Inclusive, a cartilagem articular é incapaz de cicatrizar.

A principal característica dessa cartilagem é a de revestir ossos exatamente no local onde eles se articulam, diminuindo o atrito entre essas partes. Se os ossos encostassem uns nos outros, por exemplo, iriam se desgastar com muito mais facilidade.

É por isso que ela é chamada de cartilagem articular – porque faz parte da formação da nossa articulação.

O corpo humano não é perfeito?

MAS COMO FUNCIONA ESSA PROTEÇÃO?

Então amiga, o pericôndrio é responsável por revestir a cartilagem articular, e por ser vascular, ou seja, por ter sangue, realiza as funções de nutrição e oxigenação da cartilagem, gerando novas células.  

Portanto, a cartilagem articular é responsável por proteger nossos ossos, aliadas aos ligamentos, fazendo com que nosso corpo e articulações sejam capazes de suportar pressões e impactos, amortecendo-os.

Em outras palavras, ela nos protege dos esforços que fazemos no dia a dia, como movimentos, exercícios e carregamento de pesos .

Dessa forma, quando temos alguma lesão na cartilagem, nossos movimentos ficam comprometidos, além de adquirirmos vários outros sintomas sobre os quais vou te informar logo mais.

O QUE É E O QUE CAUSA A LESÃO NA CARTILAGEM ARTICULAR?

Então amiga, pra te falar isso, primeiro você precisa conhecer a membrana sinovial. É ela que reveste o interior da cartilagem articular e é responsável por sintetizar o líquido sinovial, que funciona como um lubrificantes para a cartilagem e para o osso. Ele também nutre a cartilagem articular e a protege, diminuindo atritos.

A análise desse líquido sinovial é o que garante o diagnóstico de algum tipo de degeneração na cartilagem articular. Esse diagnóstico é o que pode indicar possíveis inflamações nas articulações, doença articular degenerativa, poliartrite, entre outras.

Mas as lesões na cartilagem articular podem ser não apenas degenerativas, mas também traumáticas. Quando isso acontece, nossos ossos ficam menos protegidos, o que pode nos causar dor articular, limitação nos nossos movimentos e, em alguns casos, até mesmo a junção dos ossos da nossa articulação, causando perda total do movimento.

Você deve estar até preocupada: como ocorrem as lesões traumáticas e as lesões degenerativas?

Vou explicar tudinho para você!

Lesões traumáticas são aquelas que resultam em fraturas articulares e em traumas de repetição. Basicamente essas lesões são adquiridas quando praticamos esportes de grande impacto ou quando fazemos exercícios em excesso.

Aliás, amiga, fica aqui uma dica importante: esportes e exercícios devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional, viu? Justamente para evitar esse tipo de lesão que  pode acontecer por conta de movimentos feitos de forma errada, mau condicionamento físico, entre outras coisas.

Já a lesão degenerativa é adquirida através de fatores mecânicos, como o desvio de eixo da articulação, além de ser possível por conta de fatores genéticos ou auto-imunes. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante o processo de envelhecimento, tornando-se a doença conhecida como artrose.

Mas afinal, em casos de lesões na cartilagem articular, como podemos tratá-la? Como ocorre a recuperação? Fique comigo que eu explico tudo sobre isso para você no próximo tópico!

COMO É O TRATAMENTO E A RECUPERAÇÃO DO PROCESSO?

cartilagem articular

Veja todos os procedimentos para tratar lesões na cartilagem

O fato de a cartilagem articular ser avascular faz com que as recuperações de qualquer lesão seja muito difícil, principalmente em adultos.

Isso significa que, em casos de lesão, essa cartilagem nunca se recupera totalmente.

Os tratamentos são feitos de acordo com o tipo de lesão e podem variar entre medicamentos, como anti-inflamatórios e anestésicos, fisioterapias e até cirurgias.

Apesar de existir um processo de recuperação natural da cartilagem, ele é muito demorado e pode causar ainda mais lesões e desgastes. Por isso, é extremamente importante procurar um profissional quando sentir qualquer sintoma do gênero, certo? Em caso de negligência, a falta de cuidado pode até mesmo causar osteoartrose!

O primeiro tratamento concedido à pacientes com algum problema na cartilagem articular não envolve cirurgia. Caso o tratamento com medicação e fisioterapia não resolva, será preciso apelar para esse método. Apesar disso, nenhuma cirurgia se mostra totalmente reparadora dos danos na cartilagem articular.

Inclusive, essas cirurgias podem ter como objetivo a retirada de cartilagem de algum tecido ósseo para inseri-las no local lesionado.

É POSSÍVEL ESTIMULAR O CRESCIMENTO DA CARTILAGEM SEM CIRURGIA?

Como comentado no tópico anterior, amiga, até é possível. Para tanto, ocorre a aplicação de medicamentos durante um longo período.

Um outro tipo de tratamento para cartilagem articular que não envolve cirurgia é o PST, uma sigla em inglês para o termo ondas magnéticas pulsáteis. Esse método dá os estímulos necessários para que a regeneração aconteça, impulsionando a manutenção e o reparo dos tecidos.

Caso essas formas de tratamento não sejam eficazes, não tem jeito: será preciso fazer alguma cirurgia, que pode ser de desbridamento, de microfraturas ou de transplante autólogo de condrócitos. O tipo de operação deverá ser decidido pelo médico, de acordo com o estágio da lesão na cartilagem articular.

CUIDADOS COM A CARTILAGEM ARTICULAR: CONHEÇA O ARTICAPS!

Amiga, vamos recapitular o que vimos até agora?  

Expliquei que a cartilagem articular é uma parte importante do nosso corpo. Ela é responsável por revestir nossos ossos, fazendo com que eles não criem muito atrito entre si ou se desgastem com facilidade. A cartilagem articular também permite que a gente faça todos os nossos movimentos como andar, praticar esportes, enfim, ter uma vida saudável.

Vimos que é importante cuidar muito bem dos nossos movimentos, fazer exercícios com acompanhamento profissional e não abusar dos impactos: afinal, é exatamente isso que gera as lesões na cartilagem.

Expliquei também que essas lesões podem ser degenerativas ou traumáticas. As traumáticas são causadas quando forçamos nosso corpo de alguma forma; as degenerativas são causadas por genética ou até mesmo pelo processo de envelhecimento.

Além disso, dei algumas dicas para você manter as suas cartilagens seguras!

Mas você merece mais uma dica, principalmente por se interessar pelo assunto e chegar até aqui: quer conhecer um produto anti artrite, que é natural e à base de colágeno tipo 2 natural? 

Então você precisa conhecer o Articaps!

Ele age diretamente na cartilagem das articulações, possibilitando que você tenha todos os movimentos necessários e sem alterar nada no seu metabolismo. Eu já testei e super recomendo esse produto!

Com ele, você estará livre de dores e formigamentos, amiga. Pode confiar!

Se você possui dores nas articulações, cartilagem fraca, sintomas de artrite e artrose, problemas de cicatrização ou inchaço nas juntas, o Articaps é fortemente recomendado a você! Clique aqui para conhecer mais sobre esse produto e descubra como eu vi uma amiga recuperar os movimento das mãos já no primeiro dia de uso!

E você, querida leitora, possui alguma experiência relacionada à cartilagem articular? Escreva aqui nos comentários, vamos compartilhar nossas histórias!

E qualquer dúvida já sabe né? Estou aqui pra te ajudar, sempre!

Até breve!

Leave a Reply