A flacidez é uma condição que mexe com a nossa autoestima. São muitos os motivos por trás da aparição desse quadro no nosso corpo, mas eles geralmente nos levam ao mesmo lugar: a um sentimento de insatisfação com a nossa aparência ?.
Se você chegou até este artigo, acredito que esteja passando exatamente por essa situação. E minha missão, aqui é te ajudar a encarar essa situação e te mostrar o caminho para acabar com o problema.
Vou te explicar detalhadamente o que faz a nossa pele ficar flácida, como acabar com a flacidez e os tipos de tratamento disponíveis para eliminá-na do corpo.
Além disso, também vou dar dicas para evitar que a pele fique ainda mais flácida e indicar uma série de exercícios que ajudam nessa missão.
Preparada para colocar a sua autoestima lá em cima e dizer tchau para a flacidez? ?
Então vamos nessa!
Tópicos
POR QUE A NOSSA PELE FICA FLÁCIDA?
São vários os motivos que levam a nossa pele a ficar flácida, mas em todos os casos o que acontece é que a nossa pele e músculos perdem a tonicidade, aparentando um aspecto mais “mole” e menos “rígido”.
A causa mais natural e comum da flacidez é o envelhecimento. A partir dos 30 anos de idade é comum que a nossa pele perca sua elasticidade, o que configura um processo extremamente natural de envelhecimento.
Mas existem outros fatores, não relacionados à idade, que também contribuem para a flacidez. Entre eles, estão a predisposição genética para a falta fibras colágenas e elásticas mais resistentes presentes no organismo. Sem elas, ficamos mais vulneráveis à flacidez.
Essa condição também é elemento comum em pessoas que passaram por algum tipo de tratamento para emagrecer.
Durante esse processo, o que acontece é que as fibras elásticas e colágenas do nosso corpo, que antes davam suporte para o excesso de gordura, acabam perdendo sua capacidade de “diminuir”, tornando a nossa pele flácida.
É fato que mulheres também possuem uma maior predisposição para a flacidez, principalmente durante o período de gestação. Mulheres brancas que também não fazem exercícios físicos ou se protegem contra a flacidez também podem ficar mais vulneráveis.
Algumas partes do corpo também são mais suscetíveis ao aparecimento da flacidez, como o rosto, os braços, as coxas, os glúteos e o abdômen.
Mas não precisa achar que a flacidez não tem solução: existem vários métodos para acabar com a flacidez ?. Conto mais sobre eles aqui embaixo!
COMO ACABAR COM A FLACIDEZ?
Para acabar com a flacidez, além de tratamentos estéticos, existem recomendações que você pode seguir no seu dia a dia — cuidados com a alimentação, prática de exercícios, entre outras coisas. Vou falar sobre elas agora mesmo!
Dicas para acabar com a flacidez
1. Diminua a quantidade de fast food da sua alimentação
Esses alimentos ricos em gorduras saturadas só fazem com que o seu corpo retenha líquidos — o que é um fator causador não só do ganho de peso, mas também da perda de firmeza da nossa pele. Corte-os já do seu dia a dia!
2. Beba água diariamente
Essa dica parece clichê, mas às vezes a gente simplesmente esquece de consumir a quantidade de água necessária durante o dia. Ao deixar nossa pele mais hidratada, a água ? faz com que a quantidade de colágeno no nosso corpo aumente, evitando a flacidez.
3. Proteja-se do sol
Os raios de sol ☀️, quando entram em contato com a nossa pele, ajudam a sintetizar vitamina D — mas apenas nos horários em que eles não são prejudiciais ao nosso corpo.
Quando o sol está forte demais, é preciso se proteger com protetor solar, pois eles podem envelhecer a pele e fazer com que ela perca seu colágeno natural.
4. Aposte em alimentos ricos em proteínas e colágeno
Se o corpo precisa de colágeno para ficar firme e sem flacidez, é importante adicionar à sua dieta alimentos ricos nessa substância. O colágeno está presente na laranja, no limão, kiwi, tangerina e outras frutas cítricas.
Você também pode ingerir colágeno por meio de suplementos alimentares. Em falar nisso, o melhor produto que conheço para combater o envelhecimento é o Renova 31.
Você pode conferir a resenha completa do Renova 31 clicando neste link aqui!
5. Coma proteínas
Alimentos ricos em proteína também ajudam na manutenção dos músculos que ajudam a preencher a pele, portanto, são uma ótima pedida para quem quer combater a flacidez.
Carnes magras, como peixes e frango, grãos, ovos, leite e derivados são exemplos de alimentos que podem ser consumidos sem peso na consciência.
6. Inclua alimentos antioxidantes na sua rotina
Alimentos antioxidantes são ajudam a combater a ação dos radicais livres que estão diretamente relacionados ao envelhecimento precoce.
Consumindo alimentos como frutas silvestres, maçãs, frutas cítricas, pepinos e azeitonas, você ajuda a sua pele a rejuvenescer e mantém sua elasticidade e firmeza.
7. Pratique exercícios físicos
Todo mundo sabe que para manter um corpo saudável é preciso praticar exercícios ?♀️. E isso também vale para quem quer deixar seu templo livre da flacidez.
Existem alguns exercícios direcionados exatamente para o combate à essa condição, como a musculação, que aumenta as fibras musculares e ajuda a tonificar a nossa pele.
Ao longo desse texto, vou falar um pouco mais sobre alguns exercícios que são ótimos para acabar com a flacidez.
8. Pare de fumar
Parece mentira, mas o cigarro ? é um dos maiores causadores da flacidez. Isso acontece porque ele é composto por mais de 4.700 substâncias tóxicas que atuam diretamente na diminuição da oxigenação da pele, o que a torna amarelada, sem viço e opaca.
Além disso, o cigarro também contribui para a perda de colágeno, o que não só causa a flacidez, mas também provoca rugas. Xô, cigarro!
8. Use gelo para massagens corporais
Uma tática usada para combater a flacidez é a da massagem com o gelo. Você deve enrolá-lo em um pano e massagear a área flácida do corpo por até cinco minutos, sem muita pressão. A prática ajuda a tonificar a pele e firmá-la.
9. Estabilize seu peso
Quando emagrecemos e engordamos com rapidez em um mesmo período de tempo, e com certa frequência, ficamos sujeitas ao que é chamado “efeito-sanfona”.
Esse efeito é prejudicial ao nosso corpo e principalmente à nossa pele, gerando a temida flacidez.
Nesse processo, nossas fibras elásticas se rompem e, além de causar flacidez, também podem ser responsáveis pelo aparecimento de estrias.
Com hábitos saudáveis e uma alimentação regular, você pode manter o seu peso estabilizado e evitar a flacidez.
10. Use cremes hidratantes
Para quem quer hidratar a pele para além do consumo de água, cuidar do corpo com o auxílio de cremes hidratantes é uma boa opção.
Escolha produtos que são feitos à base de colágeno, para que eles contribuam para a elasticidade e a firmeza da sua pele.
Essas são algumas das ótimas dicas que tenho para você que se pergunta como acabar com a flacidez no corpo. Mas também é preciso saber o que fazer para evitá-las quando elas forem embora. Conto tudo sobre isso no próximo tópico!
COMO EVITAR A FLACIDEZ?
Amiga, aqui está uma lista simples e objetiva para você seguir se quiser evitar a flacidez:
- Use protetor solar, principalmente no rosto, todos os dias;
- Tome, no mínimo, dois litros de água por dia;
- Se você tem predisposição genética para a flacidez, comece a tomar suplemento de colágeno;
- Evite uma exposição ao sol nos horários não recomendados;
- Faça exercícios diariamente, principalmente musculação;
- Acrescente alimentos ricos em proteínas, colágeno e antioxidantes na sua dieta;
- Evite comer alimentos ricos em gorduras saturadas;
- Use cremes hidratantes produzidos à base de colágeno;
- Evite fumar e ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas;
- Cuide para que o seu peso esteja sempre estabilizado.
Uma outra forma de acabar com a flacidez é através de tratamentos especializados. Quer saber mais sobre eles? Vem comigo!
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA ACABAR COM A FLACIDEZ?
Algumas pessoas optam por fazer tratamentos para diminuir a flacidez, ao invés de tentar combatê-la de uma forma mais natural.
E não há nenhum problema nisso, já que esses tratamentos são avançados, não invasivos e garantem um resultados mais imediato.
Conheça alguns tipos de tratamento disponíveis para a flacidez:
Radiofrequência
Esse tratamento é feito a partir da emissão de ondas eletromagnéticas que aquecem a pele em uma temperatura de 40º.
Isso contribui para a produção de fibras colágenas e elásticas, além de provocar o aumento da circulação sanguínea. E tudo isso ajuda a tonificar a pele.
Esse tratamento pode ser realizado em qualquer parte do corpo, inclusive no rosto.
Carboxiterapia
A carboxiterapia tem como objetivo inserir gás carbônico nos tecidos da pele, de um modo injetável. A substância ajuda a melhorar marcas de celulite, estrias, flacidez e até mesmo gorduras localizadas.
O tratamento não pode ser realizado em todas as partes do corpo, apenas nos braços, abdômen, coxas e quadril.
A única desvantagem da carboxiterapia é o fato de que esse tratamento pode causar dor, além de ser um pouco caro.
Laser Infravermelho
Essa luz, que penetra profundamente na pele, estimula a produção de colágeno e elastina. O tratamento promete devolver à pele sua sustentação original e sua elasticidade, prejudicadas pela flacidez. É super indicada para a região facial.
Mesoterapia
Esse tratamento também é injetável e é conhecido por ser uma aplicação de um coquetel de enzimas no organismo. Esses medicamentos são aplicados na pele e possui poucos efeitos colaterais. Porém, o preço dessa terapia pode ser muito alto.
Ultrassom microfocado
Nesse tratamento, usa-se uma tecnologia que dispara ondas ultrassônicas para criar pontos de retração na pele. O objetivo é aquecer a pele, para que ela seja estimulada a produzir colágeno e elastina. Esse tratamento é usado principalmente nas áreas da face e do pescoço.
TRATAMENTOS NÃO INVASIVOS E MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO: COMO ACABAR COM A FLACIDEZ
A flacidez é um problema que atinge muitas mulheres, principalmente a partir dos 30 anos de idade. E isso é natural, já que é um processo que faz parte do envelhecimento, mas que ainda assim diminui a nossa autoestima.
Em alguns casos, a flacidez se origina de tratamentos de emagrecimento, de predisposição genética ou de maus hábitos de rotina.
Em todos eles, o que acontece é o seguinte: as fibras elásticas do nosso corpo acabam por perder sua elasticidade, deixando nossa pele menos firmes e com aspecto “molenga”.
A boa notícia é que é possível reverter um quadro de flacidez ?. E isso pode ser feito de forma simples, com a mudança de hábitos no seu dia a dia, ou de forma mais avançada, com tratamentos não invasivos.
Conclusão
Então anota aí o que você precisa saber sobre como acabar com flacidez:
- proteja-se do sol,
- alimente-se de proteínas,
- de colágenos e antioxidantes,
- beba muita água,
- corte o cigarro da sua vida e
- abuse dos cremes hidratantes para ajudar na manutenção da saúde da sua pele.
Se preferir um tratamento mais sofisticado e com resultados imediatos, veja acima as minhas indicações sobre carboxiterapia, a mesoterapia, a radiofrequência, o laser infravermelho e o ultrassom microfocado.
Agora, se você prefere uma alternativa menos invasiva, mais rápida e natural, você precisa conhecer os suplementos de colágeno. Vou deixar aqui dois artigos:
- Esse sobre colágeno natural;
- Esse sobre o que é colágeno hidrolisado;
- E esse sobre as melhores marcas de colágeno.
E você, amiga, tem problemas de autoestima por conta da flacidez? Quais são os seus planos para evitar essa condição e ficar feliz com o seu corpo?
Conte pra mim nos comentários, vou adorar saber mais sobre a sua história!
Até breve!
Olá, adorei seu texto. Me tirou várias dúvidas.