13 Chás Para Gordura no Fígado [ RÁPIDOS E PODEROSOS ] que Você Precisa Conhecer!

13 Chás Para Gordura no Fígado [ RÁPIDOS E PODEROSOS ] que Você Precisa Conhecer!
3 (60%) 1 vote[s]

Gordura no fígado é um daqueles problemas super chatos, né, amiga?

Essa doença geralmente é reflexo de uma vida repleta de refeições gordurosas, bebidas alcoólicas sem moderação, sedentarismo, obesidade e por aí vai…

Chás para gordura no fígado

Descubra neste artigo os top 13 chás para gordura no fígado e acabe com as dores!

A notícia ruim é que não existem medicamentos que atuam diretamente na eliminação da gordura no órgão . A  notícia boa é que existem inúmeros remédios naturais que ajudam muito no processo de cura e de prevenção: os chás para gordura no fígado .

Me acompanhe neste artigo que eu vou te contar um pouco mais sobre essa doença, como eliminá-la e, claro, as melhores receitas e modo de preparo desses chás!

COMO ELIMINAR GORDURA NO FÍGADO DE FORMA RÁPIDA?

A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, pode acontecer no nosso organismo de duas maneiras:

  1. Esteatose hepática alcoólica: como o próprio nome já diz, é causada pela alta ingestão de bebidas alcoólicas (o fígado é responsável pela eliminação de 95% do álcool ingerido) ;
  2. Esteatose hepática não alcoólica: nesse caso, a gordura chega ao fígado por conta de problemas metabólicos. Isso significa que fatores como obesidade, sedentarismo, má alimentação e níveis altos de glicose e colesterol no sangue são os vilões por trás das células de gordura que chegam até o nosso órgão.

Para os dois casos, não existem medicações que ajam diretamente na eliminação de gordura no fígado.

Mas calma, é pra isso que este artigo está aqui amiga! Os chás podem não ser a cura instantânea, mas ajudam o organismo a reduzir o acúmulo de gordura e aliviar os sintomas da doença.

Vamos então conferir os 13 melhores chás para gordura do fígado!

QUAL CHÁ É BOM PARA O FÍGADO?

Chás para gordura no fígado

Afinal, qual chá é bom pro fígado?

Amiga, os chás são o melhor remédio para tratar um fígado gorduroso ou inflamado!

O melhor de tudo é que muitos desses chás servem tanto para cuidar do fígado quanto do estômago ou da vesícula.

E aqui estão os 13 chás que comprovadamente ajudam a curar a esteatose hepática:

  • Chá de cardo-mariano;
  • Chá de cebola;
  • Chá de chapéu de couro;
  • Chá de carqueja;
  • Chá de alforva;
  • Chá de ispagula;
  • Chá de boldo;
  • Chá de hortelã-pimenta;
  • Chá de alcachofra;
  • Chá de dente-de-leão;
  • Chá de erva-doce;
  • Chá de casca de limão;
  • Chá de alface.

Vamos entender a propriedade de cada um desses elementos naturais e como preparar esses chás? Vem comigo!

1. Chá de cardo-mariano

Essa planta medicinal é ótima para ajudar a reduzir os sintomas de gordura no fígado. Suas propriedade são adstringentes e facilitam a digestão da gordura que ingerimos, além de influenciar na perda de apetite e nos enjoos causados pela doença.

  • Ingredientes: 2 colheres de chá de sementes de cardo-mariano; 2 xícaras de água;
  • Modo de preparo: Coloque as sementes de cardo-mariano na quantidade de água indicada (ela precisa estar fervida). Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, coe o líquido e beba 30 minutos antes de fazer uma refeição.

2. Chá de cebola

As propriedades da cebola ajudam a diminuir o nível de colesterol ruim no nosso organismo (e, de quebra, ainda aumenta os níveis do colesterol bom). Além disso, ingerir chá de cebola também ajuda a combater possíveis infecções no nosso corpo.

  • Ingredientes: 4 cebolas grandes; 1 litros de água;
  • Modo de preparo: Cozinhe as cebolas na água e deixe em modo de infusão por aproximadamente 10 minutos. Deixe descansar na geladeira por mais 10 minutos e beba em pequenas doses diárias durante um mês.

3. Chá de chapéu de couro

Amiga, não se assuste se você nunca ouviu falar em chapéu de couro; essa erva também é conhecida como “erva do brejo” ou até mesmo “erva do pântano”. Ela comumente é usada para tratar de doenças relacionadas ao fígado — e não apenas gordura.

  • Ingredientes: 20 gramas de chapéu de couro; 1 litro de água;
  • Modo de preparo: Ferva o litro de água. Desligue o fogo e só então acrescente os 20 gramas de chapéu de couro. Em seguida, deixe o chá repousar por aproximadamente 10 minutos. Quando esfriar, tome o chá.

4. Chá de carqueja

Essa é outra erva super tradicional no Brasil e que também é muito usada para curar doenças relacionadas ao fígado. Também é uma boa opção para quem deseja tratar problemas de digestão, diabetes e até mesmo emagrecer !

A boa notícia é que você pode encontrar o chá de carqueja industrializado, ou seja em sachês, para você preparar de modo prático na sua casa. Caso você queira usar a erva natural, veja a receita abaixo:

  • Ingredientes: 1 colher de sopa de carqueja; 200 ml de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Desligue o fogo e misture 1 colher de sopa de carqueja. Deixe esfriar e pronto: o chá já pode ser consumido. Sem açúcar, hein?

5. Chá de alforva

A alforva, ou feno grego, é uma semente conhecida por possuir substâncias poderosas que ajudam a controlar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no nosso sangue. Entre essas substâncias estão o aminoácido 4-hidroxi-isoleucina (nome complicado, né?), que ajuda a aliviar todos os sintomas causados pela gordura no fígado.

Mas atenção: o uso da alforva não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação!

  • Ingredientes: 25 gramas de sementes de alforva; 1 litro de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Pulverize as sementes de alforva. Adicione as sementes de alforva pulverizadas à água fervida e deixe descansar. Você também pode adicioná-las à suas refeições.

6. Chá de ispagula

Aqui está mais uma opção de planta que ajuda a controlar os níveis de colesterol no nosso corpo e a gordura no nosso organismo. Na verdade, o que se usa para produzir o chá é a casca dessa planta. A bebida também é para prevenir a gordura antes mesmo que ela se instale no nosso fígado.

Deve ser evitada por pessoas que sofrem com prisão de ventre ou algum outro problema inflamatório no intestino, como a doença de Crohn.

  • Ingredientes: 10 gramas de casca de ispagula; 1 xícara e água fervente;
  • Modo de preparo: Ferva água, junte 10 gramas de casca de ispagula e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe o líquido para consumi-lo. O ideal é beber o chá duas vezes durante o dia.

7. Chá de boldo

Apesar do sabor, que não agrada todo mundo, o boldo como chá para gordura no fígado possui substâncias que estimulam a eliminação das células de gordura que ficam no órgão. Além disso, essa planta também age como anti-inflamatório e antioxidante, por isso é tão utilizada para curar outras enfermidades.

Porém, é preciso ficar atenta: por possuir propriedades laxantes, o boldo não é recomendado para quem sofre com diarreia ou para quem faz uso de medicamentos anticoagulantes.

  • Ingredientes: 1 colher de chá de boldo; 250 ml de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Desligue o fogo, junte as duas colheres de chá de boldo e deixe descansar por 10 minutos. Pronto: o chá já pode ser consumido! Não beba mais do que três xícaras desse chá por dia e faça a ingestão de preferência antes das refeições. Também não é recomendado tomar o chá de boldo por mais de cinco dias seguidos.

8. Chá de hortelã-pimenta

Essa espécie de hortelã é ótima para estimular o nosso fluxo biliar — e, portanto, ajuda na eliminação de gordura do fígado. Outro ponto positivo: ela super ajuda na quebra de moléculas de gordura e a reduzir os níveis de colesterol ruim no nosso sangue, servindo como parceira do fígado na retirada de toxinas do órgão.

O consumo desse chá também ajuda em outras coisas: a desbloquear órgãos como rins e vesícula biliar e, claro, auxilia na nossa digestão.

  • Ingredientes: 2 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã-pimenta; 500 ml de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Deixe as duas colheres de sopa de folhas frescas de hortelã-pimenta em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe a bebida e ela estará pronta para ser consumida!

9. Chá de alcachofra

A alcachofra, também muito usada na culinária, é um ótimo diurético natural. Ou seja: ela cai como uma luva enquanto remédio para eliminar a gordura no fígado, atuando na redução de absorção de gordura pelo organismo. Ela também é responsável por promover a limpeza do órgão, devido a sua grande quantidade de fibras naturais.

  • Ingredientes: 1 alcachofra em pedaços; 750 ml de água;
  • Modo de preparo: Coloque a água para ferver. Sem desligar o fogo, acrescente a alcachofra em pedaços. Cozinhe por três minutos. Deixe o líquido esfriar e ele estará pronto para consumo.

10. Chá de dente-de-leão

Mais um ótimo chá para gordura no fígado! A planta dente-de-leão é ótima para a doença por ajudar a eliminar toxinas e a regular a presença de gordura no órgão. Ela também serve para regular os níveis de colesterol no nosso organismo e, de quebra, ainda ajudar na manutenção da saúde do nosso coração . Um arraso, né? O único problema é que esse chá não é indicado para quem possui cálculos biliares, úlceras ou gastrites. Mulheres grávidas ou em período de amamentação também devem evitar sua ingestão.

  • Ingredientes: 1 colher de sopa de dente-de-leão; 1 xícara de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Desligue o fogo, adicione o dente-de-leão e deixe em infusão por cinco minutos. Após esse tempo, deixe esfriar e consuma o chá.

11. Chá de erva-doce

Aqui não estou falando exatamente do chá de erva-doce, mas sim do chá de suas sementes. Afinal, elas são ricas em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Também já foi comprovado que a planta possui uma atuação eficaz na diminuição do acúmulo de gordura no nosso organismo.

  • Ingredientes: 1 colher de chá de semente de erva-doce; 250 ml de água;
  • Modo de preparo: Coloque a água para ferver. Perto do ponto de ebulição, acrescente as sementes de erva-doce. Deixe o chá descansar por 10 minutos, coe para retirar as sementes e consuma a bebida ainda morna.

12. Chá de casca de limão

O limão é geralmente usado para combater os sintomas de processos digestivos. Mas você sabia, amiga, que ele também possui fibras alimentares que ajudam na redução do acúmulo de gordura no fígado? Pois é: eu também fiquei surpresa! Além de ser um chá delicioso, com a ingestão também ficamos protegidas do acúmulo de toxinas nocivas ao nosso organismo!

  • Ingredientes: Casca de 1 limão; 250 ml de água;
  • Modo de preparo: Coloque a água para ferver. Assim que ela entrar em ponto de ebulição, você deve desligar o fogo e acrescentar a casca de limão. Deixe o chá repousar por 10 minutos, coe o líquido e ele estará pronto para ser consumido. O ideal é beber o chá sem açúcar, tá?

13. Chá de alface

É isso mesmo, amiga, você não leu errado: existe sim o chá de alface ! Aliás, ele é muito poderoso no combate à gordura no fígado: tudo isso por conta de uma substância chamada clorofilina, que não somente ajuda o fígado, mas também é ótima para o estômago e seus processos digestivos.

  • Ingredientes: 80 gramas de alface; 1 litro de água;
  • Modo de preparo: Ferva a água. Quando ela entrar em ebulição, adicione o alface. Deixe em infusão por cinco minutos. Coe o líquido e beba-o sem moderação!

Ufa! Com todas essas receitas, amiga, você está mais do que preparada para combater a gordura no fígado com remédios naturais!

Mas a coisa não para por aí: existem outros tratamentos para o problema. Vem comigo que eu te conto!

EXISTE TRATAMENTO PARA A GORDURA NO FÍGADO?

Chás para gordura no fígado

Não existe tratamento específico para curar o fígado gorduroso, mas ainda existem alternativas para lidar com o problema!

Então, amiga, como mencionei acima, não existe um tratamento específico para eliminar a gordura no fígado.

A cura para esse problema está relacionada diretamente com o estilo de vida que levamos. Na maioria dos diagnósticos, é preciso investir em práticas saudáveis no nosso dia a dia. (E nos chás que indiquei acima!)

Então as minhas dicas para complementar a ingestão dos chás para gordura no fígado são as seguintes:

  • Reduza o consumo de cigarro;
  • Reduza o consumo de álcool;
  • Faça exercícios;
  • Coma com moderação;
  • Tenha uma dieta balanceada;
  • Tenha um sono de qualidade;
  • Controle os seus níveis de glicose, colesterol e triglicérides no sangue.

Com esses passos, vai ficar fácil espantar a gordura do fígado!

Seguindo essas dicas, você também fica mais perto de se livrar das gordurinhas acumuladas na barriga (e da flacidez que acompanha ela também, rsrs).

O ideal, segundo os médicos, é perder 10% do peso total dentro de um período de seis meses para ajudar na recuperação da esteatose.  

Além disso, amiga, é importante que parte do seu tratamento se dedique a um controle regular dos níveis de colesterol e glicose no seu sangue. Faça exames periódicos e uma dieta que diminua a quantidade de alimentos ricos nessas substâncias no seu dia a dia. Assim, você também diminuirá a quantidade de gordura no fígado e, de quebra, ainda vai evitar outros problemas temidos como celulites e estrias .

EXEMPLO DE DIETA PARA QUEM TEM GORDURA NO FÍGADO

Amiga, para ajudar no seu tratamento, vou te passar um exemplo de dieta balanceada para quem possui gordura no fígado. Veja uma opção de cardápio diário:

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral ; 2 fatias de queijo branco e um suco natural ;
  • Almoço: salada de alface , rúcula, agrião e cenoura , temperada com gotas de limão . Carne magra grelhada e arroz integral;
  • Lanche da tarde: uma fruta de sua preferência   ;
  • Jantar: Verduras cozidas a vapor, temperadas com gotas de limão. Uma carne de sua preferência, grelhada.

MAS AFINAL, QUAL É O MÉDICO QUE CUIDA DO FÍGADO?

É o Hepatologista, amiga! Esse médico trata, especificamente, do fígado, das vias biliares e das doenças nesse meio. Então, se você está com o fígado gorduroso ou com o fígado inflamado, é a esse profissional que você deve recorrer.

QUAL É O MELHOR REMÉDIO PARA DESINTOXICAR O FÍGADO?

Amiga, a primeira coisa que a gente faz quando é diagnosticada com esteatose é procurar saber sobre qual é o melhor remédio para desintoxicar o fígado, né?

Pois bem, como eu mencionei nos tópicos anteriores, não existem medicamentos usados para curar a maioria dos casos de gordura no fígado.

Para a maioria dos casos, o tratamento indicado são as mudanças nos hábitos alimentares e na qualidade de vida do paciente. Junto a essas mudanças, podemos usar alguns medicamentos alternativos, como vitaminas e chás , para ajudar em nossa recuperação.

Veja uma lista das substâncias que ajudam a curar a gordura no fígado:

  • Vitamina E: atua como antioxidante;
  • Vitamina D: atua no combate ao acúmulo de gordura no fígado;
  • Pioglitazona: diminui a quantidade de açúcar no sangue;
  • Empagliflozina: reduz a quantidade de glicose no organismo;
  • Cholagutt: é um remédio natural que ajuda no funcionamento do fígado e da vesícula biliar. É composto por alcachofra, alfazema, cardo-mariano e hortelã-pimenta.

Como eu disse, amiga, as substâncias acima são usadas para ajudar no tratamento dos sintomas e a reduzir a gordura no órgão.

QUAL É O MELHOR REMÉDIO CASEIRO PARA O FÍGADO?

Chás para gordura no fígado

Não tenha dúvidas amiga, os chás são os melhores remédios caseiros para o problema!

A resposta para essa pergunta você já sabe, amiga: os chás! Além de ajudar a eliminar a esteatose, os chás possuem propriedades que fazem a diferença em outros sistemas do nosso organismo — principalmente em questões relacionadas à digestão!

Mas também existem alguns outros alimentos que funcionam como ótimos remédios caseiros, ou melhor, naturais, para o fígado. Você até não precisa comprá-los em farmácia porque provavelmente já os tem dentro da sua geladeira e armários de cozinha. Vem saber quais são:

  • Brócolis : acredita-se que o brócolis pode ajudar a prevenir o excesso de gordura no fígado, mas apenas em pessoas que não possuem a esteatose hepática alcoólica. Além disso, essa verdura é rica em cálcio, ferro e vitamina C, além de ter muitas fibras e antioxidantes — e tudo isso ajuda a manter o funcionamento saudável do metabolismo e dos níveis de gordura e colesterol;
  • Café : você sabia que beber café pode ajudar a reduzir a inflamação no fígado, assim como as chances de cirrose e câncer? É uma ótima opção de remédio caseiro para quem está com gordura no fígado. Mas é importante bebê-lo sem açúcar, viu amiga?
  • Suco de beterraba: essa bebida é rica em antioxidantes e ajuda a reduzir a inflamação no fígado, além de melhorar a produção de enzimas hepáticas. Também dá aquela forcinha para a circulação sanguínea e controla a pressão arterial, o que é ótimo para a prevenção de doenças cardíacas.

Por falar em beterraba, amiga, você sabia que ela é cheia de uns nutrientes chamados colina e betaína? Segundo especialistas, esses nutrientes ajudam a transportar a gordura do fígado para a corrente a sanguínea. Isso é ótimo porque diminui a sobrecarga de gordura no órgão.

Então amiga, caso esteja com gordura no fígado, tente inserir mais alimentos como esse nutriente na sua dieta. Alguns exemplos de alimentos ricos em colina e betaína, além da beterraba, são: espinafre, o ovo , a soja e a quinoa.

CHÁS PARA GORDURA NO FÍGADO: MEDICAMENTOS NATURAIS

Amiga, neste artigo você aprendeu mais sobre a esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado.

Expliquei a você que essa doença possui duas variações: a alcoólica, relacionada à ingestão excessiva de álcool, e a não alcoólica, relacionada problemas no metabolismo.

Os tratamentos para eliminar a gordura do fígado incluem a mudança de hábitos prejudiciais à nossa saúde, adoção de uma dieta saudável e balanceada e a prática de exercícios físicos.

Por não existirem remédios que atuam diretamente na causa da doença, os chás para gordura no fígado são os mais indicados para quem deseja aliviar os sintomas, reduzir o acúmulo de gordura, diminuir o que já existe e até prevenir para que o quadro não ocorra mais.

Entre os principais chás recomendados estão os de cardo-mariano, boldo, cebola, dente-de-leão, sementes de erva-doce, hortelã-pimenta, alcachofra e, pasmem, até alface! Todos essas ervas, plantas ou sementes possuem propriedades que atuam, de forma comprovada, na eliminação ou redução de gordura no fígado.

Por isso, mostrei a você o porquê esses chás são importantes, quais são ingredientes essenciais para prepará-los e como fazer isso!

Vou ficando por aqui, amiga, mas antes gostaria de saber: você já provou alguma dessas receitas? O que achou delas? Você possui alguma outra receita de chá para gordura no fígado? Se tiver, compartilhe comigo aqui nos comentários! Eu vou adorar conhecê-la e com certeza vou adicioná-la a este post!

Até a próxima!

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: