Carboidratos, os famosos Vilões das Dietas, mas eles são necessários para o nosso corpo.

O que são Carboidratos?

Carboidratos são combinados de moléculas presentes em alimentos considerados não muito saudáveis e até nos saudáveis. São eles grãos (arroz, feijão, …), presentes também no leite, batata, bolos, biscoitos, massas e tortas são alimentos ricos em carboidratos.

Os carboidratos são usados para obter energia, particularmente para exercícios de alta intensidade e menor duração.

Estão associados como fonte de energia para a célula e estão presentes em vários tipos de alimentos. Também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células.

As duas categorias de Carboidratos?

Carboidratos simples: são os de digestão bem mais fácil, porém, esta acontece bem mais rapidamente. Agora vejamos por que isto não é um bom negócio quando seu objetivo é perda de peso.

Carboidratos complexos: são aqueles que possuem duas ou mais moléculas de açúcar. Isso significa são digeridos mais lentamente pelo corpo, fornecendo nutrientes de forma constante, por mais tempo, durante sua digestão.

Quais os tipos de carboidratos?

Açúcar: encontrado naturalmente em frutas, vegetais e leite, o açúcar é frequentemente adicionado ao preparo de alimentos doces industrializados, como biscoitos e afins. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa adulta deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Só para comparar: uma lata de refrigerante contém cerca de 40 gramas de açúcar, então você já deve imaginar que, na verdade, consumimos bem mais do que a quantidade recomendada.

Amido: Batata e milho são dois alimentos naturalmente ricos em amido, que também pode ser encontrado em grãos como feijão, ervilha e lentilha.

Fibra: Um dos itens responsáveis pelo funcionamento intestinal e pela sensação de saciedade é encontrado em vegetais, frutas, castanhas, grãos integrais e cereais.

Resumo para não ter mais dúvidas:

Errado:

– você come carboidratos simples;

 – o corpo digere rápido;

 – aumentam os níveis de açúcar no sangue;

– o corpo libera insulina;

– o excesso de açúcar é armazenado, resultando em níveis baixos de açúcar no sangue;

– causa fome;

– você come novamente e se fecha o ciclo.

Certo:

– você comer carboidratos complexos;

– resulta em, Energia e Disposição Constantes;

– ação controlada da insulina;

– o que dificulta o armazenamento de gordura;

– e provê saciedade prolongada;

– você vai sentir menos fome e não vai comer sem necessidade.

Qual a quantidade necessária diária?

A necessidade diária depende do estilo de vida de cada pessoa, e você pode descobrir a quantidade ideal para você com a ajuda de um nutricionista. De qualquer forma, a recomendação média segundo os médicos é de que adultos tenham entre 45% e 65% de sua dieta diária formada por carboidratos.

A diferença entre uma dieta saudável e uma ruim se dá justamente pela escolha desses carboidratos.

Como sabemos que fibras estão em frutas, grãos e alimentos integrais, facilmente vemos que pessoas que não consomem esses três itens diariamente e estão provavelmente ingerindo maiores quantidades de carboidratos errado.

Isso é um problema, pois as fibras são consideradas os carboidratos mais saudáveis e que mais trazem benefícios de curto e longo prazo. Quando seu intestino funciona bem, você absorve nutrientes do jeito certo, a pele fica melhor e você se mantém longe do pesadelo vivido por pessoas que sofrem com prisão de ventre.

Há estudos indicando que uma dieta rica em fibras reduz os riscos de o paciente desenvolver doenças de coração, obesidade e diabetes tipo 2.

Algumas substituições de carboidratos:

Simples

Complexos

Arroz branco

Arroz integral

Massa

Massa integral

Batata

Batata doce

Pão branco

Pão integral

Doces

Aveia

Produtos integrais no geral

Veja como é simples substituir seus carboidratos simples diários por carboidratos complexos. Escolha produtos integrais! Os produtos refinados, como a farinha branca, arroz branco, passam por um processo que retira todas as fibras naturais e outros nutrientes. Acostume-se com produtos integrais, os quais, possuem todos os nutrientes que seu corpo tirará proveito. Comece substituindo aos poucos. Logo isso se tornará um hábito e você verá a diferença. Dizem que um novo hábito leva 21 dias para se instalar.

Basicamente, se você escolher por consumir massas e grãos integrais, já terá benefícios visíveis em seu corpo depois de algumas semanas. Uma salada com vegetais e proteína é uma escolha mil vezes melhor do que uma porção de batata frita, por exemplo.

Aliás, quando for consumir produtos ricos em amido, como é o caso da batata, escolha porções pequenas e prefira as versões cozidas ou assadas. A combinação de amido com gordura não é muito boa. Depois do almoço, quando sentir aquela vontade de comer alguma coisa doce, opte por uma fruta e deixe as sobremesas com chocolate e cremes para o final de semana.

Se você não está acostumado a comer frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, fique tranquilo. Para criar um novo hábito alimentar, você vai precisar de um pouquinho de paciência, e, depois de alguns dias, talvez aprenda a saborear o açúcar de uma tangerina, por exemplo, com o mesmo prazer com que comia um pedaço de torta.

Se você consome muito leite, queijo, iogurte e laticínios em geral, fique atento aos rótulos das embalagens, eles indicam a quantidade de carboidratos. De qualquer forma, as versões light são as mais recomendadas.

Tenha isto em mente: 

Substituir carboidratos simples por complexos. Evitar alimentos processados e refinados. Estas recomendações são dadas por TODOS os melhores autores do ramo da nutrição e fitness. Você estará perdendo MUITA vantagem no seu processo de emagrecimento ou ganho muscular, caso você não adote estes hábitos.

Curiosidade:

Sabia que um estudo recente descobriu que o cérebro humano evoluiu também graças aos carboidratos presentes em nossa alimentação? Os cientistas afirmam que o amido, em específico, parece ter contribuído para o desenvolvimento e o crescimento do nosso cérebro.

Gostou desse assunto? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.

Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/

Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/

Bjs

Deixe seu Comentário