Carqueja Emagrece? Saiba como Usar essa Planta para Perder Peso

5.0
01

O hábito milenar de usar ervas no preparo de chás medicinais está incorporado ao dia a dia de muitas brasileiras. Afinal, o nosso país é portador de uma riquíssima diversidade de espécies de plantas que servem para fins de cura — e até mesmo para perder uns quilinhos.

É o caso da erva conhecida como carqueja, já ouviu falar?

carqueja emagrece

Afinal, o que é a carqueja? Carqueja emagrece mesmo? Tire suas dúvidas aqui!

Conhecida por beneficiar a saúde e ajudar no tratamento de diversas doenças, essa planta caiu nas graças de quem deseja manter o corpo em forma. Chás de carqueja são preparados com o intuito de queimar calorias e diminuir a gordura corporal, mas será que o consumo de carqueja emagrece?

Nesse artigo você vai descobrir a resposta para essa pergunta, assim como mais informações sobre a carqueja. Saiba onde encontrá-la, quais os benefícios dessa erva para a saúde e como ela deve ser consumida se o seu objetivo é emagrecer. Vamos lá?

O que é carqueja?

A carqueja se tornou um item indispensável nas dietas e chás de quem deseja emagrecer. Recomendada para quem deseja seguir um plano de emagrecimento, a erva não é apenas mais uma moda passageira — ela realmente possui propriedades que estimulam a perda de peso e a manutenção da saúde. 

Barata e fácil de ser encontrada, a carqueja é uma erva nativa do Brasil. Ela é geralmente usada após a secagem de partes de sua planta que cresce acima do solo, para o preparo de chás e remédios caseiros. Possui um gosto amargo e grande potencial terapêutico e também pode ser consumida na forma de cápsulas ou tintura.  

A carqueja também pode ser conhecida pelos nomes de bacanta, cacalia, bacárida e cacalia-amargo. 

Quais são os benefícios da carqueja? 

A ingestão de carqueja pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde e pode ser uma ótima aliada de quem deseja emagrecer. O chá de carqueja pode ser utilizado para perder peso desde que não seja misturado a açúcares ou adoçantes. Quando tomado antes das refeições, ele ajuda a regular o apetite, diminuindo a fome e aumentando a saciedade. 

Outros benefícios do consumo de chá de carqueja podem ser observados com relação à saúde do nosso organismo. A planta possui propriedades que auxiliam no combate à prisão de ventre, facilitam a digestão e potencializam a queima de calorias por meio do metabolismo digestivo. Essas ações estão diretamente relacionadas à perda de peso. 

De fato, os maiores benefícios da carqueja para o organismo são aplicados no sistema digestivo. Ela é capaz de combater a azia, úlceras, refluxos e outros problemas decorrentes dessa área do corpo. A carqueja também tem grande importância para o funcionamento do fígado, pois protege o órgão e o ajuda a funcionar melhor na quebra de gorduras. 

Também é possível usar a carqueja para tratar o sistema urinário e quase todos os sintomas de doenças que aparecem nessa região relacionados aos rins, bexiga, vias urinárias etc. Ela também possui efeito antibiótico e anti-inflamatório, ajuda a controlar a diabetes, hipertensão e a arteriosclerose

Veja uma lista de outros benefícios da carqueja: 

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora o processo digestivo;
  • Desintoxica o fígado;
  • Estimula a perda de peso e o controle da diabetes;
  • Atua como vermífugo;
  • Trata doenças digestivas;
  • Combate inflamações;
  • Combate os radicais livres no organismo;
  • Aumenta o desejo sexual.

Mas, afinal, carqueja emagrece?  

Se você ainda está com dúvidas sobre os efeitos emagrecedores da carqueja, trago aqui outras evidências de que essa planta estimula a perda de peso. 

A carqueja é uma planta muito rica em compostos fenólicos. Essas substâncias são conhecidas por serem antioxidantes que combatem os radicais livres no nosso organismo. Uma das consequências dessa ação é nos livrar do envelhecimento precoce e eliminar toxinas do corpo, reduzindo o inchaço. 

Além disso, essa erva também pode ser usada para acelerar o metabolismo, potencializando a queima de gordura. Substâncias como a saponina, presentes na carqueja, possuem propriedades expectorantes e laxantes que atuam na manutenção das funções intestinais, garantindo uma boa digestão após as refeições. 

Portanto, pode acreditar no fato de que a carqueja emagrece sim: ela ajuda muito nesse processo! Se o que você deseja é acelerar o metabolismo para que ele queime calorias e gorduras, além de fazer as suas funções digestivas funcionarem perfeitamente para evitar a retenção de líquido e toxinas que causam o inchaço, essa é a planta ideal para você! 

Mas preciso lembrá-la de que o consumo de carqueja não faz o trabalho de emagrecimento sozinha! Além de consumir o chá dessa planta, o ideal é que você esteja comprometida com um plano alimentar saudável e com a prática de exercícios. A combinação desses fatores é que vai potencializar a sua perda de peso, combinado? 

Se você quer ter uma perde de peso mais rápida e eficaz, não conte apenas com a carqueja, alimentação e exercícios. Potencialize seus resultados com um suplemento emagrecedor 100% natural. Clique aqui e saiba tudo sobre o Kifina!

Como usar a carqueja para emagrecer? 

chá de carqueja emagrece

Já sabemos que carqueja emagrece, mas como podemos utilizá-la para isso?

Que a carqueja é uma planta poderosa e que auxilia na redução de peso, isso você já sabe. Mas como usar essa erva no dia a dia para emagrecer?

O mais comum é usar a carqueja no preparo de um chá emagrecedor. A bebida deve ser usada como um complemento de uma alimentação saudável e equilibrada, como comentei no tópico anterior. Veja uma receita para você preparar uma chá de carqueja: 

Receita de chá de carqueja para emagrecer

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja picadas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe por cinco minutos. Desliguei o fogo, tampe a panela e deixo o chá atingir a temperatura morna. Em seguida, coe o líquido para consumi-lo. 

É recomendado o consumo de 3 xícaras de chá de carqueja por dia, no máximo. Tome sempre antes das principais refeições do dia e não tome mais do que a quantidade indicada, para que você não sofra efeitos colaterais. Vou falar mais sobre eles no próximo tópico. 

Receita de chá de carqueja, camomila, menta seca e anis

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja picadas;
  • 1 colher (sopa) de menta seca;
  • 1 colher (sopa) de anis;
  • 1 colher (sopa) de camomila; 
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferva um litro de água com a carqueja, a hortelã e o anis. Quando a mistura começar a ferver, comece a contar cinco minutos e desligue o fogo após esse tempo. Adicione a camomila e deixe o chá repousar por dez minutos. Coe o líquido e consuma-o imediatamente para aproveitar todas as propriedades nutritivas do chá. 

Esse chá é especial por contar com o anis e com a camomila, que ajudam não apenas no processo digestivo, mas também na remoção dos gases intestinais. Já a menta é responsável por trazer um sabor refrescante ao chá, além de contribuir com suas propriedades para o emagrecimento. 

Se precisar adoçar os chás, prefira o mel ao açúcar para consumir menos calorias. 

Carqueja: efeitos colaterais e contraindicações 

Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde, o chá de carqueja não pode ser utilizado por todo mundo. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estejam tomando medicamentos para controle de hipertensão ou diabetes não podem fazer uso dessa planta medicinal. 

Pessoas abaixo do peso ou próximas ao limite mínimo de peso, portadores de pressão baixa e hipoglicemia também devem evitar a carqueja.

Não ultrapasse a quantidade diária recomendada para o consumo de chá de carqueja, que é de 3 xícaras, no máximo. Essa bebida em excesso pode causar problemas como hipotensão, diminuição da imunidade, irritações do trato digestivo e até mesmo uma má interação com outros remédios. 

Se você sentir qualquer um desses sintomas ao consumir o chá, pare imediatamente a ingestão

Mesmo sendo uma substância natural, a carqueja possui compostos químicos que causam reações no nosso organismo. Por isso, se possuir algumas das características citadas acima ou dúvidas sobre o consumo, procure um profissional. Ele saberá indicar a quantidade de chá indicada para o seu caso e liberar o consumo sem preocupações.

Onde comprar carqueja? 

Por fim, é hora de falar sobre os locais onde você pode adquirir a carqueja para preparar o seu próprio chá da planta. Ela pode ser encontrada em forma de erva e vendida à granel, em cápsulas ou extratos. Procure-a em supermercados, lojas de produtos naturais e até em feiras de rua. 

As cápsulas também pode ser utilizadas para o emagrecimento, mas o chá é o mais indicado para o controle de ingestão da substância — isso porque as cápsulas podem ter um excesso de carqueja, o que pode levar aos efeitos colaterais sem um conhecimento prévio. 

E você, amiga, já conhecia os benefícios da carqueja? Viu como a carqueja emagrece mesmo? Já pensou em testar o consumo desse chá para que ele ajude no seu emagrecimento? Conte a sua experiência aqui nos comentários! Quero saber quais são as suas dicas e opinião sobre o assunto! 

Até mais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: