Como Clarear os Dentes – Bicarbonato Caseiro ou Consultório? Clareamento Dental Funciona? Saiba tudo aqui

Beleza, Saúde | Atualizado em 11 junho 2019

Quem não quer saber como clarear os dentes? 🙋🏾 Nesse artigo vou falar tudo sobre clareamento dental e vou ajudar você a conquistar um sorriso ainda mais bonito e saudável. Afinal “seu sorriso é seu cartão de visitas”.

Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal diariamente são hábitos saudáveis e devem sempre ser incentivados, mas não são o suficiente quando o assunto é clareamento dental.

Então, amiga leitora, para saber como clarear os dentes, vem comigo!

CLAREAMENTO DENTAL É MODA?

clareamento dental

Amostra de clareamento dental

Existe uma nova onda no mercado, e veio para ficar. Vejo muitas pessoas preocupadas em tirar do rosto aquele sorriso amarelo e trocá-lo por dentes brancos de artistas de novela.

Mas, saiba que nem todo mundo pode clarear os dentes, vou falar sobre isso também 🤔.

E vou tirar outras dúvidas:

  • É saudável clarear os dentes por conta própria?
  • E o clareamento em consultórios, funciona mesmo de forma definitiva ou é só dinheiro jogado fora?
  • Existem alternativas caseiras para clarear os dentes com segurança?
  • Quais alimentos prejudicam os dentes?
  • Quais alimentos ajudam no clareamento?

Fique comigo até o final e vamos responder a essa e várias outras dúvidas.

SAIBA MAIS: Carboblan, o clareador dental 100% natural que devolve o branco original dos seus dentes.

POR QUE OS DENTES FICAM AMARELOS?

Bem, é importante que você entenda que nossos dentes são compostos por 3 camadas, polpa, dentina e esmalte.

Geralmente só ouvimos falar do esmalte, mas é importante que você entenda que, embora seja a parte que mais aparenta o amarelado, não é só ela que deve ser incluída nos seus cuidados.

A polpa é a parte interna do dente, é nela que ficam os vasos sanguíneos e o “cimento” que ligam o dente à gengiva.

Uma alimentação deficitária de nutrientes pode enfraquecer esse “cimento” levando à perda do dente.

A dentina é a parte intermediária, onde ficam os nervos do dente, é essa parte que dói quando temos alguma inflamação. E é já aqui que o amarelo começa a ser notado.

Pois essa é a cor da dentina. Ou seja, quando estamos vendo dentes amarelados, significa que o esmalte já não está tão sólido.

E, por último e não menos importante, temos o tão famoso esmalte. Esse esmalte é a camada que protege toda a estrutura dos nossos dentes, o esmalte fica exposto à todas as bactérias e ações corrosivas em nossa boca.

Viu só, ter os dentes amarelos não significa que eles estejam sujos ou mal cuidados, mas que a proteção natural do dente já não está tão forte.

Mas, calma, tem como reverter isso e nós já vamos chegar lá.

COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO DENTAL?

Existem diversas maneiras de como clarear os dentes, sendo que a maioria não vão devolver a saúde do esmalte, mas apenas pintá-lo…

Acredito que não seja isso que você queira.

Antes de mais nada, procure seu dentista e faça uma limpeza periódica, isso vai eliminar o tártaro, que são as bactérias mortas que se grudam no esmalte.

Só isso já vai melhorar muito o seu aspecto.

PRODUTOS PARA CLAREAR OS DENTES?

Bem, a maioria dos clareadores oferecidos no mercado possuem ação abrasiva, o que vai mesmo branquear os seus dentes, só que tirando uma parte do esmalte junto.

Então, com o tempo, seu esmalte vai ficando cada vez mais frágil e a dentina exposta. Isso vai dar aquela sensibilidade que tanto tememos.

E você não quer ser uma daquelas pessoas que sofrem para tomar um sorvete ou um café, concorda?

Então fuja dos abrasivos!

Nesse caso, o Carboblan sai na frente já que é feito de carvão de coco ativado, leia aqui meu artigo completo sobre ele.

Mas existem ótimas soluções no mercado que deixam os dentes brancos sem serem abrasivos. E, claro, existem as soluções caseiras.

Já já vamos falar sobre cada uma delas. Mas, lembre-se, a melhor alternativa é sempre prevenir, por isso vou falar sobre os principais alimentos a serem evitados e consumidos.

É SAUDÁVEL FAZER O CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO?

Muita gente, por falta de condições melhores, opta pelo clareamento dental caseiro, mas é seguro?

A boa notícia é que, se for feito com cuidado, é seguro sim. E com ingredientes que você, provavelmente, já tem na sua casa.

Mas, antes disso, quero informar que existem opções 100% naturais disponíveis no mercado, como o clareador dental à base de carvão ativado chamado Carboblan (eu fiz um artigo falando tudo sobre ele, vale à pena você conhecer).

EXISTEM ALTERNATIVAS CASEIRAS PARA CLAREAR OS DENTES COM SEGURANÇA?

Como clarear os dentes

Como clarear os dentes com bicarbonato de sódio

Para uma alternativa de clareamento dental caseiro preste atenção a seguir.

E você só precisará de algumas colheres de bicarbonato de sódio e suco de limão, morango ou abacaxi.

Basta separar uma colher de bicarbonato de sódio em um copo e ir acrescentando aos poucos o suco, sempre mexendo bastante até formar uma pasta uniforme.

Utilize uma escova de dentes para espalhar essa pasta por todos os dentes. Escovando normalmente.

Muitos sites indicam doses maiores de bicarbonato, mas para você ter um efeito duradouro e mais potente, faça sempre pouco por vez. Dessa forma você sempre terá uma pasta nova e com 100% dos princípios ativos na máxima potência.

E, quando acabar faça mais pastas.

COMO CLAREAR OS DENTES EM CONSULTÓRIO?

Olha, não vou ser demagoga aqui e dizer que funciona ou não funciona fazer um procedimento de clareamento dental em consultório.

É claro que funciona, você vai sair do consultório com os dentes brancos.

Mas, vai sair caro. Dependendo do nível de branqueamento que você precisa, o tratamento pode custar entre R$ 400,00 à R$ 2.500,00.

A intenção desse artigo é justamente mostrar que você não precisa gastar todo esse dinheiro somente para clarear seus dentes. Já que existem alternativas bem mais em conta e naturais.

Porque, se você não mudar seus hábitos, logo logo seus dentes vão manchar e escurecer novamente.

Por isso, preste atenção nas dicas de alimentos a seguir, vou falar sobre alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser inseridos na sua alimentação.

ALIMENTOS QUE ESCURECEM OS DENTES (e alguns que protegem)

É muito importante que antes de você começar qualquer tratamento para branquear seus dentes, você mude um pouco sua rotina alimentar.

Eliminando alguns alimentos que provocam o escurecimento dos dentes e incluindo alguns aliados.

Mas, o que esse alimentos fazem? Bem, eles provocam manchas no esmalte, com o tempo essas manchas vão sofrendo uma ação maior das bactérias e ácidos, o que enfraquece a estrutura e faz com que a dentina fique mais exposta.

Com a dentina mais exposta, você já sabe, sensibilidade e dor.

COMO CLAREAR OS DENTES: ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

(as dicas a seguir pertencem ao blog diário gaúcho)

Refrigerantes: principalmente os de limão e cola são muito ácidos e vão corroendo o esmalte e a dentina.

Dica: elimine o refrigerante da sua dieta, ele não traz nada de bom.

Café: triste notícia para os apreciadores dessa bebida, mas o café é o principal vilão do escurecimento dos dentes, isso porque seus compostos agem quase instantaneamente sobre o esmalte.

Dica: diminua o consumo de café e beba sempre água após ingerí-lo (fazendo bochecho).

Beterraba: Trata-se de um alimento muito saudável e nutritivo, mas que mancha os dentes devido ao excesso de pigmento que possui.

Dica: sempre que consumir, faça bochecho com água logo em seguida.

Chás: um pouco menos que o café, mas o mesmo princípio, quanto mais escuro for, mais prejudicial.

Dica: prefira chás com menos pigmentação.

Amora, cereja, açaí e uva: são muito deliciosas e saudáveis, mas como a beterraba, possuem muita pigmentação que vão manchar rapidamente seus dentes.

Dica: beba água enquanto as consome.

Vinho: triste notícia para os românticos, mas essa bebida é extremamente ácida, o que corrói minerais importantes para o esmalte. Além disso, possui alta pigmentação que você já sabe o que faz.

Dica: limite-se a uma taça, no máximo. Consuma junto com queijos, de preferência mais duros como o parmesão.

COMO CLAREAR OS DENTES: ALIMENTOS QUE DEVEM SER INCENTIVADOS

(as dicas a seguir pertencem ao blog dicas de mulher)

Brócolis: rico em cálcio e ferro que, quando combinados, formam uma barreira que diminui o contato dos alimentos com os dentes. Dificultando a corrosão por alimentos e bebidas ácidas.

Queijos: quanto mais rico em caseína for o queijo, mais ele ajuda na recomposição do esmalte do dente. Queijos duros também promovem uma maior salivação, que ajuda a neutralizar os agentes que causam as temidas manchas nos dentes.

Uvas Passas: diferentemente da uva fresca, a passas sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doença periodontal. Além disso, esse tipo de alimento também protege os dentes do acúmulo de placa, pois ajuda na produção de saliva.

Abacaxi: por ser rico em uma enzima chamada bromelina, o abacaxi ajuda a remover algumas manchas do dente sem causar danos ao esmalte.

Morango: essa fruta é uma ótima opção para quem quer manter os dentes brancos. Pois é rica em ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além disso, possui vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

Espinafre: como é rico em fibras, o espinafre faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar, como a uva passa.

Maçã, Pêra e Pepino: mesmo caso do morango, mas com a vantagem de serem fibrosas, o que permite que elas limpem os dentes a cada mordida, fazendo o papel de uma escova de dentes (em alguns casos mais eficaz que a própria escova).

Leite: assim como seus derivados, é rico em cálcio o que intensifica a remineralizarão dos dentes.

Gengibre: age como um anti-inflamatório natural, ajudando a manter os tecidos bucais saudáveis.

Castanha do Pará (nozes, outras castanhas e gergelim): os óleos provenientes dessa castanha ajudam a formar uma película sobre os dentes. Isso reduz a capacidade das bactérias grudarem neles.

Cenoura: são aliadas de um sorriso mais branco pois contêm vitamina A – que é necessária para manter o esmalte dos dentes saudável.

Cebola e alho: quando consumidos crus, contêm compostos de enxofre e tiossulfatos que reduzem naturalmente as bactérias que causam cáries.

COMO MANTER OS DENTES BRANCOS

clareamento dental profissional

Clareamento Dental em Consultório

Agora que você já sabe como clarear os dentes e já pode apresentar aquele sorriso bonito está na hora de saber como manter os dentes brancos.

Senão, de nada adianta conseguir o mais difícil se você não conseguir manter essa conquista.

Preste atenção nessas dicas, algumas podem parecer muito básicas, mas acredite, nem isso muita gente consegue seguir:

Escove seus dentes sempre após cada refeição e ingestão de bebidas, isso manterá sua saúde bucal sempre em dia, deixará você mais confiante e eliminará as bactérias nocivas para nosso clareamento dental.

Elimine o cigarro da sua rotina. Não é de hoje que sabemos que o cigarro não traz nenhum benefício para nossa saúde. Além de promover diversas doenças, como o câncer.

Mas, quanto à saúde bucal, principalmente na questão do clareamento, o cigarro é um dos principais vilões. Somente o monóxido de carbono eliminado pela fumaça já é um corrosivo potente para o esmalte.

Não é a toa que todos os fumantes possuem dentes amarelos e com manchas escuras. Pois o esmalte já está completamente comprometido.

Diminua o consumo de café: essa eu sei que é difícil! Eu mesma não consigo seguir essa dica, rsrsrs. Então, se não conseguir, tente sempre beber água ou consumir um derivado de leite (sem corantes) juntamente com o café.

Isso fará com que os efeitos nocivos dele para os dentes sejam reduzidos. Também vale consumir alguma das frutas que indiquei acima.

Procure um dentista, o aconselhável é que isso seja feito pelo menos 2 vezes por ano. Mas tente, pelo menos, visitar um dentista uma vez por ano.

Infelizmente, a média de consultas a dentistas do brasileiro é muito baixa, e muitas pessoas mais humildes acabam passando a vida sem saber os que é uma visita ao dentista.

Muito disso, culpa de uma política de saúde deficitária.

Um truque simples e sem custo é, sempre que não houver uma fruta ou uma escova de dentes por perto, faça um bochecho com água. É simples e ajuda muito a eliminar a sujeira mais visível dos dentes.

Evite o consumo de açúcar, já que seu efeito no esmalte dos dentes é ultra corrosivo. Prefira mascar chicletes sem açúcar, existem vários no mercado e são super deliciosos e acessíveis.

CONCLUSÃO: COMO CLAREAR OS DENTES FUNCIONA

Carboblan Depoimento Sabrina Meyer
Então, minha amiga, nesse artigo eu falei como clarear os dentes de forma natural e rápida. Dei uma receita para você mesma fazer em casa.

Falei dos preços dos tratamentos de clareamento dental em consultórios.

Dei várias dicas de alimentos que você deve inserir na sua rotina alimentar. E outros alimentos que você deve evitar a todo custo.

Também falei de hábitos saudáveis para manter os dentes brancos.

E, finalmente, mostrei o Carboblan, uma alternativa rápida, natural e saudável para você clarear seus dentes e, o principal: manter seus dentes brancos.

Agora é com você, se faltou alguma dica, ou se você ficou com alguma dúvida, por favor, comente aqui embaixo!

Beijos e até o próximo post 😘.