Diferenças entre Chá Branco, Verde e Vermelho

Saúde | Atualizado em 02 dezembro 2019

Afinal, o que vem a ser mesmo estes tais “Chá Branco”, “Chá Preto”, “Chá Verde” e agora também o “Chá Vermelho”?

chás

O Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho são ricos em polifenóis que abrangem os flavonóides, taninos, catequinas, etc.

  • Polifenóis: são derivados de várias plantas, são substâncias antioxidantes, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao envelhecimento.
  • Taninos: auxiliam a diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecem as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.
  • Bioflavonóides e catequinas: As catequinas atuam também contra desordens do metabolismo lipídico e apontam para uma redução do risco de doenças cardiovasculares. Os bioflavonóides são antioxidantes, compostos que neutralizam os radicais livres, substâncias que causam doenças no organismo. Os bioflavonóides ajudam a manter as artérias, ativar a circulação do sangue e diminuir o nível de colesterol.

Eles possuem alta ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres; proporcionam um aumento no consumo energético, acelerando o metabolismo de lipídios e carboidratos, auxiliando desta forma no emagrecimento; melhoram o funcionamento hepático e possuem efeito diurético considerável.

Eles possuem ácido fólico, cafeína, flúor, manganês, óleo essencial, potássio, teofilina, vitamina C, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6.

Os principais tipos diferentes de produtos para infusão são provenientes da mesma planta Camellia sinenses (árvore originária do Sudeste Asiático, China e Índia), porém colhidos e processados de formas distintas.

Assim temos as diferentes denominações:- o Chá Verde (Green Tea), o Chá Branco (White Tea), o Chá Vermelho (Red Tea ou Dark Tea) e o Chá Preto (Black Tea). A principal diferença entre eles é o grau de fermentação.

Obs: **Enquanto chá verde é extraído de folhas da planta, o chá branco, é extraído de gomos das partes superiores da planta, que darão origem a essas folhas.

Pode-se incluir algumas folhas junto com os gomos, mas apenas folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação; os botões são protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

No chá preto, ocorre a fermentação e são utilizados folhas e caules. Ele contém alto teor de cafeína. Por isso atualmente há uma tendência de se usar preferencialmente as demais variações do chá.

Benefícios do Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho

  • Aceleradores do metabolismo dos carboidratos e lipídios;
  • Favorecedroes da redução dos níveis de colesterol (principalmente o LDL – considerado o “mau colesterol”) e triglicérides;
  • Depurativos;
  • Neutralizadores dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e alterações celulares;
  • Desintoxicantes, diuréticos, evitando a retenção de líquidos,
  • Facilitadores da digestão.

Informações adicionais

Chá Branco

O processo básico para preparação consiste em secar, desidratar, selecionar, aquecer, cortar e misturar.

  • Polifenóis totais: 16%.
  • Taninos: 10%.
  • Cafeína: 2%.

Chá Verde

É totalmente não fermentado por causa do processo de eliminação das enzimas. A eliminação das enzimas, a secagem e a mistura são os processos básicos para a preparação do Chá Verde.

As folhas são colhidas ainda jovens, antes de estarem completamente desenvolvidas.

É submetido rapidamente à secagem e as folhas são enroladas ainda quentes e então são expostas ao vapor d’água e depois a altas temperaturas com a finalidade de eliminar a fermentação.

Logo após são secas rapidamente, adquirindo assim um produto final de cor verde escura e formato enrolado.

  • Polifenóis totais: 10%.
  • Taninos: 8%.
  • Cafeína: 1,5%.

Chá Vermelho

Tem o grau de fermentação entre o chá verde (não fermentado) e o chá preto (fermentado), porém o seu processo de fermentação que é mais curto, o que origina uma fragrância suave.

Como conseqüência da oxidação parcial, o Chá Vermelho apresenta um teor de cafeína médio e um aroma não agressivo.

  • Polifenóis totais: 7%.
  • Taninos: 4%.
  • Cafeína: 1,5%.

O Chá Vermelho se diferencia pela fermentação que ocorre no final do processo de preparo do mesmo.

A primeira etapa de preparação do Chá Vermelho é a eliminação das enzimas. Logo em seguida, as folhas são misturadas, o que irá aumentar o aroma do chá.

Após a mistura, permanece determinado período secando. Para finalizar, ocorrem as etapas de fermentação, onde o Chá Vermelho irá adquirir a sua coloração característica e finalmente a secagem.

Somente após todas as etapas descritas, as folhas são selecionadas e a preparação do Chá Vermelho se encerra.

Dosagens e utilização

A dose usual da Camellia sinensis é de 1,5 a 2,5 gramas em forma de cápsulas ou chás instantâneos, embora muitos prefiram a boa e clássica tomada sob forma de infusões (deliciosas!).

A ingestão concomitante do leite pode inibir os efeitos antioxidantes dos componentes polifenólicos, pelo que devemos evitar associar os dois alimentos.

Para os preparados instantâneos solúveis de Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho – dissolver aproximadamente 1 colher de sopa rasa do preparado em 200ml de água quente ou gelada. Não é necessário adoçar

A recomendação é de 3 a 4 copos (200 ml) por dia.

Quais são as contra-indicações de uso?

Não é recomendado o uso por grávidas, nutrizes, crianças, pessoas com hipertensão, gastrite, doenças renais e glaucoma.

Quem já apresentou arritmias cardíacas deve evitar o consumo excessivo. Atenção para o fato de que pode ocasionar insônia devido à presença da cafeína.

Fontes: Dpto técnico lab. Vitalab Ltda, Dr. Jorge Boucinhas – médico, professor da UFRN

Apesar de serem aliados da dieta saudável, quem deseja realmente perder um número considerável de quilos deve buscar outras alternativas. Eu indico que você leia esse artigo aqui do blog sobre o Kifina, um emagrecedor 100% natural.

Gostou desse assunto? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.

Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/

Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/

Bjs