Como Acabar com a Celulite: 10 Dicas para Aumentar a sua Autoestima

Como Acabar com a Celulite: 10 Dicas para Aumentar a sua Autoestima
5 (100%) 3 vote[s]

A celulite pode ser a causa da baixa autoestima em muitas mulheres. Os “furinhos” que aparecem na região das pernas e dos quadris são os principais motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem usar biquínis , saias, shorts e até vestidos .

Se você se enquadra nessa situação, saiba que é possível se sentir bem com o aspecto da celulite, e o melhor: também é possível diminuir seus sinais e o aparecimento de novas marcas. E tudo isso com mudanças simples que você pode começar a implementar agora mesmo no seu dia a dia .

como acabar com a celulite

Veja 10 dicas imperdíveis para acabar com a celulite e elimine esse pesadelo da sua vida!

Descubra como acabar com a celulite em 10 passos e diga adeus à vergonha e ao mal-estar com o próprio corpo!

AFINAL, O QUE É CELULITE?

A celulite é uma característica da pele que faz com que a mesma aparente ter “furinhos”, deixando a região das pernas e do bumbum com um aspecto conhecido como “casca de laranja” . Ela afeta tanto os homens quanto as mulheres, mas é muito mais comum em pessoas do sexo feminino.

Uma pele com celulite possui as seguintes características:

  • Epiderme com furinhos;
  • Derme com irregularidades;
  • Diminuição dos vasos sanguíneos;
  • Estiramento das fibras colágenas;
  • Aumento do tecido adiposo.

Portanto, essa ocorrência nada mais é do que uma ação de preenchimento de gordura, que ocorre entre a pele e as fibras musculares. A gordura acaba ficando espremida e saliente, dando a impressão de que existem caroços embaixo da pele.

Muitos dermatologistas afirmam que não há cura para a celulite, mas existem inúmeras formas de fazê-las desaparecer, amenizando a aparência que ela causa ao nosso corpo. E já que ela nada mais é do que gordura localizada, para acabar com a celulite é preciso diminuir sua quantidade nos locais específicos em que se encontra.

O QUE FAVORECE O APARECIMENTO DA CELULITE?

São muitos os fatores que colaboram para o surgimento da celulite. Entre os principais está a má circulação, que é um fator genético e que agrava o quadro de acúmulo de gordura no organismo.

Se o fluxo de sangue diminui, o colágeno do nosso corpo permite que a gordura suba até a superfície de nossa pele, criando o efeito indesejável da celulite. Nas mulheres, isso é ainda mais acentuado por conta da anatomia, que favorece o acúmulo de gordura nos compartimentos da pele.

Já a pele dos homens é mais espessa, o que ajuda-os a esconder as aparições de celulite.

A celulite pode aparecer a qualquer momento da vida, sem qualquer aviso. Com o avanço da idade, seu aspecto vai ficando ainda mais nítido, já que nossos tecidos sofrem modificações ao longo dos anos. Conforme a nossa pele vai ficando mais fina, mais aparentes as celulites ficam.

Fatores genéticos, má alimentação, estresse e sedentarismo também podem favorecer o aparecimento da celulite. A questão genética, inclusive, é a que mais potencializa o quadro, já que essa condição pode aparecer até mesmo em mulheres que se exercitam regularmente e possuem uma alimentação saudável.

Antes de saber quais são as dicas para acabar com a celulite, é preciso identificar qual é o tipo presente na sua pele. A seguir, conto mais sobre cada um deles.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CELULITE?

Não é preciso fazer nenhum exame para descobrir o seu tipo de celulite. Basta você observar a sua pele para constatar qual é o grau em que a condição se apresenta no seu corpo.

Pressione uma região da sua perna com as duas mãos e observe as alterações na pele. Veja qual descrição se encaixa mais com o seu caso:

Grau 1

A celulite de grau 1 não possui ondulações e nem irregularidades. A pressão na pele revela pequenos furinhos e ondulações. Nesse caso, a celulite ainda é interna, não pode ser vista e nem sentida, só aparece mediante pressão aplicada em região específica.

Nesse grau, os vasos sanguíneos estão suscetíveis à ação inflamatória, propiciando o acúmulo de toxinas que podem fazer com que a celulite evolua ainda mais.

Grau 2

Na celulite de grau 2 já é possível visualizar os furinhos e ondulações sem que a pele seja comprimida. O aspecto da pele é meio acolchoado, o que demonstra que o sistema linfático está um pouco comprometido. A pele, quando apertada, adquire uma coloração amarela por conta da retenção de líquidos.

Grau 3

Nesse estágio, a celulite já é visível através de nódulos e é possível que ela cause algum tipo de dor. Isso significa que a pele está mal nutrida e que o tecido pode estar desidratado. A partir desse grau, o inchaço também fica evidente.

Grau 4 

No grau 4, a celulite adquire um aspecto “duro”, com o surgimento de vários nódulos e gomos de gordura. O inchaço e o comprometimento da circulação sanguínea também se fazem presentes e a pele adquire um aspecto acolchoado. É possível ver a celulite até mesmo através de peças de roupa .

Nesse ponto, o corpo já não consegue mais eliminar as toxinas nessas regiões, o que contribui ainda mais para o agravamento do quadro de celulite.

COMO ACABAR COM A CELULITE EM 10 PASSOS

como acabar com a celulite

Confira as 10 dicas para acabar com a celulite!

A celulite pode se originar do sedentarismo, de uma má alimentação e de diversos outros fatores que podem ser modificados na sua rotina. Para conhecer mais sobre como acabar com a celulite, veja as dicas a seguir.

1. Beba muito líquido

Água é tudo ! Já viu uma bebida mais milagrosa do que essa? Ingerir grandes quantidades de água durante o dia ajuda o corpo a eliminar mais rápido as toxinas presentes no nosso organismo. Além disso, a água também ajuda na absorção dos nutrientes, principalmente daqueles que vão parar na nossa pele.

Como a água ajuda no combate à celulite? De forma simples: quanto mais água você tomar, mais ela se acumulará sob a pele. Dessa forma, você circula mais líquido pelo corpo, fazendo com que ele ajude a varrer as camadas de gordura.

Mas se para você é difícil beber uma média de dois litros de água por dia, não tem problema. Você também pode optar por chás diuréticos e sucos naturais, que também ajudam na eliminação de toxinas, tá?

2. Tenha uma alimentação saudável

Definitivamente não há jeito melhor de combater a celulite do que com as mudanças que vem de dentro pra fora. A alimentação é uma delas. Afinal, tudo o que a gente consome influencia o nosso peso, que contribui diretamente para o surgimento da celulite.

Portanto, se manter em forma é essencial para evitar e diminuir os furinhos na pele. Para isso, opte por construir refeições à base de alimentos saudáveis e que fazem a diferença para o seu corpo.

Alimentos ricos em fibras ajudam no funcionamento do intestino, ajudando a diminuir o inchaço no corpo — o que contribui muito para a eliminação da celulite. Aveia, quinoa e arroz integral são alguns dos alimentos dessa categoria. 

Também é importante reduzir o consumo de sal, trocando-o por ervas aromáticas. Tente consumir ainda mais alimentos desintoxicantes e diuréticos para eliminar toxinas e excessos de líquido do organismo. Espinafre, tomate , maçã , laranja , alho, pepino e kiwi são alguns exemplos.

Outro ponto importante e curioso: sabia que a sua celulite pode ser uma reação alérgica a algum alimento? O difícil é descobrir o que está causando o quadro, mas com a ajuda de uma nutricionistas a tarefa fica fácil.

3. Fuja de alimentos gordurosos

Esse é um conselho batido para quem deseja perder peso ou se manter saudável. Para eliminar a celulite não poderia ser diferente, uma vez que essa condição nada mais é do que o excesso de gordura na pele.

Evite alimentos ricos em gordura saturada e aqueles que são fritos , pois eles não acrescentam nenhuma vantagem ao funcionamento do seu metabolismo. Mas não esqueça que o consumo de gorduras “boas” é essencial para o seu corpo, como no caso do azeite, do abacate, das oleaginosas etc.

4. Pratique exercícios físicos

Como a celulite tem tudo a ver com a sua circulação sanguínea, é importante praticar exercícios para evitar sua aparição ou até eliminar aquelas que já deram as caras. Atividades físicas não apenas melhoram a circulação, mas impedem a retenção de líquidos e tonificam o corpo.

Além do mais, é possível fazer exercícios que atuam especificamente nas áreas mais sujeitas à celulite, como o quadril e os glúteos. Atividades como musculação, corrida, ciclismo e caminhada são ótimas para acabar com a gordura localizada e aliviar a compressão que ela fez na pele — o que causa a celulite aparente.

5. Estimule a circulação sanguínea com massagem

Além dos exercícios que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, você também pode realizar massagens com esponja vegetal para vascularizar ainda mais as áreas e acabar com a celulite.

Use a esponja para massagear todas as áreas do corpo onde a celulite está presente. Faça o exercício diariamente, por dez minutos. À medida que você começar a ver resultados positivos, diminuía a frequência da massagem para três vezes por semana.

A aplicação de café e óleo de coco na pele para facilitar a massagem é muito recomendada para quem deseja não apenas retirar a celulite, mas também hidratá-la.

6. Use cremes para combater a celulite

Estudos comprovam que o uso de cremes no combate à celulite é muito eficaz. É claro que eles não fazem milagre sozinhos, mas são grandes aliados na eliminação dessa característica que tanto desagrada as mulheres.

Cremes ajudam principalmente a aliviar os sintomas de celulite de grau 1 e 2, já que há poucas irregularidades na pele nesses dois casos. Também é importante aplicar as loções com frequência e não apenas de vez em quando. O ideal é usá-los duas vezes ao dia, por pelo menos dois meses consecutivos para obter algum efeito positivo.

7. Faça uma lipo manual

Esse tipo de massagem modeladora, também conhecida como lipo sem cortes, não é nada suave ou relaxante. Ao contrário: a prática pode até deixar a pele super sensível e com alguns hematomas.

Mas o resultado da lipo manual para a eliminação da celulite é eficaz, tanto que quem já fez relata sentir uma sensação de que as gorduras da pele estão sendo dissolvidas. Junto com as outras dicas sobre as quais falei nesse artigo, ela é uma ótima aliada no combate à celulite.

8. Conheça a drenagem linfática

O objetivo da drenagem linfática é o de ajudar o sistema linfático a trabalhar melhor. E como ele faz isso? Filtrando o excesso de líquido e de toxinas presentes no nosso corpo, que ficam retidos nos tecidos. A ideia é que esses elementos maléficos sejam devolvidos ao sistema circulatório, diminuindo o inchaço do corpo e melhorando a nossa circulação.

Com isso, a aparência da nossa pele melhora muito e a celulite é reduzida — assim como a gordura localizada, acne, rugas e até a flacidez.

9. Faça tratamentos estéticos

Para casos de celulite do grau 3 e 4, que são mais graves e exigem resultados mais rápidos, os tratamentos estéticos podem ser necessários. Existem inúmeros deles, que são aplicados de acordo com o caso da paciente e do quanto ela está disposta a pagar por eles.

Os tratamentos estéticos para celulite mais conhecidos são: endermologia, mesoterapia, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos, corrente russa, manta térmica, radiofrequência, entre outros. Veja com o seu esteticista qual deles se aplicar melhor à sua condição.

10. Não deixe de fazer tratamentos caseiros

Para se livrar da celulite não é preciso ter rios de dinheiro para fazer um tratamento estético de ponta. Afinal, os tratamentos caseiros também ajudam muito na eliminação desse quadro, e eles podem ser feitos na sua casa, com produtos básicos e práticos.

Cremes a base de retinol e de cafeína, por exemplo, ajudam muito nessa missão. Você deve usá-los como creme de massagem e aplicá-los nas áreas de celulite com pressão para que os nutrientes penetrem na pele.

Essas substâncias são responsáveis por aumentar a quantidade de colágeno na pele, fazendo com que ela fique mais elástica e menos flácida, o que contribui diretamente para a melhora no aspecto da celulite.

Gostou das dicas sobre como acabar com a celulite? Conte aqui nos comentários quais são os seus truques para aliviar a aparência da pele e diminuir essas marcas que acabam nos deixando insatisfeitas com o nosso próprio corpo.

Estou curiosa para saber tudo sobre os seus métodos!

Até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: