Alimentos de Origem Vegetal: Saiba Quais São e os Benefícios para a Saúde

Avalie esse post

Não é difícil adivinhar quais são os alimentos de origem vegetal, né?

Cenoura , arroz , beterraba, brócolis — são todos aqueles que chamamos rotineiramente de vegetais. Mas será que você entende a importância de ter esse tipo de alimento inserido nas suas refeições?

alimentos de origem vegetal

Precisa comer vegetais, mas não sabe bem o porquê? Descubra neste post todos os benefícios desses alimentos!

Você precisa saber o quanto é indicado comer por dia de alimentos de origem vegetal e quais são os nutrientes que cada um deles agrega ao nosso organismo, seja para nos deixar mais saudáveis ou para nos ajudar em uma dieta. Com esses alimentos, as refeições também ficam mais coloridas, nutritivas e harmoniosas.

Descubra neste post porque os alimentos de origem vegetal são considerados saudáveis e porque são recomendados em dietas e planos alimentares equilibrados.

Depois você poderá fazer o seu próprio planejamento de refeições, inserindo essas belezuras no seu cardápio. 

Vamos juntas?

O que são alimentos de origem vegetal?

Os vegetais são considerados o maior grupo de alimentos existente e o segundo apresentado pela pirâmide alimentar. Eles são fontes riquíssimas de antioxidantes, vitaminas e minerais; fundamentais para a nossa saúde e para as funções do nosso organismo.

Além deles, também existem os alimentos de origem animal e os de origem mineral como você mesma deve saber .

Um ponto curioso sobre os alimentos de origem vegetal é que eles podem ser categorizados por suas cores, já que elas indicam suas principais composições e características nutricionais — veja algumas a seguir:

  • Vegetais alaranjados e amarelos: possuem betacaroteno, precursor de vitamina A;
  • Vegetais vermelhos: possuem licopeno, um excelente antioxidante, assim como vitamina C e ácidos fenólicos;
  • Vegetais verdes escuro: possuem grandes níveis de vitamina A, vitaminas B12, B5, B9, C, K, cálcio e magnésio;
  • Vegetais brancos: possuem flavonóides, selênio e organossulfurados;
  • Vegetais roxos: possuem antocianina, com propriedades anticancerígenas que também atuam na memória e contra doenças cardiovasculares.

Essa categorização por cores dos vegetais facilita a construção de uma refeição saudável, afinal, quanto mais colorido for o seu prato, mais você estará consumindo diferentes nutrientes e aprimorando a saúde do seu corpo.

Outro ponto versátil desse tipo de alimento é que eles podem ser consumidos de diversas formas: frescos, cozidos, assados ou grelhados.

Mas não se esqueça de que é sempre bom higienizar esses alimentos com muita atenção antes de ingeri-los, ainda mais se você consumi-los crus — que é a melhor forma de consumir todos os nutrientes do alimento vegetal.

Quais são os benefícios dos alimentos de origem vegetal?

Frutas, verduras, legumes, feijões, cereais integrais e outras leguminosas são alguns exemplos de alimentos de origem vegetal. E os benefícios de uma alimentação regada desses exemplares são muitos, já que cada um possui sua carga de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Veja alguns exemplos de alimentos de origem vegetal:

  • Azeite de oliva: rico em gorduras consideradas benéficas ao organismo;
  • Grãos e cereais: alimentos ricos em fibras e nutrientes que ajudam no funcionamento do organismo;
  • Frutas: ricas em fibras, vitaminas e nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças;
  • Legumes e verduras: ricos em fibras e com baixo teor de carboidratos e calorias.

Entre os principais benefícios dos alimentos de origem vegetal podemos encontrar:

  • Proteção contra o câncer;
  • Fortalecimento das defesas do corpo;
  • Bom funcionamento do intestino;
  • Diminuição do colesterol alto;
  • Abastecimento de vitaminas e sais minerais ao organismo;
  • Fortalecimento do sistema imunológico.

Esses são apenas alguns dos benefícios da ingestão desses alimentos. Para ser mais específico, é preciso entender as propriedades de cada alimento a ser consumido. Vou falar um pouco mais sobre eles a seguir.

Lista de alimentos de origem vegetal

os alimentos de origem vegetal

Está na hora de descobrir quais são os melhores alimentos de origem vegetal!

Azeite de Oliva

O azeite é considerado um tipo de gordura boa, pois ele aumenta o nível do colesterol que não faz mal ao organismo. Fonte de ômega 3, ele é um aliado na redução do colesterol ruim e impede o entupimento das artérias, além de atuar na prevenção do câncer.

Esse alimento ainda conta com propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e protege contra a osteoporose, já que possui uma substância que atua de forma muito parecida ao cálcio. O azeite é produzido através do processamento de azeitonas maduras e quanto menor sua acidez, melhores são os benefícios para o organismo.

Quinoa

Essa proteína vegetal é ótima para o organismo por um motivo principal: em apenas 100 gramas desse alimento é possível encontrar 12 gramas de proteínas. A quinoa pode ser encontrada de três formas diferentes: na versão branca, vermelha e preta. Quanto mais clara, mais suave será o sabor.

Fibras, carboidratos, lipídios, água e vitaminas do complexo B também são encontrados nesse alimento que é muito recomendado para quem pratica atividades físicas frequentemente e deseja aumentar o volume de massa muscular. Além disso, é um ótimo alimento para quem quer cuidar da saúde do intestino e para quem possui intolerância ao glúten.

Aveia

A aveia é um tipo de cereal cultivado em todo o mundo e é muito utilizada por conta de seu alto valor nutricional. Ela é uma fonte rica em proteínas, minerais, ferro, cálcio e vitaminas. Além disso, possui muitas fibras, que atuam diretamente na manutenção do intestino e de forma favorável em dietas de emagrecimento.

A aveia também possui os seguintes benefícios para a saúde: é uma fonte de energia; faz a manutenção no nível de glicose do sangue; melhora a circulação sanguínea; contribui para o emagrecimento; e ajuda a reduzir o colesterol. Ela pode ser consumida como farelo, flocos e até farinha, misturada a sucos , frutas e bolos .

Frutas

As frutas são provavelmente os alimentos vegetais mais populares. São extremamente importantes para uma alimentação saudável por serem fontes diversas de vitaminas, fibras, minerais e carboidratos.

Se você pretende prevenir doenças, envelhecimento e regular o funcionamento do seu intestino e do sistema digestivo, deve inserir agora mesmo no seu cardápio ao menos cinco porções de fruta por dia (400g). E, pra gente que mora no Brasil, essa tarefa é fácil, já que somos privilegiados de estar num país que produz  tantas opções de frutas, incluindo as exóticas.

Soja

A soja faz parte da mesma família que o feijão, por isso ela também é uma ótima fonte de potássio, ferro, magnésio e zinco. Mas a principal características benéfica da soja é a quantidade de proteína que ela oferece — o que faz esse alimento ser uma ótima opção de substituição da carne no cardápio dos vegetarianos.

Outra característica vantajosa da soja é que ela é um vegetal muito versátil: pode ser usada tanto em saladas quanto em refogados. Além disso, ela também atua diretamente na redução do colesterol, no alívio dos sintomas da menopausa e também contribui para a saúde dos ossos e da pele.

Alface

O alface é um alimento muito comum na refeição do brasileiro — e ainda bem! Afinal, essa folha é rica em fibras alimentares, que além de promoverem a saciedade que ajuda no emagrecimento, facilitam o processo de digestão, principalmente quando ele passa pelo intestino.

Esse alimento também beneficia a saúde cardiovascular, diminuindo as chances de infarto e derrame para quem a consome.

Alcachofra

Já a alcachofra não é um alimento facilmente encontrado nas refeições, mas deveria. Ela é rica em nutrientes, como vitaminas A, vitaminas do complexo B e C, além de minerais como o cálcio e o fósforo. Mas para quem precisa de um motivo maior para incluir a alcachofra no cardápio, trago uma novidade: ela também está relacionada com a saúde capilar e da pele.

Isso mesmo, essa flor é responsável por fazer a manutenção e hidratação dos fios de cabelo, deixando-os ainda mais vivos, sedosos e bonitos. Sua atuação na pele se dá a partir dos antioxidantes presentes em sua composição, que ajudam a diminuir a velocidade de envelhecimento das células — principalmente o envelhecimento precoce.

Batata inglesa

A batata possui um alto teor de carboidrato, mas nem por isso ela deve ser vista como uma vilã para a saúde. Afinal, são os carboidratos os responsáveis por fornecer energia para o nosso corpo — energia essa que só se transforma em gordura se a gente deixa de praticar atividades físicas.

Então esse alimento é essencial para quem deseja manter o corpo ativo e para quem deseja elevar os níveis de vitamina C no organismo. É isso aí: a batata ajudar a fortalecer e manter o sistema imune saudável.

Alimentos de origem vegetal: proteínas, carboidratos e vitaminas para o organismo

Esse post foi dedicado ao assunto alimentos de origem vegetal. Contei a você as principais características sobre o maior dos grupos de alimentos e aquele que está presente em segundo lugar na pirâmide alimentar.

Os alimentos de origem vegetal nada mais são do que aqueles que costumamos chamar apenas de vegetais. Eles são compostos por inúmeros sais minerais, proteínas, vitaminas e outros nutrientes, que se fazem essenciais para o funcionamento do nosso corpo e para a execução de funções vitais do organismo.

Eles podem ser caracterizados de acordo com sua cor: cada uma representa a predominância de um nutriente, como indiquei na tabela no início deste artigo. Essa informação é importante para que você monte um prato de comida o mais colorido possível — assim, ele também estará super nutritivo.

Frutas, legumes, leguminosas, vegetais e cereais são os alimentos que formam o grupo de origem vegetal. Cada um com sua particularidade, eles ajudam a prevenir doenças, a fazer a manutenção de processos internos do organismo, a fortalecer a aparência exterior, entre outros benefícios.

Também indiquei uma lista de alimentos de origem vegetal para que você conheça mais sobre cada um deles e saiba exatamente quais são suas propriedades e porque eles merecem estar no seu prato, já que atuam em situações específicas para a saúde.

E você, amiga, tem uma dieta rica em alimentos de origem vegetal? Quais são os seus preferidos? Conte tudo nos comentários! Quero saber quais são as suas dicas para deixar o prato ainda mais colorido e nutritivo.

Até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: