Termogênicos: O que é, Como Tomar e Como Emagrecer Com Eles

Termogênicos: O que é, Como Tomar e Como Emagrecer Com Eles
4.8 (96%) 5 vote[s]

Alimentos termogênicos realmente emagrecem? Ou é só um mito?

Cansada de começar dietas milagrosas e não conseguir cumpri-las de tão rigorosas que são 😔? Ou de começar a academia e depois de semanas não sentir o resultado na balança 😭?

A vontade de desistir toma conta mesmo, mas e se eu te falar que é possível ficar mais magra e, o melhor de tudo, sem deixar de comer?

Parece até mágica! Em outras palavras estamos falando dos alimentos termogênicos. Nunca ouviu falar neles? Então continue comigo, descubra tudo sobre o assunto e comece a emagrecer hoje!

O QUE SÃO E COMO CONSUMIR OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS?

alimentos termogênicos

Termogênicos: o que são e como incluí-los na alimentação para emagrecer com saúde

São alimentos que apresentam maior dificuldade em ser digeridos, logo fazem com que o seu corpo trabalhe muito mais para assimilar os nutrientes. Uma observação: todos os alimentos são considerados termogênicos, no entanto alguns exigem mais energia para a digestão, outros menos. A boa notícia é que quanto mais determinada comida exige do seu metabolismo, mais você queima calorias no processo.

Outro aspecto importante dos termogênicos é a capacidade de aumentar a temperatura corporal. Como consequência deste fator, o seu metabolismo acelera, aumentando a queima de gorduras corporal.

QUAIS OS ALIMENTOS QUE MAIS POTENCIALIZAM O EFEITO TÉRMICO?

Tecnicamente falando, tudo o que ingerimos é composto basicamente por macronutrientes: proteína, gordura e carboidratos. Cada um deles tem um efeito térmico distinto.

Por ter a digestão mais difícil, a proteína supera os demais. Essa é uma das razões para as pessoas comentarem que a proteína é o melhor nutriente para perda de peso. Já os carboidratos e gorduras têm efeitos semelhantes, portanto empatam neste quesito.

Seguindo esta linha de raciocínio, alimentos como o salmão, sardinha e o bacalhau possuem esse poderoso efeito térmico no organismo. Outras fontes também poderosas são gengibre, café , pimenta vermelha , laranja , linhaça, guaraná, chá verde e pimentão.

TERMOGÊNICO EMAGRECE?

alimentos termogênicos emagrecem

Afinal, termogênicos realmente emagrecem?

Mas é claro! A partir do momento que o seu corpo acelera e a temperatura sobe, a queima de gorduras contribui para o seu emagrecimento. Você deve pensar nos termogênicos como uma forma de potencializar a sua dieta e seus exercícios físicos! Só não conte com eles como solução única para você perder uns quilinhos, hein?

Assim, combine o uso de termogênicos com uma alimentação balanceada e doses de atividade física para você emagrecer de verdade (e com saúde!).

QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

Além de ajudarem na queima de gordura e na perda de peso, o que já é uma maravilha, os alimentos termogênicos também melhoram a circulação sanguínea, estimulam o bom funcionamento do sistema digestório, previnem o câncer de ovário e cólon entre outras vantagens.

EXISTE ALGUM MITO SOBRE O ASSUNTO?

Como tudo que é bom, existem sim algumas inverdades que fazem parte desse universo termogênicos. Vamos conferir as mais gritantes e quebrar essas mentiras:

Termogênicos queimam a gordura corporal, especialmente a localizada

  • Não, eles apenas aceleram o organismo aumentando assim o seu gasto de calorias. Dizer que consumir termogênicos é suficiente para eliminar gorduras, ainda mais as localizadas, é uma grande mentira.

O melhor horário para consumi-los é antes de dormir

  • Outro engano comum. O ideal é fazer a ingestão deles no período diurno ou antes dos treinamentos. Consumi-los na hora do descanso é uma péssima ideia porque ao invés de você relaxar para dormir, seu corpo vai acelerar e estar a um passo de ter uma insônia.

As pessoas podem tomar suplementos termogênicos como bem entenderem

  • Os termogênicos possuem algumas contraindicações e somente um profissional qualificado pode orientar o seu consumo de forma correta.

Quanto mais você ingere termogênicos, mais você se beneficia

  • Acelerar o metabolismo pode ser perigoso se você não respeitar certos limites. Para o gengibre, por exemplo, o ideal é uma fatia, para o café em pó, uma colher. Como sobremesa, uma fatia de abacaxi pode ser uma boa pedida ou então um copo de suco de 200 ml da fruta.

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?

Crianças, mulheres grávidas ou em processo de amamentação não devem ingerir termogênicos. Além disso, pessoas com hipertireoidismo também devem passar longe deles já que possuem o metabolismo naturalmente mais acelerado. Quem sofre com doenças cardíacas ou pressão alta deve ter cuidado dobrado com os termogênicos pois estes aumentam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Idem para os que têm problemas com insônia, ansiedade e enxaquecas.

É POSSÍVEL PREPARAR UMA REFEIÇÃO USANDO SÓ TERMOGÊNICOS?

Existem sim receitas deliciosas e ricas em termogênicos para todos os momentos do dia. Separei 2 receitas para cada um desses momentos:

Café da manhã

café da manhã termogênico

Exemplo de um café da manhã termogênico com chá verde

1 xícara (200ml) de chá verde ;
1 fatia de pão integral com margarina light;
1/2 mamão papaia com 1 colher (sopa) de farinha de linhaça;
1 taça de mingau de aveia com 1 banana picada e 1 colher (café) de canela em pó;
2 castanhas-do-pará.

Almoço

1 prato de salada de folhas verdes com rabanete em fatias finas, tomates e gengibre ralado;
3 colheres de sopa de arroz integral;
1 filé de salmão assado com alho-poró, cebola e tomate, azeite e sal.

1 prato de salada de folhas verdes com 1/2 pepino em cubos, 1/2 cebola roxa, tomates cerejas à vontade e 1 rodela abacaxi em cubos;
3 colheres de sopa de arroz integral;
1 omelete feita com 1 ovo inteiro e 1 clara, brócolis e cogumelos picados à vontade.

Janta

1 prato de salada de alface com cebola roxa, pepino e tomate ;
1 abobrinha grelhada com molho de tomate caseiro;
1 hambúrguer caseiro grelhado com pouco sal.

Salada de folhas verdes à vontade, temperada com azeite e suco de limão;
1 prato de sopa de lentilhas com 1 fatia de pão integral;
1 fruta de sua preferência.

AFINAL, ELES VALEM A PENA?

Amiga, se você quer ter a chance de emagrecer enquanto come e diminuir a culpa depois de ingerir os alimentos, então sim, os termogênicos valem a pena! Ainda mais agora que você já sabe o quanto podemos queimar calorias até mesmo comendo.

É claro que não devemos confiar apenas nas calorias que queimamos ao digerir os termogênicos, mas combiná-los com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos pode ser a diferença que estava faltando para você emagrecer de vez!

E, caso você queira ir além dos termogênicos e focar na queima das gordurinhas, ainda existem ótimas opções para você. Uma boa pedida é investir em suplementos alimentares, como o KiFina (um emagrecedor que “come” a gordura dos alimentos), ou o emagrecedor Womax (que é um termogênico em cápsulas), para acabar de vez com as roupas apertadas e sem sofrimento com os efeitos colaterais.

Eu criei um artigo completo falando tudo sobre o Kifina, clique aqui e leia.

Também tenho um outro artigo completo sobre o Womax. clique aqui para ler.

Mas não se esqueça, independente do que você escolha, combinar hábitos saudáveis, atividade física e outras opções de emagrecimento vão te garantir os quilinhos a menos que você tanto deseja.

O que você achou desse artigo? Faltou algum alimento termogênico? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui!

Beijos amiga e até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: