Chá de Erva Doce: Benefícios Comprovados e Receitas

Chá de Erva Doce: Benefícios Comprovados e Receitas
5 (100%) 3 vote[s]

Erva doce é um dos sabores preferidos de chá mundo afora e não é a toa: seu sabor agradável já conquistou muitos corações . Como qualquer outra bebida do gênero, o chá de erva doce concede inúmeros benefícios para a saúde de quem o consome e é justamente sobre esses benefícios que eu vim falar hoje com você.

chá de erva doce

Descubra neste artigo todas as maravilhas que o chá de erva doce pode fazer por você!

Neste artigo você vai mais sobre como o chá de erva doce age no seu organismo e no final com certeza vai ficar convencida de que este chá faz maravilhas pela gente!

Vamos juntas?

O QUE É ERVA DOCE?

Muitas pessoas acham que erva doce é uma espécie de aroma, mas não. É uma planta medicinal, usada desde a antiguidade por conta de suas propriedades benéficas para a saúde.

Ela também é chamada de anis ou de funcho em determinadas regiões, e é utilizada não apenas para a confecção de chás, mas também para aromatizar bebidas, alimentos e itens de perfumaria.

Essa planta, que possui mais ou menos 50 centímetros de altura e é composta por flores brancas e frutos secos possui um sabor adocicado e um aroma intenso — por isso ela é tão utilizada na culinária e em produtos destinados à beleza.

Você pode encontrar a erva doce para compra em mercados, lojas de produtos naturais, feiras e até em farmácias de manipulação. Afinal, ela é muito utilizada para curar algumas enfermidades, como explico a seguir.

PROPRIEDADES DA ERVA DOCE

A erva doce é uma planta muito utilizada para o alívio de determinados sintomas que atacam nosso corpo. Ela possui inúmeras propriedades benéficas ao nosso organismo, como ação diurética, antifúngica, antiviral, repelente de insetos, antiespasmódica, inibidora da fermentação intestinal, antibacteriana e sudorífica.

A planta também possui uma grande quantidade de potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca . Vitamina C também pode ser encontrada na erva doce, que atua na resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais que invadem o organismo.

Também é possível encontrar vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco na erva doce — substâncias essenciais ao funcionamento do metabolismo.  

Por conta de suas propriedades, a erva doce serve para:

  • Dores de barriga;
  • Dores de cabeça;
  • Má digestão;
  • Tratar problemas respiratórios;
  • Reduzir a pressão sanguínea;
  • Melhorar a atividade cerebral;
  • Gases;
  • Espasmos;
  • Cólicas e sintomas menstruais;
  • Inflamações na boca e na garganta;
  • Gripe e seus sintomas, como tosse, resfriado, catarro e coriza;
  • Estimular a produção de leite materno.

Quer ver outros benefícios do chá de erva doce? Falo mais sobre eles aqui embaixo!

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ERVA DOCE

Agora que você conhece todas as propriedades da erva doce, é hora de descobrir como elas atuam contra possíveis enfermidades, assim, você fará um melhor uso do chá de erva doce no seu dia a dia. Veja as possíveis aplicações da bebida a seguir.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Não é só de minerais e vitaminas que a erva doce é feita. Ela também possui óleos essenciais em sua composição, que ajudam a formar enzimas digestivas. Isso faz com que a planta atue diretamente na digestão dos alimentos, melhorando o funcionando do sistema digestivo.

Então quando sentir aquela azia ou aquele peso no estômago após uma refeição, já sabe: o chá de erva doce é uma boa pedida!

O ácido aspártico presente na erva doce também ajuda a evitar constipação e prisão de ventre. Essa substância é responsável por equilibrar a acidez do estômago, melhorando o processo digestivo.

Confira todos os detalhes de cada benefício a seguir:

1. Ajuda nos problemas respiratórios

Consumir o chá de erva doce também pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios. Asma, bronquite, gripe, resfriado, coriza e catarro podem diminuir sua atuação no organismo após a ingestão da erva.

Isso é possível graças aos óleos essenciais, como cineol e anetol, presentes entre as propriedades da erva doce. Eles ativam o efeito calmante para as regiões da garganta e nasal.

2. Controla a pressão sanguínea

Lembra quando eu falei lá em cima que o potássio é um dos sais minerais presentes na erva doce? Pois é ele que atua na redução da pressão sanguínea. Isso significa que o consumo do chá de erva doce atua na prevenção contra derrames e infartos.

3. Atua no emagrecimento

Sim, o chá de erva doce também pode ser usado por quem deseja perder uns quilinhos! Isso se deve ao fato da bebida possuir fibras alimentares, conhecidas por atuarem diretamente no funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço abdominal e dando mais longevidade à sensação de saciedade.

Além disso, a erva doce possui efeito diurético, que ajuda a diminuir aquele inchaço tão comum nas mulheres. Mas não adianta tomar apenas o chá de erva doce e esperar pelo emagrecimento. É preciso aliar o consumo da bebida com exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

4. Alivia os sintomas de cólica

É comum o uso do chá de erva doce no alívio de cólicas, principalmente em bebês. O melhor de tudo é que pesquisas comprovam que ele é realmente eficaz nesse quesito. Mas é claro que, antes de dar o chá para os pequenos, é preciso consultar um pediatra para saber se o uso da bebida está liberada para a criança em questão.

Mulheres com sintomas de tensão pré-menstrual e cólicas também podem se beneficiar do chá de erva doce. Afinal, a planta possui propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias que acalmam os músculos uterinos, diminuindo as dores sentidas nesse período específico.

Para quem está na menopausa, o chá também é uma ótima recomendação, já que ele alivia os sintomas relacionados à esse período, controlando os níveis de estrogênio e diminuindo as ondas de calor.

5. Melhora a saúde do coração

Fibras alimentares também estão presentes entre os componentes da erva doce, o que faz com que o chá dessa planta seja ótimo para quem quer diminuir o colesterol e as gorduras acumuladas no organismo.

Antioxidantes e fitonutrientes, assim como a quercetina, rutina e vários outros glicosídeos estão por trás da baixa na taxa de colesterol após o consumo do chá. Eles também ajudam a reduzir o triglicérides.

Ponto positivo para a saúde do coração, uma vez que esses são os principais fatores para a ocorrência de doenças cardíacas, como derrames e infartos.

6. Combate os radicais livres

Radicais livres estão por trás do envelhecimento precoce das células do nosso corpo, assim como do tecido epitelial externo. Portanto, eles são responsáveis pelo aparecimento de rugas e outras marcas de expressão — o que queremos evitar a qualquer custo, certo?

O chá de erva doce possui antioxidantes que atuam diretamente no combate aos radicais livres. E essa propriedade não atua apenas contra o envelhecimento, mas também na eliminação de toxinas que estão ligadas à doenças como câncer, Alzheimer e derrame.

7. Diminui a retenção de líquido

As propriedades diuréticas da erva doce também ajudam na retenção de líquido do organismo, diminuindo o inchaço abdominal. O excesso de água no corpo é expelido com mais frequência pelo organismo através da urina. Por esse motivo, a planta também é considerada uma aliada de quem pretende emagrecer.

COMO PREPARAR O CHÁ DE ERVA DOCE

chá de erva doce

Veja como preparar o chá de erva doce e faça o seu em casa!

Depois de conhecer todos os benefícios proporcionados pelo chá de erva doce, você deve estar morrendo de vontade de prepará-lo para adicioná-lo à sua rotina . Então nada melhor do que conferir uma receita para que você possa preparar na sua casa essa bebida tão positiva para a nossa saúde.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres de sopa de erva doce.

Modo de Preparo

  1. Esquente a água, sem deixá-la ferver. Desligue o fogo quando bolhas começarem a se formar;
  2. Adicione as três colheres do fruto seco de erva doce à água quente;
  3. Deixe a mistura descansar por cinco minutos;
  4. Coe o líquido e beba em seguida. Quanto mais tempo o chá ficar armazenado, mais ele perderá suas propriedades benéficas à saúde.

Outros usos da erva doce

A erva doce também é muito usada em receitas de bolo e biscoitos . Seu aroma inconfundível dá um toque saboroso para receitas culinárias. Também é possível usar a planta em forma de cápsulas, sempre com a recomendação de um médico ou fitoterapeuta.

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DA ERVA DOCE

Apesar das propriedades benéficas ao organismo, o consumo do chá de erva doce pode ocasionar efeitos colaterais. Portanto, pessoas com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite devem evitar a bebida para não potencializar os sintomas de suas respectivas doenças.

Pacientes que estejam fazendo suplementação de ferro também devem passar longe da planta. O óleo de erva doce também é contraindicado para gestantes e lactantes, assim como para pessoas que estão passando por um quadro de câncer de mama, câncer de ovário ou de endométrio.

Caso queira aplicar a erva doce para bebês, é importante consultar um pediatra. Assim, você se certifica de que a ingestão não é prejudicial para a criança.

ERVA DOCE: SABOR E SAÚDE

A erva doce é uma planta milenar, usada desde os tempos antigos para a produção de remédios caseiros. Por conta de seu sabor e aroma intensos e agradáveis, ela também é comumente usada na culinária e em produtos de beleza .

Entre os principais benefícios adquiridos com o uso da erva doce está a melhora no funcionamento do sistema digestivo, redução da pressão arterial, cuidados com a saúde do coração e o alívio de cólicas e sintomas referentes ao período menstrual e de menopausa.

Isso só é possível graças às propriedades da erva doce, que incluem ações antifúngicas, diuréticas, antiviral, antiespasmódica e inibidora da fermentação intestinal. Além disso, a erva doce também é uma rica fonte de vitaminas e sais minerais, nutrientes essenciais ao funcionamento do nosso metabolismo.

Você já conhecia os benefícios e propriedades da erva doce? Como você faz o uso dessa planta tão benéfica para a nossa saúde? Conte nos comentários! Quero saber quais são as suas receitas com a erva, para além do chá.

Até breve!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. DICAS e RECEITAS CASEIRAS disse:

    Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
    PARABÉNS

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: