Calorias do Pão Francês: Dicas, Tipos e Porções [MITOS E VERDADES]

Calorias do Pão Francês: Dicas, Tipos e Porções [MITOS E VERDADES]
5 (100%) 5 vote[s]

A maioria das mulheres que entra em uma dieta pensa em cortar de primeira as calorias do pão francês do seu cardápio. Afinal, ele é visto como um grande vilão para quem quer perder peso.

Mas você sabia que tudo isso não passa de pura crença?

Nesse artigo você vai descobrir a verdade sobre o pão francês e sobre os carboidratos em geral. Vou te contar se eles são realmente esse bicho-de-sete-cabeças que todo mundo fala por aí — e o que as pesquisas têm a dizer sobre isso.

calorias do pão francês

Descubra aqui a verdade sobre as calorias do pão francês!

Também vou falar muito sobre as informações nutricionais e as calorias do pão francês. Se, assim como eu, você  ama esse alimento e tem dificuldades de cortá-lo das suas refeições, saiba que existe uma porção recomendada para você consumi-lo sem culpa, além de outras opções e dicas que você só encontra aqui.

Vem comigo!

PÃO FRANCÊS ENGORDA?

O pão francês, um alimento rico em carboidratos, é visto como um vilão por quem está de dieta ou tentando perder peso. Mas não é exatamente o fato dele ter carboidrato em sua composição que o torna um alimento ruim.

Carboidratos, inclusive, já foram alvo de inúmeros estudos científicos. Estes comprovaram que uma alimentação adequada deve ter 50% de suas calorias compostas por essa substância. Afinal, eles são fontes de energia para o nosso corpo.

E isso não sou eu quem estou falando: essa recomendação parte de inúmeras associações internacionais de nutrição e saúde.

Veja, a seguir, quais são os valores nutricionais do pão francês branco.

Calorias do pão francês: valores nutricionais

  • 1 unidade de pão francês (50g): 135 kcal;
  • Carboidratos: 28.5 g;
  • Proteínas: 4.1 g;
  • Gorduras: 0.5 g;
  • Fibra alimentar: 0.9 g;
  • Sódio: 320 mg.

Aqui, estamos falando sobre as propriedades nutricionais do pão francês sem nenhum condimento. Veja, a seguir, os valores nutricionais de um pão francês na chapa ou do pão francês com requeijão:

  • Calorias do pão na chapa: por levar manteiga, o valor calórico do pão na chapa é de 226 calorias em uma unidade de apenas 56 g.
  • Calorias do pão francês com requeijão: para quem retira o miolo do pão de 50 g e usa apenas uma única colher de requeijão light para espalhar no pão, o valor calórico dessa refeição é de 120 kcal. Agora, se você é adepta do requeijão tradicional, as calorias aumentam: 154 kcal.

Mas se o carboidrato não faz tanto mal assim, qual é o problema com o pão francês?

A resposta é o índice glicêmico. Por ser feito de farinha refinada, o pão francês acaba por ser um alimento muito fácil de ser digerido, o que faz com o que os níveis de glicose no sangue aumente consideravelmente após as refeições. Além disso, esse tipo de farinha acaba por excluir as vitaminas, sais minerais e fibras durante o processo de refinamento.

Então não sobra nada muito nutritivo no pão francês para ser absorvido pelo nosso organismo.

Também existe uma preocupação genuína com o consumo de glúten, uma proteína presente no trigo que pode ser responsável por deixar nosso corpo vulnerável à inflamações e outras doenças.

Você deve estar se perguntando: E agora? Como posso substituir o pão francês no meu cardápio?

Fique calma, pois existem inúmeras opções que servem com alternativas. Vem para o próximo tópico, onde irei falar ainda mais sobre elas!

COMO SUBSTITUIR O PÃO FRANCÊS NAS MINHAS REFEIÇÕES?

calorias do pão francês

Saiba como substituir o pão francês na sua dieta!

Existem várias opções para você diminuir os “estragos” do pão francês na sua dieta ou saúde. Essas alternativas, inclusive, contam com fibras alimentares em suas composições, que nos ajudam com a sensação de saciedade, diminuindo o consumo de calorias ao longo do nosso dia.

As dicas para substituir as calorias do pão francês na sua dieta são as seguintes:

Pão francês sem miolo

O miolo do pão francês é o maior responsável pelo acúmulo de calorias. Portanto, se o pão é um alimento indispensável para você, evite comer essa parte — você estará evitando 55 kcal.

Pão francês integral

Ao invés de ser produzido a partir da farinha refinada, essa versão do pão francês conta com cereais integrais, como o trigo e a aveia. Além disso, ele também conta com uma maior quantidade de fibras, que ajudam no processo de emagrecimento e são ótimo aliados da saúde intestinal, prevenindo doenças como câncer, diabetes e obesidade.

Apesar das calorias do pão integral serem bem parecidas com as do pão francês branco (em um pão de 50 g, eles diferenciam apenas em 10 kcal), ele ainda sai na vantagem por fornecer mais benefícios à saúde por conta de seus nutrientes.

Mas é preciso saber escolher o pão integral, correto! Durante sua compra, verifique o grão e a proteína contidas no alimento para ter certeza de que seus valores nutricionais são melhores do que os oferecidos pelo pão francês branco. E lembre-se: se você tirar o miolo, estará consumindo menos calorias!

Pão francês light

Essa versão do pão francês promete ser menos calórica e conter menos gorduras do que o pão francês branco, mas ainda assim ele é feito com a farinha refinada. Para piorar, ele também possui poucas fibras e alguns estudos feitos pelo Inmetro com pães denominados light, na verdade, não apresentam nenhuma vantagem sobre o pão “normal”.

Ao comprar pães dessa categoria, é importante se certificar dos valores nutricionais informados na embalagem. Assim, você compra apenas aquilo que está de acordo com a sua dieta.

Pão de aveia

O pão de aveia é uma ótima alternativa para quem gosta de pão, mas quer consumir ingredientes saudáveis. A aveia é muito nutritiva e funciona como fibra alimentar, diminuindo o tempo de absorção da glicose e do colesterol pelo nosso organismo. Além disso, é um tipo de pão riquíssimo em proteínas e ferro.

Uma fatia do pão de aveia possui apenas 65 kcal.

DICAS PARA COMER SEM ENGORDAR

Se você é daquelas pessoas que não vão conseguir cortar de jeito nenhum o pão francês branco da sua vida, existem algumas dicas para que você os consuma de forma mais saudável. São elas:

  • A primeira dica é: controle a quantidade de pão francês que você consome diariamente! Se comer uma unidade pela manhã, tente não repetir o alimento durante o lanche da tarde ou em outras refeições;
  • Se você gosta de adicionar condimentos ao pão francês, opte por coisas mais saudáveis e menos calóricas, como o peito de peru, o ovo ou queijos light;
  • Quando o pão francês fizer parte da sua refeição, deixe para comê-lo por último. Assim, você terá a chance de se saciar com outros alimentos, que sejam menos calóricos e pode até diminuir a quantidade inicial de pão francês que pretendia comer;
  • Produza o seu próprio pão! Utilize ingredientes saudáveis e de qualidade, como a farinha integral ao invés da farinha branca refinada. Não sabe como fazer? Veja uma receita abaixo!

RECEITA DE PÃO FRANCÊS INTEGRAL

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo integral;
  • 4 xícaras de água;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 2 sachês de fermento biológico seco;
  • ¾ de copo de óleo de milho ou de canola.

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha grande, misture a farinha e o óleo;
  2. Em outra vasilha, junte o açúcar, o sal e o fermento. Misture tudo com um pouco de água, até que a massa fique homogênea;
  3. Junte o conteúdo das duas vasilhas;
  4. Misture tudo com as mãos e vá adicionando água morna até que a massa fique lisa e desgrude das mãos;
  5. Cubra a vasilha e aguarde a massa dobrar de tamanho;
  6. Em seguida, abra a massa com o rolo, faça os pães e leve para assar por aproximadamente 30 minutos em um forno a 180°C.

CALORIAS DO PÃO FRANCÊS: MITOS E VERDADES!

O pão francês é um alimento muito querido pela maioria das pessoas, mas também é um dos vilões para quem não quer consumir muitas calorias e está em busca de perder peso.

Por isso, é importante conhecer os valores nutricionais desse alimento, que em uma única unidade de 50 gramas, possui 135 kcal.

Não se esqueça: o carboidrato presente no pão francês não é o maior problemas, mas sim o índice glicêmico!

Esse índice diz respeito à velocidade com que o pão é absorvido no nosso organismo, elevando nossas taxas de glicose e colesterol no sangue. Ou seja, além de ser bem calórico, o pão francês branco também não é nada nutritivo, pois é feito de farinha refinada que acaba por não agregar nenhum nutriente ou vitamina ao seu produto final.

No entanto, para quem é muito fã do pão francês, existem algumas alternativas deliciosas e mais saudáveis para substituir o alimento no café da manhã ou no lanche da tarde. Entre elas, estão o pão francês integral e o pão de aveia — este último conta com fibras alimentares que ajudam na digestão, além de possuir um baixo valor calórico.

Para quem deseja preparar o pão francês integral em casa, indiquei até uma receita que é babado!

E você, gosta de pão francês? Tem dificuldades para cortá-lo da sua dieta? Conte pra mim nos comentários! Quero saber quais são as suas alternativas de consumo de pão e como você lida com essa questão.

Beijos e até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: