Melão de São Caetano: Descubra Para que Serve essa Planta Medicinal

Melão de São Caetano: Descubra Para que Serve essa Planta Medicinal
5 (100%) 3 vote[s]

O Melão de São Caetano é uma planta popular entre aqueles que adoram um remédio caseiro para prevenir doenças e ajudar no tratamento destas.

Apesar de sua aparência um tanto diferente e não convencional (dá só uma olhada na foto! ), essa planta atua de diversas formas no nosso organismo, combatendo doenças que vão desde problemas de pele até câncer.

melão de são caetano

O Melão de São Caetano tem uma aparência um tanto estranha, mas é cheio de benefícios. Descubra todos neste artigo!

E mais: o Melão de São Caetano ajuda até a emagrecer! Suas propriedades são tantas que precisei até escrever este artigo só pra poder te contar todas elas .

Está curiosa para saber mais sobre essa planta e como ela pode te ajudar no dia a dia? Então fique aqui comigo e descubra tudo sobre essa fruta que promete mil maravilhas! Vamos nessa?

O QUE É O MELÃO DE SÃO CAETANO?

O Melão de São Caetano é uma erva daninha considerada uma planta medicinal por conta de suas propriedades que agem de forma benéfica no nosso organismo. Pode ser que você já tenha ouvido falar nela por outros nomes, como melãozinho, fruto de cobra, melão amargo e até mesmo erva de São Caetano.

Mas o nome científico dessa erva é Momordica charantia e sua aparência é um tanto inusitada: ela é considerada uma trepadeira e possui um cheiro um pouco desagradável. Por isso, à primeira vista, pode parecer que ela não possui nenhuma utilidade, mas não se deixe enganar! O melão de São Caetano pode ajudar (e muito!) a sua saúde!

As flores dessa planta possuem uma coloração amarelada e esbranquiçada, com frutos dourados e um pouco espinhosos. Por dentro, o melão de São Caetano é mole e, quando maduro, adquire um tom amarelo avermelhado.

Acredita-se que a planta tenha se originado há muitos anos atrás em países asiáticos como a Índia e a China. Hoje em dia ele pode se encontrado em vários locais do mundo, por isso se tornou um ingrediente importantes para a produção de remédios caseiros e naturais.

Você deve estar se perguntando: mas para que serve o melão de São Caetano?

Para muitas coisas, principalmente para ajudar no tratamento e na cura de inúmeras doenças! A seguir, vou te contar quais são as propriedades dessa erva e quais são os seus principais benefícios para a nossa saúde. Vem comigo!

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES E SEUS BENEFÍCIOS?

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa planta medicinal, é hora de saber o que faz ela ser um ingrediente tão especial para o funcionamento do nosso organismo.

O Melão de São Caetano possui as seguintes propriedades que agem a favor da nossa saúde:

  • Possui ação cicatrizante;
  • É anti-reumático;
  • Atua como hipoglicemiante (antidiabéticos);
  • É antibiótico;
  • Funciona como antiviral;
  • É adstringente;
  • Possui propriedades laxativas e purgativas;
  • É insecticida;
  • Purifica o organismo;
  • Atua contra tumores.

É uma lista e tanto de benefícios, né? Essas propriedades agem no nosso corpo com excelência em tratamentos e cura de doenças. A seguir, falo um pouco mais sobre elas:

Diabetes: o Melão de São Caetano regula os níveis de açúcar no sangue, ajudando no tratamento de doenças relacionadas a esse fator, como a diabetes e suas complicações. Estudos apontam que seu uso melhora as condições de nefropatia, catarata e resistência à insulina;

Intestino: a planta purifica o organismo, livrando-o da ação de toxinas nocivas e regulando o funcionamento do intestino. Por conta de suas propriedades laxativas e purgativas, seu consumo ajuda a combater problemas de prisão de ventre;

Câncer: pesquisas e estudos estão sendo feitos para verificar a atuação do Melão de São Caetano no combate ao câncer. Descobertas recentes indicam que a fruta atua contra o câncer de mama, câncer de próstata, leucemia linfoide, linfoma, melanoma e outros;

Pele: a erva é extremamente benéfica no tratamento de problemas de pele, principalmente quanto a feridas, eczemas e lesões. Ela também ajuda a diminuir dores e inchaços relacionados à picadas de insetos.

E não é só isso: o melão de São Caetano também pode ser usado nos seguintes casos:

  • Inflamações hepáticas;
  • Dores articulares;
  • Eczemas;
  • Faringites;
  • Cólicas abdominais;
  • Gripe;
  • Furúnculos;
  • Hemorroidas;
  • Irritação vaginal;
  • Dores de ouvido;
  • Dores reumáticas.

Já está empolgada para começar a usar o melão de São Caetano no seu dia a dia como remédio caseiro ? Então não pare a sua leitura por aqui; no próximo tópico, explico como usar essa planta sensacional!

COMO USAR O MELÃO DE SÃO CAETANO

O uso do Melão de São Caetano deve ser feito de acordo com a sua enfermidade. As opções são várias, como vou explicar aqui embaixo.

Em casos de vômito e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por exemplo, os frutos do melão devem ser cozidos e consumidos dessa forma. Já para problemas hemostáticos, deve-se usar o melão com frutos maduros a partir de um cataplasma (uma espécie de pasta medicamentosa).

Também é possível usá-lo em formato de suco das folhas secas, em casos de problemas purgantes, mordidas de animais e infecções biliares. Para a pele, é importante o cozimento das folhas e o uso do líquido nas feridas.

O chá de Melão de São Caetano pode ajudar em casos de picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras, além de resfriados. Banhos de assento podem ser feitos com a infusão do fruto para tratar hemorroidas.

Caso tenha dúvidas e queira se certificar do uso correto do Melão de São Caetano para uma doença específica, consulte seu médico. Ele com certeza saberá te indicar a melhor forma de uso da planta e a quantidade ideal para consumo. Ainda mais porque existem contra indicações para o uso do melão de São Caetano, como explico aqui embaixo .

MELÃO DE SÃO CAETANO: CONTRA INDICAÇÕES

Vou dar um conselho que pode ser usado para qualquer tipo de situação que envolva o consumo de remédios naturais: procure um profissional antes de fazer o uso, até mesmo desse melão.

Apesar dos muitos benefícios que a planta causa ao organismo, ela possui outras propriedades que podem não ser benéficas para pessoas em determinadas condições.

Gestantes e lactantes, por exemplo, não devem fazer uso da planta porque ela possui propriedades abortivas. Além disso, o melão pode causar queda drástica da glicose sanguínea, portanto não deve ser ingerida em quantidades excessivas por crianças, portadores de diarreia crônica ou mulheres que querem engravidar.

O excesso de Melão de São Caetano também pode causar vômito e diarreia e não deve ser consumido junto a medicações como clorpropamida, drogas antidiabéticas e redutores de colesterol, pois acaba potencializando seus efeitos.

MELÃO DE SÃO CAETANO EMAGRECE?

Sim! Isso acontece porque a planta possui enzimas que decompõem a gordura, transformando-a em ácidos graxos livres. Isso resulta na diminuição da gordura corporal e também em uma produção mais baixa de gordura no nosso organismo.

Outro motivo apontado para o Melão de São Caetano ajudar no emagrecimento é o fato de que ele protege as células beta do pâncreas, que armazenam e liberam insulina. Quando se tem muita insulina no organismo, ficamos com muita fome. Com essa proteção adquirida com a planta, sentimos por mais tempo a sensação de saciedade.

O melão também estimula o fígado na secreção de sucos da bile, auxiliando o metabolismo da gordura e ajudando no processo de emagrecimento.

Vale a pena testar o Melão de São Caetano na sua dieta, mas lembre-se: tenha certeza de que estará consumindo a quantidade recomendada por um profissional para que você não sofra com efeitos colaterais.

ONDE POSSO COMPRÁ-LO?

Como mencionei no primeiro parágrafo, o melão de São Caetano é considerado uma erva daninha, o que significa que ele pode estar presente em muitos lugares, como pomares, hortas, cercas, cafezais e terrenos baldios. No Brasil, não é difícil encontrá-lo.

Também é possível comprar as folhas da planta prontas para a produção de chá e o melão de São Caetano em cápsulas — em estabelecimentos comerciais físicos e pela internet.

MELÃO DE SÃO CAETANO: RECEITA

Veja como preparar um chá de melão de São Caetano:

Ingredientes:

  • 1 litro de água ;
  • 2 colheres de sopa de erva de Melão de São Caetano.

Modo de preparo:

  1. Leve a água ao fogo e acrescente as duas colheres de sopa de erva de melão de São Caetano. Certifique-se de que o melão não está infectado ou estragado. Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente;
  1. Deixe o chá descansar por 10 minutos;
  1. Coe o líquido e beba imediatamente. O ideal é não deixar para consumir o chá depois já que seus compostos ativos podem ser perder em 24 horas.

MELÃO DE SÃO CAETANO: REMÉDIO CASEIRO SUPER PODEROSO

Hoje conversei com você sobre os principais detalhes da planta conhecida como Melão de São Caetano, comumente usada como remédio caseiro. O Melão de São Caetano é uma trepadeira, considerada uma erva daninha, e está presente em hortas, pomares, terrenos baldios, entre outros.

A planta pode ser usada de diversas formas e em diferentes estados de sua maturidade para a composição de remédios caseiros.

Suas propriedades benéficas atuam como cicatrizante, anti-reumatismo, hipoglicêmico, antibiótico, antiviral, anti-diabético, adstringente, laxativo, purgativo, entre outros. Dessa forma, ajudam a combater a prisão de ventre, problemas de pele, picadas de insetos, a regular os níveis de açúcar no sangue e até a amenizar o câncer.

Portanto, é mais do que comprovado que o Melão de São Caetano funciona como um ótimo remédio caseiro. Mas é preciso ficar atenta: alta quantidades da planta podem causar efeitos colaterais a pessoas em determinadas condições, como grávidas e crianças.

Também comentei com você que é possível comprar o Melão de São Caetano em estabelecimentos comerciais ou pela internet, em forma de cápsulas ou em folhas para chá. Também é possível achar a planta in natura em feiras ou floriculturas.

Você já tinha ouvido falar sobre o melão de São Caetano e seus benefícios como remédio caseiro? Conte tudo nos comentários! Quero muito saber como você consome essa planta no seu dia a dia.

Beijos e até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: