amora branca no galho

Amora Branca: Conheça os Benefícios para a Saúde e Perda de Peso

Você já ouviu falar na amora branca? É uma fruta cheia de propriedades extremamente benéficas ao nosso organismo que ajuda no combate de diversas doenças e também ajuda no emagrecimento

amora branca no galho

Isso mesmo: o chá das folhas de amora branca possui inúmeros nutrientes e compostos que ajudam a regular o nosso sistema digestivo e a aliviar os sintomas que apenas nós, mulheres, sentimos: aqueles relacionados à TPM e à menopausa.

Já viu que é uma bebida que precisa fazer parte do seu dia a dia, né?

Vem comigo saber mais sobre essa fruta e suas folhas, que possuem poderes medicinais e, de quebra, ajudam você a conquistar o corpo dos sonhos .

O que é amora branca? 

A Morus alba L., nome científico da amora branca, é uma planta medicinal que possui cerca de 5 metros de altura com folhas grandes, tronco ramificado, flores amareladas e frutos brancos. Todas essas partes da amoreira são benéficas ao organismo por possuírem propriedades medicinais. 

Os frutos de amora branca podem ser usados na produção de geleias, bolos, caldas, sucos, sorvetes, xaropes, licores etc. E o  que geralmente se usa para a confecção de chás e remédios caseiros são as folhas da planta, que podem atuar contra diversas doenças e enfermidades — como explico melhor a seguir. 

Amora branca: para que serve? 

A fruta amora branca é muito rica em vitamina C, vitaminas B1 e B2, betacaroteno e água , o que a torna um alimento extremamente benéfico às nossas funções metabólicas. Além disso, a amoreira possui inúmeros benefícios medicinais, que variam de acordo com as partes da planta. 

As bagas são um ótimo tônico para o sangue, laxativo e nutritivo. Os ramos da amoreira agem como antiespasmódicos, antirreumáticos e diuréticos. O suco de amora branco também é comumente usado no gargarejo para tratar dores de garganta.

Já as folhas agem como analgésicas, antibacterianas, antipiréticas (com o poder de abaixar a febre), anti-inflamatórias e expectorante. Por isso ela é muito usada para fazer chás. 

O chá das folhas de amora branca pode ser usado para combater diversos malefícios. Veja os principais: 

1. Ação antioxidante

As folhas e as frutas da amora são dotadas de propriedades antioxidantes. Isso significa que elas atuam de forma excelente no combate aos radicais livres, que causam doenças como o câncer e o envelhecimento precoce da pele. 

2. Saúde da mulher

Sabe aquele período da Tensão Pré-menstrual em que o desconforto aparece e as cólicas menstruais também? Tome um bom chá de amora branca para ajudar a aliviar esses sintomas! A bebida também pode ajudar com as decorrências da menopausa. Ou seja, mulheres: invistam neste elixir

3. Qualidade do sono 

Se você sofre com insônia ou qualquer outro tipo de dificuldade para pegar no sono, deve experimentar o chá de amora branca. Suas propriedades calmantes podem ser de grande ajudar para resolver esse problema. E todas sabemos que ter uma noite de sono de qualidade, com no mínimo 6 horas de descanso, é essencial para saúde, certo?

4. Diarreia

O chá de amora branca ajuda a aliviar os sintomas de má digestão, como o excesso de acidez no estômago e os gases. Ele também alivia a diarria, principalmente aquelas sem causas específicas. Isso acontece por conta de uma substância chamada taninos, que pode ser encontrada na bebida. 

5. Membranas mucosas

As folhas de amora branca também podem ser usadas para tratar inflamações moderadas nas membranas mucosas da boca e da garganta. O chá, portanto, pode ser usado para a realização de gargarejos e até para aliviar feridas na boca e dores de garganta. 

6. Saúde dos ossos

O chá de amora branca também é rico em cálcio e magnésio, dois nutrientes essenciais para a manutenção da estrutura óssea do nosso corpo. A bebida combate doenças como a osteoporose, entre outras.

7. Saúde da pele

Já citei no primeiro benefícios que o chá de amora possui antioxidantes e vitaminas C e E, que ajudam a combater, entre outras coisas, o envelhecimento precoce. Portanto, se você quer prevenir o aparecimento de rugas e flacidez, aposte nessa bebida! Ela fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo, que é o que mantém nossa pele hidratada e firme. 

8. Perda de peso

O consumo de quatro xícaras diárias de chá de amora branca pode ajudar a perder peso. Além da bebida diminuir a absorção de açúcar no intestino, ela reduz o pico glicêmico após as refeições, prolongando a sensação de saciedade e contribuindo para que a fome apareça em longo períodos de tempo. 

Chá de amora branca emagrece?

O chá de amora branca é um ótimo aliado de quem deseja emagrecer. Se for acrescentado da forma certa ao cardápio, com ingestão 30 minutos após as refeições, é tiro e queda. Ele possui um efeito laxante leve, que faz o intestino funcionar melhor e ajuda a diminuir o inchaço abdominal. 

Além disso, também atua na digestão dos alimentos, acelera o metabolismo e impede a absorção do açúcar consumido pelo organismo, o que reduz a gordura acumulada. Claro que apenas o chá não vai fazer milagre no seu emagrecimento, mas ele é uma boa opção para você inserir na sua dieta — junto com exercícios e uma alimentação balanceada.

Como usar a amora branca? 

É possível produzir sucos, geleias, xaropes, entre outros alimentos, a partir da amora branca. Mas para produzir o chá de amora branca é preciso usar as folhas da amoreira, que possui todas as propriedades e benefícios que citei anteriormente. Veja, a seguir, uma receita para preparar esse elixir na sua casa. 

Receita de chá de amora branca

Ingredientes

  • 2 g de folhas de amora branca
  • 200 ml de água

Modo de Preparo

  • Ferva a água 
  • Coloque as folhas em infusão por cerca de 15 minutos 
  • Consuma de 3 a 4 xícaras de chá de amora branca por dia

Também é possível encontrar a amora branca em pó e em cápsulas. A amora em cápsulas foi criada para facilitar o consumo da fruta, além de agregar todos os benefícios que citei aqui neste artigo. O consumo das cápsulas devem ser feitos duas vezes por dia, uma única unidade 30 minutos após o almoço e o jantar. 

Contraindicações 

O consumo do chá de amora branca em grandes quantidades pode fazer com que seus benefícios saiam pela culatra. Perturbações estomacais, náusea, vômito, efeitos tóxicos ao fígado e interferência na absorção de cálcio e ferro por parte do organismo podem ser alguns dos sintomas de ingestão exacerbada. 

Uma forma de fazer com que os minerais não tenham sua absorção interrompida pelo organismo é adicionar limão à bebida, para enriquecê-la com vitamina C. Outro jeito de evitar o problema e não consumir o chá enquanto estiver realizando uma refeição. 

Pessoas que estão fazendo uso de medicamentos devem consultar seus médicos para se certificar de que o chá não é prejudicial à saúde ou ao tratamento. Se você tem problemas no fígado ou está grávida também deve evitar a bebida, já que ela pode causar contrações uterinas. 

Já as cápsulas não apresentam nenhum efeitos colateral, mas gestantes, pessoas com problemas de saúde, idosos e crianças devem consultar um profissional antes de iniciar o consumo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *