Tártaro: O que é, Tipos, Como Surge e Como Remover

Tártaro: O que é, Tipos, Como Surge e Como Remover
5 (100%) 1 vote[s]

O tártaro é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece e fica na superfície dos dentes. Também conhecido como cálculo dental, ele ainda pode irritar as gengivas. Muitas vezes, o tártaro é o primeiro passo para que problemas mais sérios se desenvolvam como a cárie e a gengivite.

 Olá, amiga leitora!

Deixa eu te perguntar uma coisa: você já passou por algum problema odontológico sério?

Quem me conhece sabe que eu odeio ir ao dentista e detesto me incomodar com esse tipo de problema.

Tártaro o que é e como tratar

Descubra o que é o tártaro, como ele surge e como se livrar desse problema!

Mas vou te contar uma coisa, o que dizem sobre o sorriso ser o nosso cartão de visitas é a mais pura verdade.

Se por algum motivo ele não está em ordem, isso afeta muito a nossa auto estima. Nos sentimos chateadas e sem vontade de sorrir até que tudo seja resolvido.

O tártaro é um desses problemas que podem afetar gravemente a nossa saúde bucal e aparência dos nossos dentes.

Por isso, no post de hoje vou te explicar tudo sobre esse mal e por que ele pode se tornar tão perigoso ao não ser tratado corretamente.

Eu também vou te mostrar quais são as melhores formas de lidar com o problema e como o tártaro pode ser removido sem causar maiores complicações para você.

Pode ficar tranquila, o tártaro tem solução e eu vou te mostrar como é simples, é só vir comigo!

O QUE É O TÁRTARO?

A nossa boca contém muitas bactérias, estas se alimentam de restos de comida e vão se acumulando cada vez mais quando não fazemos a higienização correta.

Esse acúmulo de bactérias se chama biofilme e é mais conhecido como placa bacteriana. Ela é percebida pela formação de uma película sobre os dentes e é o estágio inicial do problema.

Mesmo assim, esse estágio inicial ainda pode causar incômodos como cáries e mau hálito.

A placa bacteriana é mole e pode ser facilmente removida com o fio dental e uma boa escovação no dia a dia.

Por sua vez, o tártaro é a calcificação da placa bacteriana que vai se acumulando e forma um cálculo dental duro e de difícil remoção.

O tártaro, se não for tratado de forma adequada, pode causar diversos problemas à saúde da sua boca, como mau hálito, gengivite, cáries e até mesmo a perda do dente que fica fraco e amolecido.

Isso acontece, pois o tártaro cria um ambiente propício para a placa bacteriana se proliferar livremente, se espalhando por toda a boca e causando manchas nos dentes, retração e sangramento gengival, além de outros problemas.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TÁRTARO?

São apenas dois:

  • Supragengival: é mais fácil de ser identificada porque surge acima do limite da gengiva. Possui uma cor mais esbranquiçada ou amarelada e afeta a parte mais aparente do sorriso;
  • Subgengival: ocorre abaixo da borda gengival, dificultando o exame visual. Têm uma coloração mais esverdeada ou negra e sua consistência é mais sólida, uma vez que está fortemente vinculada à superfície do dente.

COMO FAÇO PRA SABER SE TENHO TÁRTARO NOS MEUS DENTES?

Tártaro o que é

Sorrir em frente ao espelho é uma ótima técnica para detectar os tártaros visíveis!

Para os casos de tártaro supragengival, a resposta é simples: basta você sorrir na frente de um espelho e observar a aparência dos seus dentes.

O tártaro torna algumas regiões dos seus dentes opacas e causa também irregularidades na superfície deles, devido ao acúmulo de sujeira.

Caso você esteja com a gengiva sensível, sangrando ou retraída, provavelmente há tártaro nos seus dentes, pois ele se acumula bem nessa região e empurra a gengiva para cima.

Um dos efeitos estéticos mais indesejados que o tártaro causa é o amarelamento dos dentes.

Se você está com esse problema amiga, recomendo que você veja esse artigo sobre como clarear os dentes com receitas caseiras.

Agora, para o tártaro que não é aparente, a coisa se complica um pouquinho…

De qualquer forma, independente de o seu caso ser fácil ou não de identificar visualmente, você precisa fazer uma consulta com um cirurgião-dentista.

Somente ele pode te dar um diagnóstico preciso e 100% confiável, ok?

MAS O QUE PROVOCA O TÁRTARO NOS DENTES?

Basicamente, existem duas causas principais que provocam o tártaro:

Alimentação

Depois de comermos, se não escovarmos logo os dentes, a maior parte dos alimentos e bebidas permanece na boca por bastante tempo.

Todos esses resíduos são um prato cheio para nutrir as bactérias, principalmente se forem açúcares e carboidratos .

Má higienização dos dentes

Ter tártaro pode significar que a escovação e o uso do fio dental estão sendo feitos de forma incorreta ou simplesmente não estão sendo feitos.

Nesses casos, a placa bacteriana vai tomando conta da boca e, assim, as bactérias podem infectar as gengivas, dentes, o tecido periodontal e até mesmo o osso da mandíbula.

Se o seu caso for escovação inadequada, uma simples reeducação ajuda a prevenir novos casos de tártaro. Mas, caso você já esteja com o quadro desenvolvido, aí só resta a remoção dele mesmo.

COMO REMOVER O TÁRTARO?

Por se tratar de um acúmulo de placa que já está calcificada, somente o dentista conseguirá fazer a remoção completa do tártaro presente nos seus dentes.

É necessário utilizar instrumentos específicos para realizar uma limpeza mais completa e profunda, por isso esse procedimento somente poderá ser feito por um profissional habilitado, o dentista.

Além disso, como o tártaro fica muito próximo da gengiva, a limpeza deve ser feita com a devida técnica e cuidado para evitar fissuras, traumas na gengiva e danos ao esmalte dos dentes.

Por conta de todos esses fatores e precauções necessárias, uma simples escovação já não será suficiente para acabar com o problema.

A remoção do tártaro é feita em um consultório odontológico e pode acontecer em duas etapas:

  • Raspagem Radicular: Essa raspagem pode ser feita manualmente ou com instrumentos de ultrassom.
    Em alguns casos o dentista pode optar por combinar o uso dos dois métodos para ter um resultado de limpeza melhor.

O aparelho de ultrassom remove o tártaro por meio de vibrações e com o instrumento manual o dentista irá retirar o excesso que esse instrumento não conseguiu limpar tão bem.

  • Alisamento Radicular: Após a raspagem radicular, o dentista fará o alisamento das raízes dos dentes.
    Esse procedimento consiste em raspar as raízes, cuidadosamente, para diminuir a inflamação causada pelo tártaro.

Dessa forma, é possível evitar que a placa bacteriana continue se proliferando descontroladamente e, assim, a gengiva poderá se recuperar.

DÓI PRA RETIRAR O TÁRTARO?

Os procedimentos para retirada do tártaro não doem, mas você pode sentir certo desconforto caso a sua gengiva esteja muito inflamada e sensível. Nesse casos, é aplicada anestesia local para que o paciente não se preocupe com a dor.

Após o procedimento você pode sentir alguma sensibilidade ou incômodo na gengiva. Essa sensação pode ser aliviada utilizando pomadas específicas para a região ou anti-inflamatórios prescritos pelo seu dentista.

COMO POSSO EVITAR ESSE PROBLEMA?

  • Tente sempre escovar os dentes depois das refeições;
  • Utilize o fio dental diariamente;
  • Caso não consiga escovar os dentes após alguma refeição, masque chiclete sem açúcar durante 15 minutos para remover os restos de comida;
  • Utilize enxaguantes bucais anti placa, pois eles ajudam a diminuir a presença de placa bacteriana;
  • Visite seu dentista a cada 6 meses para prevenir o desenvolvimento de placa bacteriana e, consequentemente, do tártaro.

CONCLUSÃO: TÁRTARO NOS DENTES TEM CURA SIM!

É amiga, chegamos ao fim de mais um artigo, e um fim feliz porque o tártaro é um problema que pode ser resolvido.

Neste post expliquei com detalhes como e porque o tártaro se forma na sua boca. Também falei sobre como remover o tártaro e evitar que cause problemas mais sérios à sua saúde bucal.

Por fim, dei dicas sobre o que você deve fazer para evitar que esse problema aconteça com você.

Também falei com você sobre um post em que explico como é possível clarear os dentes de forma caseira.

Se você tem interesse em sorrir com os dentes bem branquinhos e saudáveis, eu super recomendo o uso do CarboBlan!

Neste link, fiz uma resenha completa para esclarecer todos os detalhes desse produto mara e sobre como ele pode te ajudar .

Se você gostou do post de hoje, tem alguma sugestão ou dúvida, deixe o seu comentário aqui embaixo. Vamos conversar mais amiga!

Até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: