Gengivite – Saiba o que é e como tratar

Beleza, Bem-estar, Saúde, Uncategorized

Esse artigo fala sobre a gengivite, um problema bastante comum nos consultórios odontológicos e que afeta muitas pessoas sem que elas saibam. Descubra aqui como identificar e tratar o problema. Veja também como se prevenir. 

Olá, amiga leitora! Tudo bem?

No artigo de hoje quero comentar com você sobre um problema sério e bastante comum, a gengivite!

Gengivite: o que é e como tratar
Gengivite: Entenda o que é e como tratar esse problema

A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva. Parece pouco para chamar de “problema sério”, né? No entanto, o que torna essa inflamação mais complicada são as possíveis consequências caso ela não seja tratada da maneira mais adequada.

Eu detesto ir ao dentista e, por esse motivo, sei bem o que isso pode significar.

Se você for como eu, pode até perceber que a sua gengiva está sangrando um pouquinho mais ao passar o fio dental e que está um pouco avermelhada também, mas como boa pessoa que não gosta de ir ao dentista, você não faz nada.

Eis que, num belo dia, pus e outras secreções começam a aparecer na sua gengiva. Sim, pus! Esse é o estágio avançado da gengivite e se chama periodontite.

Para evitar que isso aconteça com você, hoje vou te explicar exatamente o que é a gengivite, como identificar e tratar o problema antes que ele se agrave.

No fim do post também vou passar algumas dicas sobre como prevenir o problema de forma simples.

Vamos juntas?

O QUE É GENGIVITE? 

Como expliquei acima, a gengivite é uma inflamação na gengiva. Essa condição afeta cerca de 2 milhões de pessoas por ano e pode não apresentar sintomas evidentes.

Há casos em que mudanças hormonais podem afetar a gengiva ou até mesmo a escovação excessiva pode causar fissuras que deixam a gengiva mais exposta à entrada de bactérias.

No entanto, a inflamação ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana quando a higienização dos dentes não é feita de forma adequada. Sem a devida higienização o biofilme dental, que é uma colônia de bactérias, vai se acumulando na gengiva, formando a placa e depois o tártaro.

O acúmulo da placa bacteriana se chama tártaro. Sim, aquele mesmo que o dentista encontrou nos seus dentes durante a última consulta

Com o tártaro se acumulando, o nosso corpo tenta se proteger das bactérias e inflama a gengiva para que ela consiga se defender. Nesse estágio, é necessário ir ao dentista para remover todo o tártaro que já está presente.

A gengivite é muito comum, mas alguns fatores podem influenciar mais no seu aparecimento:

  • Higiene bucal inadequada;
  • Histórico familiar;
  • Fumar;
  • Doenças como diabetes, aids ou herpes labial;
  • Baixa imunidade;
  • Mudanças hormonais relacionadas à gravidez, ciclo menstrual, puberdade ou pílulas anticoncepcionais;
  • Falta de nutrientes no corpo;
  • Aparelhos ortodônticos mal encaixados ou mal higienizados.

Apesar de muitas vezes os sintomas serem sutis, se você acha que pode estar com gengivite tente prestar atenção nos sinais mais comuns. São eles:

  • Gengiva inchada, vermelha ou sensível;
  • Sangramento ao utilizar fio dental ou escovar os dentes;
  • Mau hálito;
  • Dentes soltos ou amolecidos;
  • Pus e outras secreções na gengiva e em torno dos dentes.

Não vamos deixar a sua saúde bucal ficar tão crítica a ponto de ter que encarar uma periodontite, né? Vou te passar algumas dicas para tratar a gengivite da melhor forma possível para que você possa sorrir com prazer de novo!

TRATAMENTOS PARA GENGIVITE

Apesar da gengivite não ser algo tão grave, vimos que a situação pode ficar pior caso o problema não seja tratado adequadamente. Diante disso, não vai ter jeito, você vai precisar buscar a ajuda de um dentista!

Mas, caso você não goste de ir ao dentista, não se preocupe. Os tratamentos para gengivite são simples e não irão te causar desconforto.

Veja quais são as melhores opções de tratamento:

  • Boa escovação e fio dental: Parece bem simples, não é mesmo? Mas caso a gengivite ainda esteja em estágio inicial é possível reverter o quadro escovando bem os dentes e utilizando o fio dental.

Dessa forma, a placa bacteriana acumulada será removida e a gengiva poderá começar a se recuperar. Você também pode potencializar esse cuidado utilizando enxaguantes bucais que combatem a gengivite.

  • Limpeza profissional: Essa é a única forma de remover por completo o tártaro. O dentista fará a remoção de tudo o que estiver acumulado acima e abaixo da gengiva.

Essa limpeza pode incluir raspagem, a utilização de ultrassom e alisamento da raiz do dente para controlar a infecção na gengiva. Não se preocupe, pois o procedimento pode ser feito com anestesia local.

  • Medicamentos: O tratamento da gengivite pode incluir a prescrição de alguns medicamentos, principalmente anti-inflamatórios ou antibióticos, que serão responsáveis por aliviar o desconforto da dor.

Como a gengivite é uma condição que pode se complicar rapidamente, não é indicado que você utilize medicamentos por conta própria ou soluções caseiras para tentar tratar o problema.

É importante consultar um dentista assim que perceber os primeiros sintomas, pois ele vai ser o único que poderá te ajudar a acabar de vez com a gengivite.

COMO EVITAR GENGIVITE

Você pode se prevenir contra a gengivite com atitudes simples e que podem ser incluídas no seu dia a dia.

Com o tempo, tudo isso se tornará parte da sua rotina e você terá novos hábitos que levará para toda a vida! Vale muito a pena focar na prevenção e evitar tratamentos ao máximo, principalmente os medicamentosos, concorda?

Veja como se cuidar:

  • Utilize escovas de dente mais macias e faça a troca a cada três meses;
  • Sempre escove os dentes depois de alguma refeição;
  • Utilize o fio dental diariamente;
  • Escolha enxaguantes bucais anti placa, pois eles ajudam a controlar o desenvolvimento da placa bacteriana.

E por hoje é isso, amiga!

Neste post te contei um pouco mais sobre a gengivite e que ela, apesar de ser um problema que muitas pessoas enfrentam, nem sempre é fácil de identificar.

Também vimos quais são os principais fatores que podem causar gengivite e quais são as opções de tratamento disponíveis.

Por fim, trouxe algumas dicas simples para você prevenir o problema.

Pra finalizar, quero te dar uma dica bônus super especial:

A gengivite compromete o nosso sorriso, não é mesmo? Mas esse não é o único fator que nos impede de sorrir abertamente: esmalte desgastado, dentes amarelados e outros motivos podem acabar com a nossa autoestima. Nessas horas, buscar soluções para clarear os dentes e produtos eficientes para acelerar esse processo são tudo o que a gente precisa!

E olha amiga, conheço um produto MA-RA-VI-LHO-SO que vai deixar o seu sorriso impecável e sua confiança lá em cima! O nome dele é Carboclan

Dá uma conferida na resenha que eu fiz sobre ele clicando aqui e descubra tudo sobre como ter um sorriso encantador!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário, vou adorar ajudar!

Até o próximo post amiga!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *