Kefir: o que é, Quais os Benefícios, Receitas e Como Fazer

Kefir: o que é, Quais os Benefícios, Receitas e Como Fazer
5 (100%) 1 vote[s]

Se você já ouviu falar no Kefir, mas não tem certeza do que ele é ou para que ele serve, você chegou ao Blog certo!

Hoje, aqui no Toda Saudável, vou te contar exatamente o que é o kefir, seus benefícios, funções e onde comprá-lo. Ah, e é claro que neste artigo também vai ter aquela receitinha exclusiva pra fazer kefir em casa né .

kefir o que é

Já ouviu falar em kefir mas não sabe pra que serve? Leia este post e descubra!

Então aproveita porque essa é a sua chance de aprender todos os segredos dessa bebida fermentada que está dando o que falar.

Vamos juntas!

KEFIR: O QUE É?

O kefir é conhecido por diversos nomes. Se você já ouviu falar em cogumelo tibetano ou flor de iogurte, já esteve próximo de descobrir o que é essa substância .

Nos últimos meses, ele se tornou famoso aqui no Brasil, sendo incluído no cardápio de quem deseja ter uma alimentação saudável.

Kefir é uma bebida fermentada e natural, produzida através dos grãos de kefir que nada mais são do que um conjunto de microrganismos. Esses conjuntos, quando entram em contato com o leite e com a água, dão origem ao kefir, uma bebida fermentada que faz muito bem para a nossa saúde.

Por conta de seu processo de produção natural, há até quem considere a substância um tipo de iogurte — o gosto azedo e a aparência também são parecidos.

Isso significa que ele é uma substância repleta de leveduras e bactérias — calma, são as bactérias benéficas ao nosso organismo.

Sua consistência é gelatinosa e seu formato lembra muito o de uma couve-flor. Inclusive, o tamanho do kefir pode variar: pode ser pequeno como um grão de feijão ou do tamanho de uma castanha-do-pará.

Portanto, essa é uma bebida probiótica. Isso significa que ela é muito saudável ao nosso organismo, ajudando nas funções intestinais, digestivas e até mesmo no sistema imunológico. Só por curiosidade, kefir é uma palavra que deriva do vocabulário turco; “keif” ou “keyif”, que na língua estrangeira significa “bem-estar” .

Quer saber mais sobre os benefícios do consumo dessa substância? Conto mais sobre eles aqui embaixo!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO KEFIR?

O kefir é considerado um alimento extremamente benéfico e nutritivo por atuar principalmente na saúde intestinal.

Ele possui níveis altos de vitamina B12, vitamina K2, cálcio, magnésio, enzimas e probióticos. Todos esses nutrientes, entre muitos outros, são responsáveis por restaurar a flora intestinal e melhorar o processo de digestão, mas não são apenas esses os seus benefícios. Confira:

  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Trata doenças inflamatórias localizadas no intestino;
  • Atua contra alergias;
  • Melhora a digestão da lactose;
  • Combate a candidíase;
  • Desintoxica o organismo;
  • Previne a gastrite;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Colabora para a saúde da pele, cabelos e unhas;
  • Ajuda a emagrecer.

Já viu que o kefir tem muito valor para quem deseja ter um corpo e um organismo saudável, certo? Então é hora de descobrir onde encontrar o kefir para incorporá-lo à sua rotina.

ONDE POSSO COMPRÁ-LO?

kefir o que é

Descubra onde comprar o kefir e desfrute de todos os seus benefícios!

Por ser um alimento usado há muitos anos em várias parte do mundo, o kefir tem algumas tradições envolvidas referentes ao seu processo de produção. Os grãos de kefir usados na produção da bebida fermentada, por exemplo, só podem ser doados por quem já os cultiva.

Dizem que a comercialização desse elixir não é recomendada. Apesar disso, a versão em pó e industrializada pode ser encontrada na internet — o Brasil não comercializa esse produto em larga escala.

É importante ressaltar que essa versão não é tão nutritiva e saudável como a versão natural!

Uma alternativa para conseguir os grãos de kefir é procurando por comunidades de doação, também através da internet. Assim, você pode obter os grãos de forma confiável e ainda receber algumas dicas sobre o processo de cultivo para reproduzir em casa.

Se você já possui os grãos e quer preparar a sua própria receita de kefir de leite ou de água, dá só uma olhada no próximo tópico!

RECEITA: KEFIR DE LEITE

INGREDIENTES

  • Leite de cabra ou leite de vaca ;
  • 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite .

MODO DE PREPARO

  1. Coloque os grãos de kefir de leite em um pote de vidro esterilizado. Adicione 500 ml de leite;
  1. Cubra o pote de vidro com um pano limpo e permeável. As bactérias precisam de um ambiente para respirar e se multiplicar;
  1. Deixe a mistura descansar por 12 a 36 horas em um lugar fechado. Uma boa opção é deixar o pote de vidro dentro de um armário, assim você dará início ao processo de fermentação. O nível de lactose diminuirá conforme o seu tempo de descanso —  quanto mais tempo parado, menos lactose;
  1. Ao retirá-lo do processo de fermentação, você deve coar o conteúdo com o auxílio de uma peneira de plástico. Armazene o líquido em uma garrafa de vidro e coloque na geladeira. Use os grãos que ficaram na peneira para produzir mais kefir;
  1. Os grãos vão aumentando de tamanho com o tempo. Assim, você poderá doá-los para outras pessoas interessadas.

RECEITA: KEFIR DE ÁGUA

INGREDIENTES

  • 1 litro de água filtrada ;
  • 2 colheres de sopa de grão de kefir de água;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo.

MODO DE PREPARO

  1. Coloque os grãos de kefir de água em um pote de vidro esterilizado. Adicione 1 litro de água filtrada e 1 colher de açúcar mascavo;
  1. Cubra o pote de vidro com um pano limpo e permeável pois as bactérias precisam de um ambiente para respirar e se multiplicar;
  1. Deixe a mistura descansar por 12 a 36 horas em um lugar fechado. Uma boa opção é deixar o pote de vidro dentro de um armário, assim você dará início ao processo de fermentação;
  1. Ao retirá-lo do processo de fermentação, você deve coar o conteúdo com o auxílio de uma peneira de plástico. Armazene o líquido em uma garrafa de vidro e coloque na geladeira e use os grãos que ficaram na peneira para produzir mais kefir, repetindo o processo;
  1. Os grãos vão aumentando de tamanho com o tempo, dessa forma você poderá doá-los para outras pessoas interessadas.

QUANTO POSSO CONSUMIR?

Não existe uma resposta padrão para essa pergunta. Nada é bom em excesso, nem mesmo um alimento tão saudável como o kefir. Também é importante que o consumo de kefir esteja aliado à uma alimentação saudável e ao funcionamento regular do seu intestino.

Quem já está acostumado a consumir essa substância acaba por ingerir entre 200 ml e 500 ml por dia. O ideal, para quem está começando, é ingerir até 200 ml por dia e ir aumentando a dose conforme a necessidade, sempre observando a reação do próprio organismo.

Se você é intolerante à lactose, é importante ter um certo cuidado. Apesar da redução de lactose no kefir de leite, seu consumo pode trazer efeitos colaterais para quem tem uma intolerância severa.

Uma observação importante é que quanto mais longo for o tempo de fermentação do kefir de leite, menos lactose ele terá. Mas, se você é intolerante à lactose, o mais garantido é consumir o kefir de água.

Prefira consumir o kefir durante o período da manhã ou da noite para que seus benefícios sejam mais efetivos. Ele pode ser incorporado à frutas ou pode ser consumido com granolas, sucos e cereais.

KEFIR: TORNE A SUA VIDA AINDA MAIS SAUDÁVEL

Neste post, você encontrou um Guia Completo para o Kefir. Você viu que essa bebida é criada a partir da fermentação executada por microrganismos presentes nos grãos de kefir que, quando entram em contato com o leite ou com a água, dão origem à bebida que conhecemos.

Neste post, também te mostrei que existem dois tipos básicos: o kefir de leite e o de água. Independente de qual tipo for, essa bebida é riquíssima em vitaminas e sais minerais, além de ser um alimento probiótico. 

Você também conferiu todos os benefícios do kefir: seu consumo melhora o nosso sistema imunológico, ajuda a combater alergias, previne doenças como a gastrite e a candidíase, trata doenças inflamatórias no intestino, melhora a saúde da pele, cabelos e unhas, além de muitos outros benefícios que citei ao longo do artigo.

No Brasil, ainda não é possível comprá-lo com tanta facilidade em estabelecimentos comerciais físicos. Existe uma tradição de que os grãos de kefir, utilizados para a produção da bebida, devem ser doados e nunca comercializados.

Então, a dica que dei foi a seguinte: procure na internet grupos de doação dos grãos para conseguir produzir o kefir na sua própria casa (acima, indiquei as receitas para que você possa reproduzi-las). Existem comunidades abertas para esse tipo de troca, nas quais você pode aprender ainda mais sobre o cultivo dos grãos do kefir e sobre seu processo de produção.

Me conta: você gostou de aprender um pouco mais sobre o kefir? Já provou esse elixir e já sentiu os benefícios no seu organismo? Compartilhe a sua experiência aqui comigo, vou adorar saber mais sobre você!

Até mais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: