Cartilagem Hialina: o que é, Onde Fica e Quais Cuidados Você Deve Ter

Bem-estar, Saúde

Oi, amiga leitora, como vai?

O assunto de hoje não é nada familiar. Você já ouviu falar em cartilagem hialina ou sabe o que é?

Eu também não sabia muita coisa dela e, por incrível que pareça, acabei descobrindo mais sobre o tema ao pesquisar cartilagem em geral mesmo. Como achei a cartilagem hialina super importante, resolvi vir aqui e contar tudo que descobri para você!

cartilagem hialina
Descubra tudo sobre a cartilagem hialina e suas funções!

Para você ter uma ideia, ela é uma parte do nosso corpo que serve para a proteção dos ossos e articulação dos membros. Sem ela, a gente não conseguiria se exercitar e nem manter o corpo saudável e em pleno funcionamento.

Quer saber mais sobre ela? Vem comigo que eu vou te contar as principais características e funções no corpo humano!

O QUE É CARTILAGEM HIALINA E QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

A cartilagem hialina é um tipo de tecido conjuntivo responsável por permitir o crescimento longitudinal dos ossos. É o tipo de cartilagem mais encontrada em grande variedade no corpo humano adulto, mais especificamente no disco epifisário, onde dispõe-se em colunas ou fileiras paralelas, fazendo com que receba também a designação de cartilagem seriada.

É exatamente esse tipo de cartilagem que proporciona resistência aos tecidos do nosso corpo. Veja onde a cartilagem hialina é encontrada:

  • Nariz;
  • Laringe;
  • Fêmur;
  • Traqueia;
  • Brônquios;
  • Costelas;
  • Cobertura da superfície de ossos longos;
  • Articulações.

Você sabia que esse tipo de cartilagem é o que forma a maior parte dos esqueletos de embriões? Pois é! Conforme o crescimento do feto, ela vai sendo substituída pelo surgimento do esqueleto ósseo, em um processo chamado de crescimento endocondral.

A cartilagem hialina é formada por uma matriz de fibrilas de colágenos tipo II em associação a proteoglicanos. Calma, que eu vou descomplicar para você: ela é formada por um conjunto de fibras de calibres variados ligadas à proteínas que possuem como função dar rigidez à essa matriz, fazendo com que a cartilagem resista à compressão.

Portanto, podemos entender que a cartilagem hialina é extremamente resistente e forte por ser formada por essas fibras colágenas. São essas características as responsáveis por determinar as principais funções desse tipo de cartilagem no corpo humano. Falando em funções…

AFINAL QUAIS SÃO AS SUAS FUNÇÕES?

Indo direto ao ponto, a cartilagem hialina é responsável por amortecer os impactos sofridos pelo nosso corpo. Por se adaptar à nossa estrutura óssea, ela permite uma redução por colisões ou choques causados externamente ao nosso organismo, além de ser importante na redução de atritos entre os ossos. Ela também fornece lubrificação para as nossas articulações.

Outra função importante da cartilagem hialina é a de dar forma e sustentação à algumas parte de nosso corpo, como o nariz e orelhas. Por possuírem formatos bem desenhados, estes órgãos são também compostos por cartilagem, necessária em suas composições por ser uma tecido flexível e elástico que permite tal proeza.

Por fim, a cartilagem hialina também tem funções que ajudam na criação de novas células cartilaginosas, assim como é parte essencial de seu fluxo de nutrição e oxigenação.

TIPOS DE CARTILAGEM

Já comentei sobre cartilagem aqui no artigo, mas você deve estar se perguntando: o que são essas tais cartilagens? No geral, são tecidos conjuntivos que possuem como características principal sua consistência firme e sua elasticidade. São constituídas por células chamadas condrócitos, que produzem também uma matriz extracelular (a que eu comentei acima).

O que difere a cartilagem de outros tecidos conjuntivos é o fato de que esta é um tecido avascular, ou seja, ela não é irrigada por sangue. Sua nutrição ocorre por difusão de substâncias entre os vasos sanguíneos de tecidos vasculares próximos a ela. Estes permitem uma distribuição de oxigênio e nutrientes às cartilagens.

Além da cartilagem hialina, existem outros dois tipos de cartilagem presentes no corpo humano: a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Cartilagem Fibrosa

A cartilagem fibrosa reveste nossas articulações. É formada por uma grande quantidade de fibras colágenas e é encontrada em nossas vértebras, garantindo flexibilidade e amortecimento aos nossos movimentos.

Cartilagem Elástica

É formada por fibras elásticas e fibras colágenas (estas últimas em pouca quantidade). Podemos encontrar a cartilagem elástica no lado externo da orelha, na laringe e na epiglote.

CALCIFICAÇÃO DA CARTILAGEM HIALINA

Este é o problema mais comum que pode surgir no nosso corpo como consequência da inflamação da cartilagem hialina.

A calcificação acontece quando existe um depósito de fosfato de cálcio em sua superfície. Com isso, ocorre um aumento de volume e morte das células localizadas na matriz da cartilagem.

Esse processo todo pode ocorrer das seguintes formas:

  1. Calcificação da porção de cartilagem articular em contato com o osso;
  2. Durante a fase de crescimento de um ser humano, a calcificação ocorre nas cartilagens que estão para ser substituídas por osso;
  3. Calcificação da cartilagem hialina decorrente do envelhecimento.

Para reparar os danos da calcificação é preciso que a cartilagem se regenere, mas isso nem sempre é possível. Vou falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico!

REGENERAÇÃO DA CARTILAGEM

O processo de regeneração de uma cartilagem lesionada é complicado e raramente eficaz. Em adultos, ocorre de modo incompleto, enquanto em crianças de pouca idade o processo pode ser concluído com sucesso.

Isso acontece porque a regeneração da cartilagem hialina ocorre por conta das atividades do pericôndrio, um tecido conjuntivo que a reveste. Quando acontecem pequenas fraturas, as células do pericôndrio começam a adentrar a área fraturada, dando origem a um novo tecido cartilaginoso. Dessa forma, a lesão é reparada, ainda que de forma imperfeita.

Em casos de fraturas extensas, ou seja, quando a área lesionada é grande, é formada uma cicatriz de tecido conjuntivo denso pelo pericôndrio, ao invés de um novo tecido cartilaginoso. Por isso amiga é muito importante ficar atenta à torções e lesões que acontecem nas áreas de cartilagem.

A IMPORTÂNCIA DA CARTILAGEM HIALINA PARA UM CORPO SAUDÁVEL

Neste artigo, minha amiga, apresentei a você o que é a cartilagem hialina: essa parte do corpo que permite o crescimento dos nosso ossos e que também ajuda na nossa articulação.

Para mantermos nossas cartilagens saudáveis, é importante realizarmos exercícios de forma correta, evitando assim possíveis lesões. Afinal, a regeneração de uma cartilagem é bem complicada e em um adulto, ela nunca se recupera completamente.

E você, já conhecia a cartilagem hialina? Já teve algum problema com essa parte do corpo? Conta pra mim aqui nos comentários: vou respondê-la com o maior prazer!

Até a próxima!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *