Os vilões da Dieta!
Quando comecei a minha reeducação alimentar, a primeira coisa foi ir ao supermercado e comecei a pegar produtos integrais, que achamos no primeiro momento que são saudáveis, e vão nos fazer bem, não vão deixar a gente engordar.
Mas por curiosidade fui ler os rótulos e percebi que esses alimentos são uma enganação, pois descobri que nem sempre um produto vendido como integral tinha os ingredientes integrais e nas proporções corretas, pois descobri também que não existe uma legislação que regule isso.
Cansei de comprar pão integral, pão com grãos ou produtos sem glúten para depois descobrir que eles tinham mais farinha branca ou enriquecida com alguma coisa, e também eram cheios de gordura hidrogenada.
Só então que comecei a reparar que, na verdade, nesses produtos integrais o primeiro ingrediente que aparecia era a tal farinha de trigo branca comum enriquecida com algum componente (ferro…), ou seja, uma enganação.
No caso de biscoitos e pães, por exemplo, o ideal é que farinha integral seja o primeiro item da lista, isso porque a tabela é feita de forma a destacar os produtos em ordem de proporção.
Super Dica: O primeiro ingrediente da lista é o que apresenta maior quantidade no produto.
Para os diabéticos o consumo moderado de produtos integrais é permitido na dieta, por serem mais ricos em fibras, alimentos com essas características induzem a uma produção de insulina menor do que alimentos processados.
Mas quando o consumo do produto classificado de forma incorreta pode levar a uma produção maior de insulina, tornando mais difícil o equilíbrio no organismo.
Dica Importante: Produto Integral tem mais açúcar, mais gordura, isso tem de ser levado em conta e as quantidades consumidas devem ser menores.
Segundo afirmou o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, “O consumidor tem de ter o máximo de informação para poder diferenciar alimentos e não ser enganado”, recomenda que pessoas analisem as tabelas nutricionais antes de comprar produtos.
Tópicos
Os 10 Produtos que mais enganam os consumidores
Refrigerante light
De acordo com os nutricionistas o refrigerante light não tem valor nutricional relevante e rouba o cálcio do organismo por causa do alto teor de fósforo.
Sucos de caixinha
Beber um suco de caixa não equivale a tomar um extraído diretamente da fruta, pois é rico em conservantes e açúcares a fim de não estragar até chegar ao supermercado. E quando for adquirir, leia os ingredientes pois o primeiro ingrediente tem que ser o suco da fruta.
Sopa industrializada light
Mesmo contendo poucas calorias, sopas industrializadas light não são recomendadas pela alta quantidade de sódio. Além disso, não têm outros valores nutricionais relevantes para o organismo.
Pêssegos em calda
Apesar de serem frutas, as em calda contêm muito açúcar e devem ser evitadas. Prefira as frutas como são naturalmente e, se puder, coma com a casca.
Chá de sachê
Os chás em pó e de sachê são fáceis de comprar e consumir, mas não trazem os mesmos benefícios que os chás feitos de ervas frescas ou secas.
Os das plantas, em geral, conservam mais os nutrientes do que os embalados. Até porque se você olhar direito nos ingredientes verá que não é exatamente o que está escrito bem grande na caixa.
Miojo
Além de ter muito sódio, a massa não é nutritiva, pois ela já é pré-preparada para cozimento rápido. Sendo que uma massa normal e integral leva de 8 a 10 minutos para cozinhar al dente.
Biscoito
Alguns biscoitos de água e sal também têm gordura e sódio, inclusive em suas versões integrais.
No caso do Club Social, por exemplo, quando você come, você percebe que tem gorduras que chegam a ficar ao redor de seus lábios, e você sente na língua, então leia o rótulo antes de comprar qualquer biscoito.
Legumes em conserva
Os legumes em conserva também perdem boa parte de seu valor nutritivo. Além disso, eles têm sódio. A OMS recomenda que adultos consumam menos de 2 gramas de sódio por dia. Então evite alimentos em conserva, ou faça em casa, vai ficar muito mais gostoso e sem conservantes.
Legumes já cortados
Quando for comprar legumes, opte pelos alimentos frescos e com cascas. Legumes já cortados perdem um pouco dos nutrientes e ainda assim podem estar contaminados ou até aproveitados de produtos que já não estavam bom para consumo.
Barra de cereal
Há uma grande variedade de barras de cereal no mercado. Algumas, de fato, são ricas em fibra e retardam a absorção de glicose. Outras são mais calóricas. É importante ver no rótulo antes de comprar.
Caso você queira emagrecer de forma eficaz e natural, te indico o Kifina. Leia o artigo aqui do blog sobre o produto.
Gostou desse assunto? Quer sugerir algum? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.
Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/
Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/
Bjs
Rose Santos
Adorei todas as matérias que li , estão de parabéns amei.
Obrigada, Maria.