Carvão Ativado onde Comprar, Como Usar e Benefícios para os Dentes

Carvão Ativado onde Comprar, Como Usar e Benefícios para os Dentes
5 (100%) 1 vote[s]

Provavelmente você já ouviu falar que algumas pessoas escovam os dentes com carvão ativado para remover melhor a sujeira e deixá-los mais brancos, não é mesmo?

Eu mesma já ouvi muito isso. Mas será que ele funciona mesmo para o branqueamento dos dentes?

Carvão ativado

Saiba tudo sobre o carvão ativado e descubra aqui como ele pode te ajudar a ter um sorriso lindo!

Se você, assim como eu, sempre pensou no carvão como uma ótima solução para deixar os dentes mais claros, está na hora de entender de verdade sobre como ele age e qual é a opinião dos dentistas sobre o assunto.

Hoje eu vou te contar também para que ele serve, quais são os benefícios proporcionados pelo mesmo e se há contraindicações em utilizá-lo.

Quer saber se o carvão ativado realmente traz algum benefício para os seus dentes e se vale a pena investir nele para outros usos? Então fica comigo até o fim do post para descobrir tudo!

O QUE É E PARA QUE SERVE?

O carvão ativado é um carbono produzido a partir da queima controlada de madeira. Devido à alta temperatura a qual o material é submetido, é preciso tomar cuidado para não queimá-lo demais e perder a porosidade característica desse tipo de carvão.

Ao ser consumido por nós, o carvão ativado “suga” as toxinas presentes no nosso corpo para dentro dos seus poros, eliminando-as. Ele é muito conhecido por sua ação detox e passou a ser incluído na dieta de muitas pessoas, já que é facilmente encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e na internet.

Por ser poroso, ele tem a capacidade de capturar gases, líquidos e outras impurezas presentes em nosso corpo. É por isso que ele é bastante encontrado em sistemas de filtragem e desempenha um papel eficiente de purificação.

Confira agora alguns benefícios:

  • Trata envenenamento ou intoxicação, tanto em pessoas como em animais;
  • Melhora problemas gastrointestinais como gases, diarreia e dores de estômago;
  • Reduz o stress;
  • Previne infecções;
  • Age contra o envelhecimento.

Talvez você já tenha se perguntado se o carvão ativado e o utilizado na churrasqueira são a mesma coisa . São diferentes!

Os dois tipos de carvões são vegetais. O de churrasqueira é proveniente da queima de uma madeira dura enquanto que o ativado surge a partir da queima de lascas de madeira, casca de coco ou cortiça, por isso ele é tão poroso e se apresenta em forma de pó ou granulado.

É possível fazer carvão em casa, mas nesse caso ele não será o ativado com efeito medicinal ou cosmético do qual estamos falando. Isso porque este é feito por profissionais e a madeira precisa ser queimada entre  800°C e 1000°C para que ele tenha os benefícios citados.

O que podemos fazer em casa é aquele utilizado para processos de filtragem.

Há diversas receitas na internet sobre como fazer o tipo ativado, mas os métodos utilizados não são comprovados. Portanto, é melhor comprá-lo pronto e evitar riscos desnecessários para a sua saúde.

CARVÃO ATIVADO EMAGRECE?

Devido à sua capacidade de sugar as toxinas e ajudar o corpo a desinchar, o carvão ativado se tornou queridinho de muita gente que está fazendo dieta.

Porém convenhamos, né minha amiga, nem tudo o que vemos por aí é seguro para a nossa saúde. Por isso é muito importante nos informarmos antes de iniciar o uso de algo que parece milagroso.

De fato o carvão ativado pode te ajudar a emagrecer, mas é preciso ter cuidado com o consumo. Como ele tem esse alto poder de absorção, pode acabar retirando do seu corpo nutrientes e até mesmo substâncias de medicamentos que você consumir.

Ou seja, a sua saúde pode ficar debilitada ao não receber todos os nutrientes que precisa ou você pode ficar sem o efeito de algum medicamento que tomou.

Consulte um nutricionista caso deseje incluí-lo na sua dieta. Ele poderá te orientar sobre a dosagem recomendada para o seu caso e dar mais detalhes sobre como ele poderá te ajudar a perder peso.

CARVÃO ATIVADO CLAREIA OS DENTES?

Sim, ele ajuda a deixar os dentes mais brancos já que remove as manchas de forma eficiente.

O uso, no entanto, não é aprovado pelos dentistas, pois pode ser muito agressivo para o esmalte dos dentes. Essa cautela se deve ao poder de abrasão que pode danificar os dentes e deixá-los muito sensíveis.

Portanto, para evitar surpresas desagradáveis e até mesmo irreversíveis na saúde dos seus dentes, o mais indicado é utilizar cremes dentais que contém carvão ativado na composição ao invés da substância pura.

O carvão ativado presente nos cremes dentais está misturado a outros produtos, por isso não possui um efeito tão abrasivo. Dessa forma você pode se beneficiar do efeito clareador, mas tomando o devido cuidado para não danificar o esmalte do seus dentes.

Para ter melhores resultados no processo de clareamento, você pode utilizar o creme dental com essa substância todos os dias.

Agora se você deseja um método ainda mais eficiente para clarear os dentes, dá só uma olhada no meu artigo sobre o Carboblan

Carvão ativado e Carboblan

Use Carboblan e tenha um sorriso lindo!

CARVÃO ATIVADO PARA FINS ESTÉTICOS

Já sabemos que precisamos ter um pouco mais de cautela ao fazer a ingestão da substância, no entanto, para fins estéticos ele está totalmente liberado!

O carvão ativado vai deixar sua pele e cabelos incríveis! Vou te passar algumas receitas para você fazer no conforto da sua casa e sem gastar muito.

  • Para os cabelos:

O carvão ativado pode ser utilizado como esfoliante para o couro cabeludo, o que irá ativar a circulação da região. Com a circulação sanguínea a todo vapor, seu cabelo irá crescer mais rápido.

O carvão ativado também irá promover uma limpeza profunda no seu couro cabeludo. Com isso, o excesso de oleosidade que pode obstruir os bulbos capilares será eliminado, liberando espaço para o crescimento dos cabelos.

Para fazer a massagem no couro cabeludo dilua duas cápsulas de carvão ativado em um pouco de água, até que seja formada uma pasta. Aplique no couro cabeludo massageando durante 5 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

Outra aplicação do carvão ativado nos cabelos é como antiresíduo. Ao invés de você utilizar shampoos antiresíduos que geralmente deixam os fios ressecados, adicione uma cápsula de carvão ativado na quantidade de shampoo que você utiliza para uma lavagem e aplique nos cabelos.

Como o carvão ativado é super absorvente, como já falamos, ele irá sugar todas as impurezas presentes no seu cabelo. O resultado? Madeixas mais saudáveis e brilhantes na primeira lavagem!

Você pode fazer esse detox capilar uma vez por semana.

  • Para a pele:

No exterior, os dermocosméticos feitos com carvão ativado são amplamente utilizados e agora eles estão começando a se popularizar aqui no Brasil também.

Quem nunca viu aquela famosa máscara preta que promete eliminar todos os cravos do nosso rosto? Ela possui carvão ativado em sua composição e é um grande sucesso!

Como você já sabe, o carvão ativado é abrasivo, ou seja, promove esfoliação ao ser friccionado contra a pele. Portanto, ele é ótimo para esfoliar o rosto e remover o excesso de células mortas.

Um máscara de carvão ativado também irá eliminar toxinas, resíduos de maquiagem, poluição, oleosidade e outras impurezas que vão se acumulando na nossa pele.

Você pode encontrar máscaras de carvão ativado prontas para comprar ou pode fazer a sua em casa, gastando bem pouco. O carvão ativado intensifica a ação de cremes faciais, por isso as máscaras feitas em casa funcionam tão bem!

Máscara de argila branca e carvão ativado

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de argila branca;
  • 1 cápsula de carvão ativado;
  • 1 colher de chá água;
  • 1 gota de óleo essencial de melaleuca;
  • ½ colher de chá de creme facial de sua preferência.

Modo de fazer e aplicar:

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente;
  • Aplique com cuidado para não passar na área dos olhos;
  • Espere secar;
  • Retire com água fria.

ONDE COMPRAR?

A forma mais segura de comprar é a partir de uma receita médica. Dessa forma, o seu médico irá te orientar sobre qual é a quantidade exata que você precisa consumir para ter os benefícios desejados.

No entanto, como ele é de livre consumo, você pode comprá-lo em qualquer farmácia, loja de produtos naturais ou até mesmo pela internet.

Você encontra o carvão ativado disponível em pó, granulado ou em cápsulas. Também é possível encontrar diversos alimentos funcionais que contém o mesmo em sua composição, além de cosméticos, sabonetes, cremes dentais, entre outros.

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS

O carvão ativado não deve ser ingerido por crianças menores de 2 anos ou por pessoas que tenham graves problemas intestinais como obstrução intestinal ou redução do trânsito intestinal.

Falei nesse post que o esse tipo de carvão pode ser utilizado em casos de intoxicação, no entanto, não use caso a substância ingerida seja corrosiva como soda cáustica ou algum tipo de hidrocarboneto.

Se você está grávida ou amamentando, só faça uso do carvão ativado se ele for prescrito pelo seu médico.

Ao ingerir carvão ativado em excesso você pode apresentar os seguintes sintomas :

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Fezes escuras com cheiro forte;
  • Prejuízo nutricional;
  • Desidratação.

Caso você apresente qualquer sintoma durante o uso da substância, procure um médico. 

E é isso aí amiga leitora, chegamos ao fim de mais um post!

Hoje eu trouxe informações valiosas sobre o carvão ativado. Você conferiu o que ele é, como consumi-lo e em quais situações ele é mais indicado.

Também expliquei como usar carvão ativado nos dentes, nos cabelos e na pele. Te passei algumas receitinha incríveis, né?

Você também viu em quais casos o carvão ativado é contraindicado e quais sintomas o consumo excessivo pode apresentar.

Se você gostou das dicas de hoje, conta pra gente aqui nos comentários! Quero saber se você já usa o esse queridinho e quais benefícios ele tem trazido para você.

Beijos e até o próximo post!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: