CHIA BENEFÍCIOS – Como Consumir Corretamente

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A moda agora é a Chia, mas a maioria nem sabe para que serve, como se faz, os benefícios e as contraindicações dela. Então segue um resumo das qualidades dessa semente que ajuda a emagrecer.

chia como consumir

A chia pode ser sua grande aliada para emagrecer (e manter o peso) com saúde

Benefícios da Chia

Ajuda a emagrecer: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo (10 minutos). Quando é ingerida, a reação é semelhante. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo que o corpo tem de liberar da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2.

Previne doenças cardiovasculares: o consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3.

Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas diminuem produção do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicerídeos na corrente sanguínea.

Efeito desintoxicante: os antioxidantes, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Fonte de cálcio: por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.

Protege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

Pele e cabelos mais bonitos: em sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.

Efeito anticelulite: já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.

Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Boa fonte de ferro: o mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

Quantidade recomendada de Chia

Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da chia. No entanto, estudos conduzidos em humanos que obtiveram resultados positivos utilizaram 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia. Mas como ela é calórica, o mais recomendado é manter os 25 g diários.

Como consumir a Chia

chia benefícios

A Chia possui inúmeros benefícios, conheça-os

A chia absorve grandes quantidades de líquido muito rapidamente. Geralmente em 10 minutos elas já atingiram a absorção máxima e ficam com a consistência de um gel.

Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.

Veja como usá-la:

Em forma de gel: deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois. Depois que a goma é formada, você pode consumi-la na forma pura sem acompanhamentos (ainda que seja pouco comum) ou usá-la no preparo de mingau, sopas, batida em sucos ou em receitas de bolo e até adicionando à molhos de massas, por exemplo.

Substitua os ovos das receitas: o gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação.

Semente seca: em vez de produzir o gel, você pode fazer diferente e adicionar a semente a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.

Óleo da chia: ele pode ser usado para temperar saladas ou para regar a refeição quando já estiver no prato. O aquecimento do óleo de chia não é recomendado, pois o ômega 3 é facilmente oxidado com o calor, perdendo assim suas propriedades.

Na forma de farinha: a farinha pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada.

Chia sozinha ou com outros grãos? Normalmente as pessoas misturam grãos fontes de nutrientes diferentes, para atingir um benefício específico, nem sempre promovido por todos os grãos do mix. Com benefícios à saúde próximos ao da chia, temos a linhaça, o gergelim e o girassol. Mas não é recomendado consumir uma porção de cada uma deles por dia, devido à alta quantidade de calorias que essas sementes possuem. Sendo assim, uma solução pode ser fazer um mix destes grãos e consumir até 25g do mix ao dia.

Chia faz mal

A chia é um carboidrato, apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.

O consumo excessivo de fibras pode interferir negativamente na absorção de minerais como cálcio e zinco.

Embora a Chia tenha todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao seu consumo. Devido ao seu poder de absorção de água, ela pode expandir em até 7 vezes seu tamanho dentro do estômago de uma pessoa. O perigo está em, após ingerir a semente seca, tomar água. Ocorre que o grão pode se expandir e se colapsar no esôfago, impedindo a ingestão de qualquer líquido ou alimento e, até mesmo, da própria saliva.

Quem deve evitar o consumo de Chia

Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão.

Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a Chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.

Diabéticos: os diabéticos que tomam remédio para reduzir o nível de açúcar no sangue, porque a Chia tem o mesmo efeito da medicação.

Chia Receitas

chia receitas

Algumas receitas de Chia. Saiba como consumir

1. Misture 1 colher de sobremesa de sementes de chia com 1/4 de xícara de água para fazer um substituto de ovo para assar bolos e biscoitos.

2. Adicione as sementes de chia no suco de maçã.

3. Moa as sementes e adicione ao leite quente para fazer um mingau.

4. Misture as sementes de chia no iogurte.

5. Adicione 1 colher de sopa de semente de chia para engrossar.

6. Moa as sementes e misture com leite, farinha e ovos para fazer panquecas.

7. Adicione as sementes nos molhos para salada.

8. Coma as sementes de chia, inteiros e crus, como lanche.

9. Adicione as sementes inteiras nos suco de frutas.

10. Faça Pudim com chia, acrescentando sementes inteiras em leite comum ou leite de soja.

11. Misture sementes de chia em smoothies.

12. Faça uma “mocinha”, misturando sementes de chia, iogurte e suco de frutas.

13. Adicione as sementes de chia nos ovos batidos, espere 10 minutos e faça um omelete.

14. Misture no molho para churrasco e pincele sobre carnes antes de assar na brasa.

15. Adicione as sementes de chia na farinha para fazer pão.

16. Faça pão na panela, combinando sementes de chia, ovos, leite, farinha e fermento em pó. Cozinhe em uma panela pesada com tampa.

17. Adicione as sementes inteiras de chia a uma massa de bolo.

18. Adicione as sementes de chia em guisados para engrossar.

19. Jogue algumas sementes em uma marinada.

20. Faça uma massa fina com sementes moídas chia e leite e cozinhe em fogo lento para fazer biscoitos.

21. Polvilhe as sementes sobre uma salada.

22. Frutas batidas, sementes chia e um pouco de fruta é uma boa cobertura para sorvete.

23. Coloque sementes inteiras de chia com lentilhas cozidas.

24. Junte as sementes em ovos batidos e use essa mistura para fazer uma fritada.

25. Cozinhe o arroz no caldo de legumes e coloque sementes chia quando o arroz estiver cozido.

26. Cubra um cheesecake com sementes de chia embebido em suco de frutas para fazer uma cobertura.

27. Adicione as sementes inteiras ou moídas para misturas de biscoito.

28. Misture sementes moídas com carne moída para fazer almôndegas.

29. Cozinhe arroz em suco de maçã, adicione maçã ralada e mexa sementes inteiras chia na mistura para uma sobremesa saborosa.

30. Sementes de chia torrada e moída misturadas com mel e canela faz uma excelente base para cheesecake.

31. Adicione as sementes inteiras na granola.

32. Misture sementes de chia que foram embebidos em leite para purê de batatas.

33. Faça as sementes brotarem e use em saladas.

34. Misture sementes moídas com manteiga ou manteiga de amendoim.

35. Canela, chia moída e manteiga é ótimo em bolinhos quentes.

36. Adicione uma colher de sobremesa de sementes preta em uma mistura de geleia.

37. Espalhe uma mistura de mel, canela, frutas secas e chia moída sobre uma massa folhada, enrole e deixe cozinhar em um forno quente.

38. Misture as sementes, inteiras ou trituradas, com Nutella.

39. Adicione as sementes moídas embebidas em ovo junto a uma mistura para hambúrguer.

40. Mergulhe as sementes de chia no leite e misture com farinha de aveia quente.

41. Adicione sementes de chia para fazer um flan ou manjar – ótimo para as crianças.

42. Faça um molho de macarrão misturando sementes de chia, couve-flor cozida e caldo de legumes.

43. Não perca sobra líquida de um ensopado. Adicione as sementes de chia, deixe engrossar, em seguida, aqueça e sirva com torradas.

44. Adicione sementes inteiras ou moídas chia no seu recheio favorito.

45. Bata 1 colher de sobremesa de sementes de chia em água de coco. Isto é ótimo em um dia quente para manter hidratado e uma excelente ideia para os atletas. É eficaz e saudável.

46. Quer um café da manhã crocante? Adicione metade de uma colher de sopa de sementes de chia no musli. Adicione leite, suco de frutas, soja e coma imediatamente. As sementes de chia vão vão manter a crocância.

47. Adicione as sementes moídas a sua receita favorita de bolo de carne.

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11 Comentários

  1. Cristina disse:

    Gostaria de saber se a chia quando cozida, assada ou levada a altas temperaturas… Ela não perde os efeitos nutricionais dela?!

    • Rose Mantelli disse:

      Acima e 45º ela vai perder muitos dos seus nutrientes. O ideal é você triturar a chia e deixá-la uma hora de molho em água (só água), depois utilizá-la na finalização dos pratos. Dessa forma você mantém todo seu poder nutritivo e evita o inchaço.

  2. Leandro disse:

    Gostei do seu artigo, a linhaça poucos sabem mas ajuda em muita coisa.
    Parabéns pelo trabalho, vou começar a seguir seu site.

  3. Maria das Graças Souza disse:

    Obrigada!

  4. Veronice de Fáthima disse:

    Ótimo texto, Eu estou com o colesterol alto e procuro formas naturais de controlar. Comprei chia, linhaça marrom e dourada, além de granola. Para começar, estou procurando formas de usar estes grãos e gostei muito da forma clara e objetiva da informação deste blog. Parabéns.. Só gostaria de confirmar: se eu comer a semente crua, não posso tomar água? Por quanto tempo?

    • Rose Mantelli disse:

      Obrigada, Veronice! É bom evitar tomar água por 2 horas após consumir a semente crua. Mas, se vocês estiver com muita sede pode beber alguns goles. Mas muito pouco para evitar o desconforto quando a Chia inchar!

  5. carlos disse:

    Olá gostaria de saber se a chia transformada em gel , tem o mesmo efeito comendo as sementes secas

    • Rose Santos disse:

      Oi, Carlos! Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Se tiver mais dúvidas é só chamar.

  6. Cláudio César Ribeiro disse:

    Muito obrigado pelas informações, me ajudaram bastante! Agora vou acompanhar mais os posts, já mostrei aqui para minha esposa ela ficou surpresa também

  7. Margarete disse:

    Como a chia pode expandir 7 vezes o peso de uma pessoa?!?!?!?!?!?!

    Revisem este texto!

    • Rose Santos disse:

      Oi, Margarete. Obrigada pelo seu comentário. Realmente estava errado. A chia pode expandir em até 7 vezes o seu tamanho dentro do estômago de uma pessoa. Já está corrigido, e se encontrar outros erros no blog pode me dar um “puxão de orelha”!

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