CARNAVAL, DICAS DE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

O Carnaval é quase uma maratona, você vai curtir os blocos nos bairros (POA), correr atrás do trio elétrico (Bahia) ou desfilar nas escolas de samba (RJ, SP) e sobra pouco tempo para os foliões cuidarem a alimentação e do corpo.

As pessoas acabam fazendo apenas uma refeição por dia, muito gordurosas e com poucas vitaminas, o que é essencial para manter o corpo em ordem para horas de calorias que serão queimadas, seja pulando, dançando, desfilando, e no final acabam “desabando na cama” sem comer nada ao final do dia, exausto, muitas vezes tendo exagerando na bebida, e o outro dia ninguém merece.

O problema é que esse descuido pode gerar um grande desgaste físico e acaba baixando a imunidade, debilitando o organismo. Você não deve encarar o momento da refeição como “perda de tempo”, e sim como forma de recarregar as energias para continuar aproveitando a festa.

Algumas dicas valiosas:

  • Durma bem na noite que anteceder a folia. O sono também ajuda a renovar a pele e manter o pique para os passeios e desfiles.
  • Tomar um café da manhã forte, com sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas e se prepare bem para começar o dia de um jeito saudável.
  • Use filtro solar o cuidado com a pele, especialmente para aqueles que ficarão expostos ao sol na praia ou nos bloquinhos de rua. O FPS recomendado é de, no mínimo, 30, repetindo a aplicação a cada duas horas ou quando a transpiração for excessiva.
  • Tome muito água, água de côco, sucos naturais, inclusive vai a DICA após tomar uma lata de cerveja por exemplo, tome uma garrafa de água, isso compensa o álcool e você vai demora mais para ficar bêbado e não vai desidratar e no outro dia não terá a famosa RESSACA.
  • Lanchinho, leve alimentos que você pode consumir no meio da folia quando a “bater fome”. Maçã, barrinhas de cereal e biscoito (de preferência os integrais) são ótimas opções de energia.
  • No almoço coma alimentos que te forneçam energia, aposte nos cereais, barra de cereal, arroz e massa, mas dê preferência a versão integral destes alimentos, para ter energia durante a folia.
  • Se for comer na rua, escolha os lanches mais leves e evite frituras. Sanduíches naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão guardados em boas condições e as condições de higiene do local.
  • Evite alimentos com maionese, por exemplo. Uma intoxicação alimentar pode arruinar totalmente a sua programação carnavalesca.
  • Sorvetes de fruta alimentam e ajudam a refrescar.
  • Após as folias uma Alimentação Detox vem bem a calhar para eliminar o excesso de toxinas e recuperar energia. As opções passam por sucos e saladas especiais, que contém fibras, termogênicos e vitaminas.

Gostou desse assunto? Inscreva-se em nossos canais e faça parte da comunidade Toda Saudável. Cadastre seu e-mail para receber novidades.

Fanpage: https://www.facebook.com/todasaudavelblog/

Grupo Face: https://www.facebook.com/groups/TodaSaudavel/

Bjs

Rose Santos

 

One Response

  1. Tânia Costa 23/02/2017

Deixe seu Comentário